Apesar de ser um spin-off, Iron Rain se mantém fiel as caraterísticas principais de Earth Defense Force oferecendo uma experiência um pouco diferente da série principal e que deve agradar aos fãs de longa data, mas que dificilmente atrairá um novo público. EDF é uma série de jogos de tiro sobre derrotar insetos gigantes, alienígenas e seus robôs utilizando um arsenal de armas bastante absurdo.
Iron Rain faz mudanças pontuais que o diferenciam dos títulos EDF principais. Existe um foco maior na história, sendo contada principalmente por meio de diálogos durantes as fases e ao terminá-las. Os personagens, infelizmente, não se apresentam adequadamente para o jogador, portanto, é difícil se importar com esses personagens que, em tese, carregariam a história ao lado do jogador.
Assim como os títulos principais, a campanha é dividida em missões, no entanto, cada missão agora se passa em um terreno muito menor do que os jogos principais. A diminuição do tamanho de cada fase acabou por alterar a densidade dos inimigos (muitos) em cada momento (sempre) de uma partida, principalmente considerando a quantidade e o tamanho dos mesmos. É difícil encontrar um momento para “recuperar o fôlego”, pois você estará cercado de todos os lados a toda hora.
Felizmente, seu arsenal de armas não irá te deixar na mão, sendo que o jogador é livre para montar seu personagem com diversos conjuntos de equipamentos. São armaduras que garantem algumas habilidades especiais como voar, escudos ou até mesmo controlar os insetos gigantes. O jogador também carrega consigo duas armas principais, pertencentes a categorias como rifles, bazucas, lança misseis, espadas gigantes e várias outras. Há também uma variedade de itens como granadas e kits de recuperação para finalizar a construção do personagem.
Montar seu personagem adequadamente é de extrema importância, pois Iron Rain é um jogo bastante desafiador mesmo para os padrões da série. Uma enxurrada de inimigos avança contra o jogador sendo que estes são divididos categorias: Insetos, Alienígenas, Mecânicos e outros humanos, este último sendo uma novidade para a série.
Dentro de cada categoria, existe uma boa variedade de inimigos, sendo que cada um têm dois a três padrões de ataque, fazendo com que o jogador deva estar bastante atento ao tipo de inimigo que enfrenta e como derrotá-lo. Cada tipo de inimigo derruba uma variedade específica de cristal que pode, posteriormente, ser trocado por novos armamentos. Ao final de uma missão, o jogador recebe uma nota baseado no tempo que levou, quantidade de cristais obtidos e outros fatores.
O aumento da complexidade das missões junto da obtenção de novos equipamentos para seu personagem é o centro da experiência de Iron Rain e uma das novidades do título é permitir jogar a campanha cooperativamente com equipes de até seis pessoas. O jogo também permite o coop local para dois jogadores. O coop de seis jogadores é absolutamente necessário para se enfrentar as missões nas dificuldades mais altas e também muito divertido se você tiver um grupo de amigos para aproveitar o modo. Existe também um modo competitivo, no entanto, todas as salas que encontrei foram no modo cooperativo que é mais central a experiência EDF.
Jogo analisado com código fornecido pela D3 Publisher.
Veredito
Iron Rain altera alguns aspectos comuns da série e traz uma experiência que é familiar, mas também nova. É um ótimo jogo de tiro pela absurdidade, possibilidades de combate e, principalmente, pelo cooperativo com amigos.
Iron Rain makes some changes to core features of the series, bringing a new and somewhat familiar experience. It’s a great shooter game due to its absurdity, combat possibilities and, especially, for its cooperative modes with friends.
[/lightweight-accordion]