King of Meat combina caos e criatividade em uma divertida experiência cooperativa – Preview
Jogos cooperativos online são considerados atualmente por muitos como o ápice da diversão nos videogames. Afinal, quem não gosta de se reunir com amigos para destruir hordas de inimigos, coletar recompensas e compartilhar boas risadas, não é mesmo?
Quando tratamos de um gênero tão específico como o dos jogos cooperativos de serviço, para conseguir furar a bolha de um mercado no qual alguns games parecem reinar absolutos, é necessário que o novo título tenha uma boa jogabilidade, mas que também possua um sistema de progressão justo.
Foi com essa expectativa que o PSX Brasil viajou, à convite da Amazon Games, até a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para conferir de antemão King of Meat, um jogo cooperativo que promete elevar o conceito de caos para um lugar jamais visto em games desse gênero.
Nós fazemos o espetáculo em King of Meat
King of Meat é o primeiro jogo desenvolvido pela empresa britânica Glowmade e coloca um grupo de até quatro jogadores em uma disputa de combate hack and slash para enfrentar trolls, esqueletos e muitos outros monstros, enquanto participa de um show de televisão no melhor estilo WWE.
O jogo conta com um sistema de criação de dungeons no qual qualquer usuário é capaz de desenvolver sua própria simulação de carnificina e submetê-la para que outros jogadores de todas as plataformas tentem superá-la. Um sistema avançado de busca permite filtrar os níveis para encontrar a experiência adequada para cada grupo.
De acordo com a Glowmade, o lançamento trará mais de 100 estágios diferentes, todos criados através das ferramentas disponibilizadas ingame. Basicamente, tudo que for visto nesses estágios poderá ser construído pelos jogadores. Os melhores criadores serão destacados e terão seus níveis incluídos na lista oficial do jogo. Contudo, vale ressaltar que não tivemos acesso à ferramenta de criação durante a prévia.
Cada partida consiste em avançar pelas salas das dungeons, superando inimigos, quebra-cabeças e armadilhas, para tentar alcançar o objetivo final o mais rápido possível. Ao completar uma partida, um troféu correspondente ao seu desempenho resultará em recompensas que poderão ser trocadas na Ironlaw Plaza por cosméticos, habilidades e armas.
Explosões, porrada e (um pouco de) mágica
Ao longo das muitas dungeons que completamos durante o teste de King of Meat, poucos foram os momentos em que a ação não esteve presente. O jogo possui uma ótima combinação de combate, misturada com uma boa dose de humor e de desafios, e que promete entregar uma experiência única de diversão.
Cada personagem possui uma arma melee, além de outra de médio alcance que será usada para destruir mecanismos e acertar inimigos que carregam explosivos. Embora não haja diferentes classes de heróis, algumas habilidades podem ser adquiridas na praça com um moeda que é conseguida ao alcançar o nível máximo em uma dungeon. Essas habilidades incluem um bônus de cura, ataques em área, entre muitas outras, e são uma maneira de montar seu personagem para que se encaixe melhor na composição do grupo.
Ao longo das dungeons, itens explosivos também aparecem no cenário para serem arremessados para eliminar inimigos, abrir portas secretas contendo tesouros ou até para desbloquear o acesso para a próxima área. Outros arremessáveis também surgirão na arena conforme a empolgação do público com sua performance aumentar. Alguns desses itens incluem um pato explosivo, uma TV, entre muitos outros.
As armadilhas aparecem das mais variadas formas, resultando em situações hilárias quando seu personagem — ou o do seu amigo — for arremessado para longe por uma parede de espinhos, esmagado por uma pata de cavalo gigante ou cair em um fosso de lava no chão que acabou de ceder.
O mix de combate e superação de obstáculos funciona muito bem e as possibilidades de criação de cenários prometem manter o conteúdo do jogo sempre renovado, o que deve resultar em horas e mais horas de gameplay. Durante todo o período de testes, não houve uma sala em que não fomos surpreendidos pelas muitas variáveis que o jogo oferece.
Vestidos para a ocasião
Não há nada mais indicado para esfacelar e explodir monstros em um show de TV do que um arsenal de cosméticos e armas para ostentar sua glória. King of Meat segue a tendência dos jogos cooperativos de serviço de apresentar uma boa variedade de itens para serem coletados com pontos obtidos ao completar dungeons, missões e subir de nível.
Na Ironlaw Plaza, diversos personagens aguardam os jogadores com as mais variadas ofertas de recompensas. Elas podem incluir roupas, armaduras, conjuntos de armas, emotes, e muitos mais. Os itens possuem diferentes graus de raridade, com o valor de aquisição mudando consideravelmente de acordo com cada nível.
Os cosméticos possuem visuais desde os mais engraçados até aqueles considerados mais tradicionais. Você pode combinar diferentes estilos para criar seu guerreiro da forma mais extravagante que desejar. Quer que seu personagem tenha uma armadura dourada e cabeça de pato? Sem problemas. Ou que tal combinar um elmo de guerreiro medieval com um uniforme de time de basquete? Basta se dirigir às lojas e comprar os itens que forem de seu agrado.
Durante o teste, também era possível equipar os personagens com um conjunto de espada e escudo ou um martelo pesado. Essas armas possuem características diferentes de ataque e dano, no entanto as variações entre si são apenas cosméticas. Não nos foi confirmado se outros tipos de armas estarão disponíveis na versão final de King of Meat, mas esperamos que isso aconteça para que o game tenha mais alternativas de combate.
Outra forma de gastar os recursos na Plaza é comprando buffs temporários ou permanentes. Essas melhorias são alternativas interessantes para ajudar a ganhar preciosos segundos e conseguir um ranking melhor na próxima dungeon. E como a premiação pelo troféu de ouro concede um item para adquirir mais habilidades, há sempre uma sensação de progresso para quem se comprometer a atingir a pontuação necessária.
Espalhando o caos por todas as plataformas
King of Meat ainda não possui uma data de lançamento confirmada, mas o que já nos foi informado é que ele estará disponível para as principais plataformas, incluindo o PlayStation 5, PC através do Steam, Xbox Series e Nintendo Switch. Também haverá crossplay, com a progressão do jogador sendo carregada entre todas as plataformas. Outra boa novidade é que o game chegará totalmente legendado em português brasileiro.
Um sistema de matchmaking permitirá que jogadores solo encontrem um grupo para encarar as dungeons. Essa é uma função muito bem-vinda, já que a gameplay é fácil de ser compreendida e não requer comunicação por voz para ser totalmente aproveitada.
De acordo com informações coletadas com a Amazon Games, a ideia é que King of Meat não seja free to play. A empresa comentou que o valor final do jogo deve ficar no que ela considera ser intermedário. Em contrapartida, também nos foi confirmado que o jogo não contará com passes de batalha pagos. Mais detalhes sobre a data de lançamento, valor e o formato das atualizações serão compartilhados no futuro.
Alguns itens cosméticos vendidos na Ironlaw Plaza somente poderão ser adquiridos através de microtransações, mas a Amazon Games reiterou que nenhum deles dará qualquer tipo de vantagem durante as partidas.
E como estamos sempre de olho em jogos cooperativos aqui no PSX Brasil, ficaremos aguardando por mais novidades sobre lançamento oficial de King of Meat para voltarmos para o mundo de Loregok e encararmos as incontáveis dungeons do Komstruct Koliseum.
O PSX Brasil gostaria de agradecer à Amazon Games e à Glowmade pela oportunidade de participar da preview de King of Meat.