Novos detalhes de Empire of the Ants
O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Com o novo jogo de estratégia em tempo real Empire of the Ants previsto para ser lançado em 7 de novembro no PS5, os jogadores poderão mergulhar completamente no surpreendente mundo dos insetos, graças aos gráficos quase realistas criados no Unreal Engine 5. Neste artigo, mostraremos como a Tower Five, um jovem estúdio sediado em La Rochelle, na França, alcançou um resultado tão naturalista!
Um trabalho inspirador meticuloso da Tower Five
Uma adaptação do famoso romance de Bernard Werber, que retrata vividamente a vida diária desses insetos incríveis, Empire of the Ants naturalmente optou por uma direção artística realista. “Embora às vezes seja necessário dobrar um pouco a realidade para melhor servir à narrativa ou à jogabilidade, geralmente buscamos uma renderização muito autêntica dos cenários e personagens”, explica Jean-Charles Schaeffert, artista-chefe da Tower Five.
Para atingir essa meta ambiciosa, a equipe de 15 pessoas começou com uma extensa pesquisa. Em relação aos ambientes, o estúdio passou uma semana na Floresta de Fontainebleau, a sudeste de Paris, observando a natureza e tirando fotos. A floresta também inspirou os desenvolvedores em termos de design de níveis, tanto que aqueles familiarizados com o local reconhecerão certos níveis. Finalmente, a Tower Five até usou um scanner 3D para capturar objetos reais: raízes, tocos de árvores e até elementos icônicos de Fontainebleau, como a rocha Bilboquet!
Esforço igualmente meticuloso foi feito para representar realisticamente os vários personagens — formigas, cupins, besouros-soldados, escaravelhos e muitos outros. A equipe acumulou uma grande biblioteca de fotos e consultou frequentemente enciclopédias como o Guia Delachaux de Insetos da França e da Europa. “Temos até alguns espécimes reais preservados em blocos de resina”, acrescenta Jean-Charles, “o que nos permite observá-los sob uma lupa de todos os ângulos”. O objetivo: estar o mais próximo possível da realidade.
Técnicas avançadas de 3D com Unreal Engine
De volta ao estúdio com todos esses elementos inspiradores, a equipe sentou-se em seus computadores para recriar nosso mundo em três dimensões. Jean-Charles observa que a Tower Five focou em vários pontos-chave, como a resolução dos modelos para o máximo de detalhes — nossa heroína 103.683rd, por exemplo, consistindo em mais de 50.000 triângulos. A consistência da iluminação, independentemente da hora do dia ou das condições climáticas, também foi uma consideração importante. Sem mencionar a definição da textura, para uma renderização cristalina mesmo de perto, bem como reflexos, particularmente em superfícies de água.
Embora Empire of the Ants seja o primeiro jogo fotorrealista da Tower Five, o estúdio conta com desenvolvedores experientes (como Jean-Charles, que tem quase 20 anos na área), que já trabalharam em projetos semelhantes. O Unreal Engine 5 tem sido um verdadeiro trunfo para os desenvolvedores, com recursos como Nanite permitindo um aumento quase ilimitado em triângulos, ou Lumen, que imita quase perfeitamente o comportamento da luz. Jean-Charles não mede palavras: “Um projeto como esse, com tanto realismo e detalhes, não teria sido possível sem o Unreal Engine 5. Dez anos atrás, ainda era ficção científica; as técnicas que usei em publicidade e cinema agora são em tempo real porque as ferramentas estão finalmente prontas.”
Assim, graças à atenção da Tower Five aos detalhes e às últimas tecnologias, os jogadores poderão mergulhar no mundo de Empire of the Ants em 7 de novembro como se estivessem realmente lá. Para aproveitar esses visuais suntuosos, não será necessário ter a placa de vídeo mais recente — Empire of the Ants será lançado no PS5. Adicione-o à sua lista de desejos na PlayStation Store para garantir que você não perca essa experiência imersiva!