Dev de Balatro achou que o jogo venderia apenas 10 cópias
Listado entre os jogos indies imperdíveis disponíveis na PSN em 2024 segundo o próprio Playstation.Blog, Balatro, é um roguelike de cartas sucesso de vendas que já atingiu mais de 1 milhão de cópias vendidas. O jogo teve um sucesso realmente repentino e surpreendeu a todos, inclusive o próprio criador do jogo, que era um pouco descrente quanto ao sucesso do jogo ficou surpreso pelas marcas que Balatro vem alcançando.
Roguelike de cartas chama atenção por mecânica única
Para os que ainda não conhecem Balatro é um jogo nada convencional, que se diferencia de outros jogos de cartas tradicionais como poker e blackjack pelo fato de as cartas conseguirem ganhar poderes. Ao invés de você disputar contra outros jogadores, você está em uma disputa solo e tem que bater a pontuação exigida pelas fases para poder avançar no jogo que até possui chefes, que lançam desafios diferentes para serem derrotados.
Para vencer estes objetivos é preciso compor as melhores jogadas a cada rodada, que são todas baseadas em poker. Porém para isso você precisará montar o melhor deck possível, melhorando cartas e conseguindo os melhores coringas, que apresentam vários tipos de poderes, tudo isso acontece com o dinheiro que você arrecada ao final de cada rodada.
Toda essa mecânica peculiar e simples de Balatro foi o que fez ele explodir em vendas.
Balatro foi desenvolvido por uma única pessoa
Após 8 horas de lançamento ele já havia alcançado US$ 1 milhão em vendas, em cerca de 2 semanas ele já tinha vendido 500 mil cópias e em março ele também já batia a casa das 1 milhão de cópias vendidas. A história se torna mais incrível ainda ao saber que o jogo foi desenvolvido pela LocalThunk, empresa composta por apenas um único desenvolvedor, ficando a Playstack como publicadora.
Inclusive um fato que soa até engraçado relacionado a história do desenvolvimento do jogo, é que quando o seu misterioso desenvolvedor terminou de criar o jogo ele logo em seguida começou a procurar por um emprego na área de TI. Ele não esperava por todo sucesso que o jogo teve, ele inclusive até fez um relato em seu Twitter sobre o que esperava do jogo:
“Há um ano, eu estava me preparando para publicar meu pequeno e estranho jogo no Steam e procuraria um emprego de TI novamente. Em maio, coloquei a página da loja no ar e esperava vender talvez 10 cópias…”– comentou o desenvolvedor da LocalThunk.
Balatro é um sucesso com nota 90 no Metacritics
Lançado no dia 24 de fevereiro, o jogo chegou a tempo de figurar entre os melhores jogos indies disponíveis no console da Sony com classe. Atualmente Balastro ostenta uma incrível nota 90 no Metacritics, plataforma que reúne os somatórios de notas de análises de mídia especializada em jogos. Outros jogos indies recentes, como por exemplo Pacific Drive e Harold Halibut têm respectivamente notas 79 e 69.
O comparativo serve apenas para mostrar toda a qualidade que o jogo conseguiu oferecer aos especialistas no assunto. Na Playstation Network ele também apresenta nota alta, 4,77 em mais de 1400 votos dos usuários da PSN.
Aliás, ele tem várias características que chamam a atenção, uma delas, é ser um jogo para os que querem fugir um pouco da ação nos consoles. Dado o tipo de jogo que Balatro é, ele se apresenta uma experiência perfeita para quem quer jogar no conforto de um Playstation Portal, por exemplo. Vale lembrar que os assinantes Premium da PSN têm direito de testar Balatro durante uma hora para conferir como o jogo funciona.