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Diretor criativo de Bō: Path of the Teal Lotus fala sobre a arte e o ritmo do jogo

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá, comunidade PlayStation! Eu sou Chris Stair, diretor criativo da Squid Shock Studios, e estou muito feliz de poder contar um pouco sobre nosso primeiro jogo, Bō: Path of the Teal Lotus, do gênero ação e plataforma e desenhado à mão, que será lançado para PlayStation 5 em 17 de julho.

Uma das minhas grandes inspirações para Bō são os jogos em estilo metroidvania que cresci jogando. Eu adoro a surpresa e o mistério que acompanham a exploração, a emoção de encontrar novas habilidades e a satisfação ao entender como usar essas habilidades encontradas para descobrir um caminho secreto.

Alguns dos meus jogos favoritos do gênero também usam ótimas soluções de movimentação: usar explosões para subir paredes, usar inimigos para pegar impulso, ou simplesmente correr para trás pelo salão de um castelo. Em Bō: Path of the Teal Lotus, nossa ideia era criar um sistema de movimento e combate que tivesse um ritmo característico e recompensador, que desse uma sensação de estado de “fluidez”, e vamos falar um pouco mais sobre isso hoje.

Movimente-se com fluidez

Bō não é capaz de dar um salto duplo por padrão, então uma técnica que você precisa aprender desde o início é o que chamamos de Bump. Quando Bō atinge um objeto ou inimigo com o Equinox Staff enquanto está no ar, você brilhará em verde-azulado, indicando a capacidade de dar um salto no ar. Se você atingir algo novamente após o segundo salto, você brilhará novamente e poderá dar um terceiro salto, e assim por diante.

Combine isso com o movimento Pogo de Bō para conseguir ainda mais tempo no ar. Ao pressionar para baixo e atingir um objeto durante a descida, você não apenas saltará imediatamente e ganhará altura, mas também redefinirá sua habilidade de salto, podendo dar outro salto no ar logo em seguida.

E, enquanto houver objetos ou monstros no ambiente para acertar, você poderá continuar usando essas habilidades, permanecendo no ar enquanto conseguir manter o ritmo. A movimentação é um minijogo por si só.

Com o tempo, você descobrirá outras habilidades de movimentação que permitem deslizar ou avançar para baixo com força pelo ar. À medida que você conhece suas habilidades, esperamos que encontre oportunidades ao longo do jogo para usar tudo isso em conjunto (surgimento de inimigos durante uma batalha de chefe, objetos aparentemente aleatórios do ambiente, plataformas em lugares inusitados) e atingir um ritmo realmente recompensador.

Preparando a infusão

Essas técnicas não servem apenas para movimentação, mas também potencializam suas habilidades de combate. Um elemento crucial da ação é a mística de chaleira Tea Kettle, que você recebe de Asahi, um coelho tentaihana que desempenha um papel central em toda a sua jornada.

Ao atacar inimigos com seu Equinox Staff, inclusive quando você usa Bump ou Pogo, você drenará a energia deles para a chaleira e preparará um chá. Você pode usar esse chá de várias maneiras, como para recuperar vida (se conseguir ter um momento de paz) ou invocar um dos bonecos Daruma coletados, que liberam alguns dos ataques mais poderosos do jogo.

Os bonecos Daruma adoram chá bem quente. Quanto mais quente estiver o chá ao invocar um Daruma, mais devastador será o ataque do boneco. E, como você já deve ter imaginado, para aquecer sua chaleira, basta permanecer no ar em combate o máximo que puder. Tentamos criar um sistema que mistura agilidade no ar e destreza de combate.

As áreas e confrontos de Bō foram criados com base nessa ideia: abismos aparentemente intransponíveis com um arquipélago de inimigos que servem de caminho e batalhas contra chefes em que você usa pequenos inimigos para saltar cada vez mais alto, ganhando impulso para explodir a cabeça do chefe com um potente golpe de um boneco Daruma. O objetivo é fazer um jogo fácil de aprender, mas desafiador e recompensador de dominar.

Botando para ferver

Embora tenhamos nos inspirado muito nos jogos de estilo metroidvania, o mundo e a jogabilidade também trazem bastante do folclore e das tradições japonesas. O personagem de Bō é parcialmente inspirado nas histórias da Princesa Kaguya e de Momotaro. Muitos dos yokai e monstros que Bō enfrenta representam nossas próprias interpretações criativas de contos populares clássicos, como o confronto com o enorme Hashihime que protege a ponte no mundo de Bō. Bō fortalece os bonecos Daruma ao encontrar tinta para desenhar mais olhos, o que em nosso mundo real está ligado a alcançar objetivos e à boa sorte. Bō também pode coletar e equipar uma grande variedade de Omamori, amuletos que concedem bônus para personalizar sua jogabilidade.

Há muito mais para explorar e muitas outras maneiras de encontrar seu fluxo em Bō: Path of the Teal Lotus. Esperamos que você confira tudo isso quando o jogo chegar ao PlayStation 5 em 17 de julho.

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