The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You é a segunda visual novel, desenvolvida pela Mages e publicada no Ocidente pela Spike Chunsoft, lançada originalmente no Japão em 2022 e que chegou ao Ocidente junto do primeiro jogo da série, o The Quintessential Quintuplets – Memories of a Quintessential Summer.
Aproveitando a explicação básica sobre a série publicada na análise do primeiro jogo (https://psxbrasil.com/analise/the-quintessential-quintuplets-memories-of-a-quintessential-summer-review/): The Quintessential Quintuplets, também conhecido como As Quíntuplas no Brasil, conta a história de Futaro Uesugi, um jovem colegial bastante estudioso e um tanto excluído, que de um dia para outro, aceita a função de tutor e professor de cinco jovens, as quíntuplas, para ajudar nas finanças de sua família. Essa sua nova função de ajudar as cinco colegas nos estudos se provará um enorme desafio, tanto de habilidade como de paciência.
A história foi inicialmente lançada em mangás, depois sendo adaptada em duas temporadas de anime e um filme, fechando todo o conteúdo original. The Quintessential Quintuplets – Memories of a Quintessential Summer, no entanto, se trata de uma história nova, criada especificamente para o jogo, quase como um episódio adicional que se passaria depois das duas primeiras temporadas do anime.
Assim como no primeiro jogo, e até mais em certo ponto, para se apreciar este jogo, o jogador precisará de conhecimento de todas as duas temporadas do anime (24 episódios), além do filme que conclui a história, que são mais duas horas e meia de conteúdo. O jogo não te introduz ao que aconteceu antes dele, então pouco ou quase nada se aproveitará para aqueles que caem de paraquedas nessa história.
The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You conta, então, a história de Futaro e as quíntuplas, num momento da história que acontece no meio do filme que conclui a história de todos. Futaro, durante o festival da escola, decide confessar para qual delas tem sentimentos, momento que acontece nos primeiros minutos do jogo, quando o jogador escolhe qual delas ele irá se confessar.
O resto do jogo, de fato, acontece numa viagem feita por Futaro, sua irmã Raiha, e pelas quíntuplas, seis meses depois da confissão. Essa viagem, organizada pelas irmãs para comemorar a formatura do colegial, será o momento ideal para o protagonista se aproximar ainda mais da sua nova namorada, criar memórias inesquecíveis para lembrarem depois que ele se mudar para Tóquio, e quem sabe, conseguir dar seu primeiro beijo, agora oficialmente como um casal.
Então é em Okinawa, em suas praias, resorts, museus e pontos turísticos, que todo tipo de confusão acontece entre os personagens, principalmente entre Futaro e a namorada que escolheu, já que são todos inexperientes no amor. Um grande ponto repetitivo, e logo negativo, é como tudo se dá, em todas as rotas, nos mesmos locais, fazendo os mesmos programas, com os mesmos personagens.
Até certo ponto, na primeira ou segunda rota, tudo bem você passar pelos mesmos lugares, fazer as mesmas coisas, mas lá na sua quarta ou quinta rota, é um verdadeiro saco passar na mesma praia, no mesmo comércio, falar sobre brincar na praia ou comprar souvenirs. O texto não é exatamente igual, já que o foco no romance é em personagens diferentes, então não dá pra pular o texto. Aliás, se pular o texto, pularia o jogo inteiro, porque é isso, o jogo é feito dos personagens indo para os mesmos lugares, fazendo as mesmas coisas, e algumas cenas diferentes com o grande problema da rota.
Esse grande problema, também, não tem a mesma qualidade e consistência em todas as rotas. Em uma, faz sentido que uma das quíntuplas não saiba agir achando que não é a garota ideal para Futaro, mas na outra, uma delas que nunca teve problema com a aproximação física entra e desespero e passa, sua rota inteira, fugindo do protagonista. Eu imagino que tentar bolar cinco questões para se desenrolarem em cinco rotas diferentes não seja lá muito fácil, mas tem algumas rotas que pareceram perda de tempo.
Um ponto, e talvez o único, que esse jogo salta à frente do primeiro jogo e acerta, é que não tentou introduzir alguma mecânica de jogabilidade para gastar o tempo do jogador. Não tem dessa de criar o itinerário dos personagens, com estudos e tempo livre – The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You é uma visual novel, com escolhas que afetam a intimidade de Futaro com sua escolhida (e que ditará se o final será o normal ou o verdadeiro), e só. Quando não se sabe introduzir uma mecânica que vá agregar ao jogo, o melhor mesmo é manter o básico.
Agora, apesar de ter esse acerto, há um erro que eu julgo fatal para jogos que são localizados, traduzidos do japonês para o inglês (ou para qualquer outra língua): esquecer de implementar toda a localização e deixar cenas inteiras na língua original no jogo. Não foi possível tirar screenshot porque, outro ponto negativo, o jogo impede qualquer gravação após os primeiros minutos. Logo depois da confissão de Futaro, o jogador está barrado de tirar screenshot ou gravar cenas do jogo, então até para mostrar isso, fica complicado.
No início, The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You é promissor e certamente agrada mais que seu antecessor, mas é só começar a esbarrar nas cenas com diálogos em japonês, ou mesmo depois da segunda rota e repetir as mesmas ações dos personagens, que logo perde seu brilho e revela que não há muito ali a ser aproveitado.
Talvez para grandes fãs da série, que esgotaram todo o conteúdo e querem mais, esse jogo, mais do que o primeiro, sirva para algum contentamento, mas para a grande maioria que não se encaixa nesse público, esse será mais um jogo a ser pulado, mesmo para fãs do gênero de visual novels.
Jogo (versão de PS4) analisado no PS5 com código fornecido pela Spike Chunsoft.
Veredito
À frente de seu antecessor, por pouco, The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You não tropeça na jogabilidade repetitiva, mas peca nos cenários que se repetem e na localização, que deixou cenas inteiras em japonês no produto final.
Ahead of its predecessor, barely, The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You doesn’t stumble with a repetitive gameplay, but misses the mark with scenarios where characters do the same thing over and over again, and with the localization, that left entire scenes in Japanese in the final product.
[/lightweight-accordion]