Notícias

A função de uma VPN e seus possíveis uso em jogos

A internet talvez tenha sido um dos maiores avanços tecnológicos dos últimos 30 anos. Limitando apenas por esse período, já temos uma rede interligada consolidada e que, ainda de forma embrionária, já caminhava dando sinais para o que vemos hoje em dia. Se formos além disso, mais do que os 30 anos citados, voltamos para uma época onde a comunicação era o foco e a intenção de enviar e receber uma mensagem, extremamente limitado para o nosso uso cotidiano mas ainda assim o cerne total do seu funcionamento.

Enquanto o alcance das redes se intensificava e começava a cobrir todo o globo com acesso quase instantâneo a informações, com textos sendo o primário e posteriormente crescendo o tráfego de imagens e sons, a intenção de se utilizar disso para todos os meios também começava a crescer de forma igual. Sabemos que para cada intenção positiva com algo, sempre podemos esperar que algo inverso também seja cogitado para fins individuais ou maléficos de todas as formas. Com isso, a necessidade de se preocupar com segurança de todo esse meio começou a ser algo observado por vários como algo primordial é de suma importância.

Enquanto na guerra fria e ascensão das redes de comunicações para espiões era algo que gerava preocupação para que demais não pudessem captar as mensagens secretas, ou que ao menos compreendessem aquilo da forma certa, com a expansão da comunicação de dados o importante passa a ser uma segurança total das mensagens, do emissor e do receptor. No processo de se defender de algo nocivo, diversas ferramentas e processos de segurança foram desenvolvidos e são usados diariamente para a segurança da informação, com um desses sendo o uso de redes virtuais privadas (VPN), que podem ser privadas ou mesmo de empresas terceiras nos dias de hoje, como a AdGuard VPN.

O conceito de uma rede é o básico de equipamentos conectados entre si via algum meio de comunicação, seja cabeado ou sem fio, por exemplo. Supondo que 10 equipamentos diversos se comuniquem exclusivamente entre si por esses 2 meios e que não possuam contato com outros equipamentos ou redes, temos então uma rede fechada ali. A internet, explicando de forma rústica, proveu a comunicação entre diversas redes fechadas assim através de várias formas de comunicação e protocolos. Com isso, os acessos entre essas redes foram facilitados e, a partir disso, começou-se um processo de excluir, limitar ou impedir o que realmente deveria ser interno e o que poderia ser disponível na internet.

O que uma VPN faz, nesse caso, é incluir dentro dessas redes fechadas e com diversas limitações algum equipamento que está à distância e dar os acesso a ele como se estivesse físico. Pensando de uma forma corporativa e da parte primária do uso de VPN’s, o funcionamento é basicamente isso. De toda forma, com a expansão da internet em si, o uso de VPN foi grandemente variado, muito de acordo com as necessidades dos usuários e seus desejos para usar na grande rede de computadores.

Por exemplo, uma VPN hoje em dia serve para te conectar em um outro país e usufruir de algo limitado por regionalidade que não podemos acessar dos locais de origem. Jogos eletrônicos fazem grande uso disso, já que há certas restrições por local e aquilo que é disponibilizado aos jogadores. Ao utilizar uma boa VPN e que te entregar esses meios de conexão de forma segura, como a AdGuard VPN, te faz aproveitar essas funcionalidades restritas de forma segura para seu jogo.

Até mesmo usando um exemplo para algo mais antigo e de maior tato para jogadores antigo que só sabiam do cooperativo ou competitivo via rede local, se você quiser matar saudades de uma partida de Age of Empires com um amigo que hoje está em Londres e você no Brasil, uma VPN te ajuda a fechar uma rede para as versões antigas do jogo e realizar aquela partida local como se tivessem lado a lado numa sala, mas na realidade estão a quilômetros de distância.

O uso de VPN hoje te proporciona até mesmo segurança ao navegar em sites questionáveis em que você precisa que não haja o rastreamento do seu sinal ou local. Mantendo o anonimato, impedindo o rastreamento e ainda provendo segurança ao usuário, ativar uma VPN para funções específicas ou mesmo para o dia a dia deixou de ser algo complexo e de acesso apenas para grandes empresas, mas hoje se encontra facilmente na mão de qualquer usuário comum.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo