A série Test Drive não teve uma boa estabilidade durante toda sua existência. Das diversas desenvolvedoras que trabalharam nela e também nas várias mudanças de publishers ao longo dos anos, o apelo pelos jogos sempre ficou mais como uma aposta alternativa a franquias tão clássicas e antigas quanto, como Need for Speed e Gran Turismo.
Desde 2006 apostando num modelo de mundo aberto e corridas diversas com ambiente online, mas também demonstrando certo direcionamento para algo mais luxuoso e com pompa, a série Unlimited tem ditado o caminho até então, ainda que as mudanças já citadas anteriormente continuem não dando uma estabilidade necessária. Test Drive Unlimited Solar Crown pretende mostrar a evolução do jogo em seu estilo e agora com outra roupagem. Já tendo visitado o Hawai e Ibiza nos jogos anteriores, a ilha de Hong Kong é o berço da mais nova aventura luxuosa da série.
Apesar do estilo hoje ser dominado por uma série que se especializou em entregar bons jogos assim com Forza Horizon, a tentativa de Solar Crown é algo que vai ser bem similar aos títulos anteriores de Unlimited para jogadores familiarizados. Seguindo a máxima de se tornar o maior colecionador de carros exóticos e também o melhor piloto de Hong Kong no novo torneio Solar Crown, começar de baixo e crescer para partes mais complexas da competição e com carros cada vez melhores é o objetivo principal.
Crie seu personagem, escolha seu carro de partida, vença corridas enquanto acumula créditos e os use tanto para aprimorar quanto adquirir novos veículos. Consiga carros de diversas categorias para participar de provas cada vez mais diferentes enquanto aumenta sua reputação dentro do torneio. Se junte a um dos clãs disponíveis e vá atrás de recompensas únicas enquanto disputa contra a IA ou outros jogadores em provas diversas.
Solar Crown segue uma linha muito básica de progresso e que já é difundida para os mais diversos jogos de corrida no mercado por anos. Apesar disso, o que o jogo tenta fazer de diferente é agregar desafios dentro do componente multijogador online, com tarefas e eventos que vão variando conforme se vai progredindo e novidades vão surgindo, sempre atreladas aos veículos e atividades.
Quanto ao que é proposto, Solar Crown não entrega nada muito revolucionário ao estilo de jogos de corrida e segue o que é bastante tradicional. Há uma boa variedade de estilos de corridas e isso acaba sendo maior pelas categorias nas quais os veículos são divididos. Entretanto, a divisão disso pelo mapa de Hong Kong não é um grande acerto, já que vemos alguns locais excessivamente preenchidos de atividades enquanto outros nem tanto. Isso é mais percebido ao progredir e alcançar novidades após o nível 20, abrindo um leque maior de opções. Inclusive, o jogo realmente só te entrega o verdadeiro potencial após isso, o que acontece cerca de 10 a 12 horas após começar.
Enquanto o mapa de Hong Kong e suas atividades até podem ser interessantes mesmo com algumas ressalvas, o maior problema que percebi de forma geral é que o jogo falha em ter uma identidade quanto a sua jogabilidade. Jogos como Forza Horizon e Need for Speed tendem a abordar uma jogabilidade bem mais casual e despreocupada com a realidade, com saltos e curvas espetaculares. Alguns jogos já tendem algo um pouco acima, mas sem chegar perto de uma simulação direta, e são chamados comumente de simcades, com um pouco mais de detalhes em estratégias de corrida como frenagens, tangentes e curvas mais precisas, como é possível ver mais recente em Project Cars 3. Solar Crown fica entre esses dois termos mas ainda perdendo um pouco para o simcade, ainda que seja um mundo aberto destinado mais à diversão do que à competição direta.
Evidentemente isso acaba sendo um diferencial quando colocam jogadores contra jogadores na parte online, com as estratégias para corrida se sobressaindo em cada evento. O contraponto é que no mundo aberto, explorando e passando por áreas nada convencionais e fora de trajetos de pista comum é algo que o estilo mais simcade não funciona. Procurar peças de carros, boosts de créditos ou reputação e mais acaba sendo menos divertido sem ser algo totalmente arcade.
Nessa indefinição de identidade, cabe ao jogador assimilar a melhor forma de jogar e tentar aprender as mais variadas tratativas conforme novas categorias de carros e corridas vão sendo liberadas. Por exemplo, nas provas off-road e em outras de alta velocidade, a necessidade de focar a forma de se jogar mais próxima a um simulador quebra toda a experiência de explorar uma mapa aberto em busca de colecionáveis e pontos de controle de forma descontraída quando essas mesmas corridas terminam.
Há ainda um porém no que parece ser a inteligência artificial do jogo durante as provas. Se não desejar correr contra outros jogadores, a maioria dos eventos serão populados por carros controlados pela IA e que agem de forma extremamente precisa. Mesmo com as limitações de performance das categorias e provas, ainda que você tenha um carro no máximo possível de desempenho vai observar o quanto a IA pode ser irritantemente precisa para um jogo assim. Já que a maioria dessas provas vai exigir um desempenho perfeito para terminar em primeiro e qualquer erro acaba sendo impossível de ser corrigido ao longo de uma prova, o único consolo que o jogador tem é o do jogo não exigir vitória para a maioria dos objetivos disponíveis.
Além de ser um tradicional jogo de corrida, Test Drive Unlimited Solar Crown também é, de certa forma, um simulador de vida luxuosa. Seu personagem pode comprar e trocar de roupas, acessórios e diversos artigos de luxo além dos tradicionais veículos de sua coleção. Também é possível personalizar aparência e penteados e se tornar o rei do estilo em Hong Kong. É possível ver a aparência de outros jogadores nas áreas de lobby do jogo, lojas de carros e oficinas de melhorias. Entretanto, não há nada além da parte cosmética nisso, assim como nenhuma influência no jogo como um todo.
Apesar das ressalvas já levantadas sobre a jogabilidade e ainda que seja divertido guiar pela cidade e participar de eventos enquanto progride na sua reputação, cumprir os desafios, metas e as disputas de clãs, Solar Crown parece entregar uma experiência rasa e limitada, bastante similar às que tínhamos em jogos de gerações anteriores e sem muita novidade, mesmo que o ambiente online pudesse ser a grande surpresa. Entretanto, mesmo isso não é o maior problema presente aqui.
Não há aspecto mais deprimente do que toda a parte técnica apresentada. Do visual datado e oscilante, performance sofrível fora do modo qualidade e, principalmente, constantes falhas em conexão e servidores no lançamento. Para um jogo que deixa à mostra toda sua dedicação ao luxo, entregar uma qualidade tão baixa em visual e parte técnica é uma grande decepção.
Hong Kong até é bem desenhada e visualmente agradável, assim como parte externa dos carros, mas quando nos aproximamos para observar detalhes e assimilar o interior dos veículos conseguimos ver que não é algo a par da geração atual em termos de qualidade visual. A falta de vida nas ruas na cidade também é percebida com o tempo, assim como a baixa qualidade de vegetação, clima, efeitos e mais. Em resumo, falando em qualidade visual, o título ainda ficaria abaixo de jogos lançados para o PS4, como por exemplo Driveclub.
Sobre a performance, para tentar manter uma taxa de quadros mais alta, há um sacrifício imenso na qualidade e entrega o jogo num aspecto visual ainda pior. De certa forma, indico tentar aproveitar o jogo no modo qualidade para um visual melhor e os 30 quadros por segundo de forma mais estável, ainda que isso possa influenciar no tempo de resposta quando jogado online. Além da resolução melhor e um visual menos deteriorado, a experiência é mais estável e agradável aos olhos assim, já que mesmo no modo performance não há um desempenho consistente e a trepidação nos quadros acaba incomodando muito mais.
Para falar sobre os problemas de conexão é preciso até mesmo contar os inúmeros problemas que precisei enfrentar antes de poder experimentar o jogo para análise. Foram 3 dias seguidos com erros de login e impossibilidade de acessar os servidores. Quando isso foi resolvido, fomos informados que todo o progresso dos servidores, de todos os jogadores, seriam apagados até o dia 5 de setembro, que seria o primeiro dia de acesso aos que adquiriram a versão mais cara do jogo. Com isso e esperando o reset para começar, as constantes falhas de login e as desconexões durante as corridas deixaram a experiência bastante desagradável.
Obviamente veremos várias correções e melhorias ao longo do tempo, assim como já vimos isso acontecer na maioria dos jogos com ambiente online atualmente. Entretanto, o estado atual é algo que ainda precisa de um aprimoramento urgente para que qualquer jogador possa aproveitar sem problemas. Mesmo assim, os problemas de design, jogabilidade, estrutura geral do jogo e mais podem demorar um longo tempo até receberem mudanças ou nem isso, dependendo muito da aceitação do público e do interesse das empresas por trás do jogo em continuar trabalhando no mesmo.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Nacom.
Veredito
Há diversos problemas que acabam deixando a experiência de Test Drive Unlimited Solar Crown muito aquém do esperado. Entretanto, nenhuma é pior do que todo o aspecto técnico presente, entregando um jogo de forma deprimente em seu lançamento. Fãs de jogos de corrida e os mais pacientes na espera de melhorias ainda podem aproveitar os pontos positivos caso decidam encarar o jogo no seu estado atual.
There are several issues that end up leaving the Test Drive Unlimited Solar Crown experience far below expectations. However, none are worse than the entire technical aspect present, delivering a game in a depressing way upon its release. Racing game fans and those who are more patient in waiting for improvements can still enjoy the positive points if they decide to face the game in its current state.
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