A Winter’s Daydream é uma visual novel da desenvolvedora indie ocidental ebi-hime, conhecida por seus jogos curtos e românticos para PC. Após passar algum tempo me perguntando quando veríamos esses jogos nos consoles, a empresa Sometimes You, responsável por portar alguns indies para consoles, resolveu assumir esse projeto e lançou este como o primeiro jogo da parceria.
A Winter’s Daydream conta a história de Yuu, um jovem que, após o seu primeiro ano na faculdade em Tóquio, resolve voltar para visitar a sua família no interior do Japão. Após reencontrar seus pais e sua irmã com quem tem mais de algumas brigas, viaja mais algumas horas para passar um tempo com a sua avó Umeko, há um ano viúva de seu avô.
Mesmo sem ter muita intimidade no passado com a sua avó, Yuu passa uma noite agradável relembrando do passado, porém após avistarem uma estrela cadente no céu claro do interior, a surpresa vem no dia seguinte, quando sua avó acorda de volta ao seu corpo de dezesseis anos de idade.
A premissa é bem batida no imaginário japonês (apesar da desenvolvedora ser ocidental, o jogo emula os lançamentos orientais), porém o jogo não chega a criar nada bizarro entre avó e neto ou algo do gênero. O foco do jogo são as relações familiares, como nos casos em que nos distanciamos e estranhamos com o passar do tempo, quase sem perceber, até que barreiras são erguidas, ou mesmo quando perdemos um ente querido e a falta que eles fazem quando se vão.
A arte do jogo também emula o estilo japonês, porém mesmo que venha de uma desenvolvedora modesta, não mostra muito sinais de falta de orçamento. Talvez o único ponto que mostre sinais precários é a jogabilidade em si: não existe log das mensagens lidas, opção de ajustar a velocidade do texto, entre algumas outras ferramentas que são bem básicas do gênero. O tempo de loading também deixa muito a desejar, talvez pela engine originalmente utilizada para lançar os jogos para PC.
O jogo é bastante curto, algo entre 3 a 5 horas, dependendo da sua velocidade de leitura, contando alguns dias da história do protagonista. Não é um jogo que vai revolucionar o gênero ou que faz algo melhor que outros no mercado, mas para uma tarde tranquila e preguiçosa, bem curto e por um preço bem baixo em comparação aos outros do mercado, admito que o jogo serve muito bem a definição de “comfort food”.
Veredito
Curta, barata e reconfortante, apesar de não quebrar nenhum paradigma ou inovar o gênero, A Winter’s Daydream serve como um bom “comfort food” para fãs de visual novels buscando uma experiência mais breve.
Jogo analisado com código fornecido pela Sometimes You.
Veredito
Short, cheap and comforting, despite not innovating the genre, A Winter’s Daydream serves as “comfort food” for visual novel fans that are looking for a more brief experience.
[/lightweight-accordion]