Especiais

TeamGroup Z540 SSD – Review

Já tem algum tempo que estamos testando versões de SSD compatíveis com o PlayStation 5 para uma expansão de armazenamento que a cada dia se mostra mais necessária. A TeamGroup tem nos auxiliado nessa tarefa e já pudemos conferir uma gama de opções interessantes, desde os mais comerciáveis até os de menor recurso técnico possível.

Agora, num dos modelos mais atuais da TeamGroup, podemos testar um SSD que, em recusos técnicos, está até mesmo acima do que o PlayStation 5 entrega. O Z540 já é um SSD M.2 com PCIe Gen5x4, além do necessário para funcionar no PS5 que é o Gen4x4. Com valores de leitura acima dos 12000 MB/s e gravação próximo a isso também, o uso do SSD no no console é um upgrade de alta qualidade.

ssd_z540_review (3)

Especificações

  • Marca: Team Group
  • Modelo:  TM8FF1002T
  • Interface: PCIe Gen5x4 com NVMe
  • Capacidade: 2 TB
  • Temperatura de operação: 0˚C a 70˚C
  • Temperatura de armazenamento: -40˚C a 85˚C
  • Leitura Sequencial: 12.400 MB/s
  • Gravação Sequencial: 11.800 MB/s
  • TBW (Terabytes Gravados): 1200 TBW
  • Peso: 13 gramas

Funcionalidade

O uso de um SSD tem se tornado realmente obrigatório nos ultimos anos e, com o custo em abaixa até o ano passado, era recomendado sempre ficar de olho em uma boa opção. Já levantamos a qualidade dos SSD’s da TeamGroup aqui algumas vezes e todos continuam ativos e em perfeito funcionamento. O Z540 é uma opção excepcional e, de certa forma, uma das melhores no mercado em termos de qualidade e capacidade.

Para os nossos testes recebemos a versão de 2TB, que acompanha uma etiqueta dissipadora de grafeno junto no mesmo pacote. A instalação no PS5 continua fácil e até já detalhamos no último review, sendo um processo bastante simplificado. O processo continua bastante similar mesmo para o PS5 Slim e segue praticamente os mesmos passos. Em resumo, basta destacar a etiqueta de grafeno e colar por cima dos módulos para garantir um dissipamento de calor inteligente, mas recomendamos sempre um módulo extra ou dissipador mais convencional junto da etiqueta para uma melhor preservação do equipamento.

Como a maioria dos nossos testes, realizamos a instalação, movimentação e execução de jogos direto no SSD. O que impressionou é realmente o quão rápido o SSD é para mover os arquivos, principalmente quando não depende da velocidade de gravação do armazenamento interno do console.

Em resumo, mover qualquer jogo para o Z540 é um processo extremamente rápido e o contrário também seria caso o SSD interno do PS5 acompanhasse em velocidade de gravação. No caso, usando apenas o Z540, a velocidade total dele para gravação e leitura já seria melhor aproveitada hoje em dia em um PC que equipara aos recursos técnicos, com a velocidade de gravação do PS5 já sendo sabido ser um gargalo do console quando falamos em gerenciamento e transferências de arquivos. Aparentemente, como a ideia inicia do console é ter jogos com leituras rápidas e a gravação acaba sendo pendente de downloads ou cópias de disco, esse aspecto não foi um dos mais investidos da concepção do console até que só conseguimos observar essa disparidade quando adicionamos um ssd extra.

ssd_z540_review (1)

De toda forma, algo notado também é que o Z540 realmente carece de um sistema de dissipação ou refrigeração adequado. Ao movimentar quase 200GB de jogos em menos de um minuto e meio, a ventoinha do console chegou a girar no que parece ser a velocidade máxima possível para acelerar o arrefecimento do calor interno. Após a cópia a velocidade foi diminuindo até voltar ao padrão e somente nesta ocasião. Ao jogar os títulos diretamente do SSD nenhuma alteração foi notada e o funcionamento sempre foi normal. Dito isso, fica a recomendação de uma case ou dissipador extra como obrigatório.

Em questão de velocidade de leitura, todo e qualquer jogo funcionou de forma bastante similar a como se estivesse instalado no armazenamento interno. Sea of Thieves, Remnant II, Red Dead Redemption 2 e Helldivers 2 foram alguns dos jogos testados e com desempenhos excelentes. Mesmo o Z540 tendo capacidades acima do armazenamento interno, os jogos parecem funcionar numa margem próxima ao que o PS5 entrega por padrão, tanto que mesmo com um SSD mais lento do que o convencional mostrou resultados praticamente idênticos. Com isso, uma velocidade de leitura pode não garantir resultados extremamente notáveis, ainda que seja uma opção melhor de toda forma.

Conclusão

Já comentei antes aqui, mas após uso e saber de toda a capacidade técnica que o Z540 da TeamGropu possui, fica fácil dizer que é uma das, senão a melhor opção, de SSD de alta performance para o PlayStation 5 disponível hoje. Maior qualidade tecnológica e velocidade além do padrão atual é algo que realmente faz a diferença no pacote completo sempre que você for fazer uso total do que o SSD entrega.

Ainda é preciso ficar atento ao sistema de refrigeração e um dissipador extra é necessário além da etiqueta de grafeno inclusa. Além disso, disponibilidade e preço é um dos fatores negativos aqui, sendo que para o nosso mercado a melhor opção foi uma versão já esgotada em uma loja ao custo de salgados R$ 2.399,90. Mesmo no mercado internacional, a 250 dólares a versão de 2TB, fica difícil importar e entrar numa margem de custo benefício aceitável. Caso um dia o Z540 se popularize aqui com melhor ofertas e preços, com certeza é a opção definitiva para seu PS5.

ssd_z540_review (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo