Especiais

Como e por que jogar Final Fantasy XIV em 2024?

Não é a toa que Final Fantasy XIV é frequentemente exaltado como um dos melhores MMORPGs de todos os tempos. O jogo que teve um lançamento polêmico em 2010, foi praticamente refeito e relançado para se consagrar como um dos maiores exemplos de retomada da história dos games.

Rebatizado para Final Fantasy XIV: A Realm Reborn em 2013, seu índice de popularidade vem crescendo ano após ano. Com o número de assinantes ativos superando a casa dos 30 milhões, nada mais óbvio que a Square Enix continuar investindo no desenvolvimento de conteúdo para manter sua fiel comunidade engajada. Ao longo da última década, o game recebeu quatro grandes expansões pagas, além de diversas atualizações gratuitas e eventos sazonais.

Em julho de 2023, durante um evento especial de celebração pelos dez anos de Final Fantasy XIV, realizado na cidade de Las Vegas, nos Estado Unidos, uma nova expansão foi anunciada. Chamado de Dawntrail, o DLC teve sua data de lançamento confirmada para o dia 2 de julho de 2024.

Com a promessa de adicionar uma considerável quantidade de conteúdo, além da aguardada atualização gráfica, a expansão também carrega a missão de estabelecer um novo ciclo para a história do Warrior of Light, após os eventos de Endwalker concluírem o arco narrativo que foi desenvolvido durante os dez anos do jogo.

Final Fantasy XIV: Dawntrail

E como já tem se tornado uma tendência, sempre que uma expansão de Final Fantasy XIV está próxima de ser lançada, diversos jogadores voltam sua atenção para o jogo se perguntando se ainda vale à pena iniciá-lo. Com base nisso, decidimos montar esse post especial para ajudá-los com algumas dúvidas em relação ao game.

Para os fãs de MMOs, mas também de Final Fantasy

Uma das questões mais frequentes sobre Final Fantasy XIV é se o jogo é amigável para quem não é experiente no gênero MMORPG. Nesse caso, a resposta direta é sim.

Mais do que um MMORPG, Final Fantasy XIV também é um grande título de uma das melhores, e mais queridas, franquias do universo gamer. Uma de suas características principais é que, diferentemente da maioria dos MMOs, há uma preocupação especial em entregar uma história digna do nome que ela carrega.

A história de Final Fantasy XIV está entre as mais memoráveis da franquia. O jogo possui um excelente desenvolvimento de personagens, diversos conflitos históricos e políticos, batalhas épicas e, claro, muitos momentos emocionantes. A trilha sonora é outro ponto de destaque, com parte da composição comandada pelo lendário Nobuo Uematsu, mas também com a presença do talentoso Masayoshi Soken, que assumiu a direção sonora e trouxe sua versatilidade para as composições, inclusive nos apresentando à banda The Primals.

Final Fantasy XIV

No entanto, da mesma forma que história impressiona pela qualidade, ela também se torna cada vez mais longa. A cada expansão lançada, uma nova cadeia de missões é introduzida, o que atualmente resulta em um tempo estimado de 300 horas para concluir todas as missões principais. Lógico que é possível baixar esse tempo ignorando cenas e diálogos, ou até mesmo comprando no site da Square Enix atalhos para pular parte do conteúdo – definitivamente algo que não recomendamos.

Também há uma enormidade de missões secundárias e conteúdo extra, portanto, esta estimativa não deve ser levada em conta na sua decisão por iniciar o jogo. A dica principal é deixar a história fluir normalmente, aproveitando cada momento. Por mais que algumas passagens exijam paciência, principalmente devido à estrutura datada de missões e ao excesso de diálogos, o desenvolvimento lento de partes da história será recompensado em estágios mais avançados do jogo.

Final Fantasy XIV

Quem for fã de longa data da franquia, e possuir a resiliência para enfrentar principalmente as primeiras 30 horas de jogo, pode ter certeza que encontrará um dos melhores títulos da saga Final Fantasy. Inclusive, muitas referências a outros jogos da série também estão presentes no mundo de Final Fantasy XIV.

Por outro lado, jogadores de MMORPGs têm ainda mais motivos para entrar no mundo de Final Fantasy XIV. A quantidade de conteúdo é impressionante, e vai desde de eventos de Role-playing até desafios capazes de satisfazer mesmo os jogadores mais exigentes. São milhares de itens para perseguir, minigames, trabalhos e classes. Você pode ser um bardo e ter o seu próprio grupo musical, um pescador que almeja fisgar os peixes mais raros, ou um guerreiro capaz de enfrentar monstros e Eikons lendários nas muitas raids e trials que encontrar. As possibilidades são infinitas.

Final Fantasy XIV

O benefício do Free Trial

Muitos não têm conhecimento, mas para jogar Final Fantasy XIV, além de ser necessário adquirir o jogo, também deve-se pagar uma mensalidade. Essa talvez seja uma das maiores barreiras para quem está em dúvida sobre começá-lo ou não.

Felizmente, um dos principais atrativos para novos jogadores é o Free Trial. Já faz um tempo que Square Enix disponibilizou a versão de testes de Final Fantasy XIV, a qual possibilita experimentar toda a história de A Real Reborn, assim como de suas duas primeiras expansões: Heavensward e Stormblood.

Final Fantasy XIV

Não há um limite de tempo para o Free Trial e, apesar de algumas pequenas limitações, todo o conteúdo até a segunda expansão pode ser jogado. Se considerarmos apenas as missões de história, há o suficiente para mais de 150 horas de jogo. Além disso, é possível criar diversos personagens e testar todos os jobs disponíveis até a Stormblood, com o limite de nível 70 para cada job.

Não é difícil encontrar relatos de pessoas que passaram das mil horas de jogo apenas com o Free Trial, o que dá ideia da dimensão do que é oferecido no teste. Por isso, aproveite esta oportunidade para avaliar se vale investir tempo e dinheiro no jogo. Só a expansão Heavensward, por exemplo, possui uma história melhor que muitos games vendidos a preço cheio nos dias de hoje e, por si só, já vale a sua dedicação.

Final Fantasy XIV

Caso opte por adquirir o jogo, vale ressaltar que uma vez tendo registrado na sua conta da Square Enix a compra de qualquer versão de Final Fantasy XIV, não será mais possível retornar para o Free Trial. Portando, pense bem antes de tomar qualquer decisão nesse sentido.

Outra particularidade que Final Fantasy XIV apresenta quando comparado a outros títulos jogados na rede online da Sony é o fato de não exigir uma assinatura do serviço da PlayStation Plus.

Também vale comentar que a falta de legendas em Português Brasileiro pode se tornar um empecilho. Esse sem dúvidas é um fator a ser levado em conta, já que além de um dos maiores atrativos do jogo ser sua história, também há muitas informações adicionais relevantes que são necessárias para compreender suas mecânicas principais.

Em outra ocasião, já foi comentado pelo diretor, Naoki Yoshida, que a extensa lista de itens e de informações torna cada vez mais difícil adaptar o game para nossa língua. Por isso, não espere que esta situação seja alterada.

Final Fantasy XIV

Alguns detalhes do gameplay

Por mais que Final Fantasy XIV seja considerado um jogo antigo, a estrutura da jogabilidade ainda é capaz de render bons momentos. Muito disso se deve à versatilidade dos vários jobs disponíveis, que se complementam muito bem nas atividades. Boa parte desses jobs, aliás, são recorrentes de outros jogos da franquia. Os grupos possuem requisito de funções, então, mesmo em grupos gerados aleatoriamente, haverá sempre jogadores de dps, tanques e curandeiros.

Experimentar com as habilidades e criar estratégias com cada job é muito divertido. E é possível evoluir e trocar de jobs com o mesmo personagem. Cada um deles possui sua linha de missões e história própria, então se prepare para um longo grind caso queira testá-los.

Boa parte das atividades é para quatro ou oito jogadores. Mas as Alliance Raids suportam grupos de 24 jogadores. Definitivamente um atrativo para quem é adepto aos jogos online. Falando em multiplayer, também há uma boa quantidade de modos e mapas pvp, suficientes para manter ocupados os que procuram por ambientes competitivos.

Outra forma de se divertir está no famoso Gold Saucer, lugar onde é possível encontrar os mais variados minigames, como corridas de chocobos, Triple Triad, loterias, competições de moda e muito mais. Participar dos minigames resultará em MGP, uma moeda exclusiva para ser trocada por itens no Gold Saucer.

Final Fantasy XIV

Uma dúvida comum sobre a jogabilidade é se ela foi bem adaptada para o controle. Apesar de algumas funções levarem um pouco de tempo para serem compreendidas, é possível, através de ajustes nas configurações avançadas, criar atalhos para todas as funções no controle. Além disso, o jogo possui total suporte para mouse e teclado compatíveis com os consoles PlayStation.

Muitas aventuras o aguardam

Caso decida entrar no mundo de Final Fantasy XIV, saiba que estará fazendo parte de uma das mais receptivas e amigáveis comunidades. Há sempre veteranos dispostos a ajudar novos aventureiros, e o jogo os incentiva a fazerem isso, portanto, não hesite em pedir ajuda, dicas, ou se juntar aos fóruns.

Também não deixe de fazer parte de uma Free Company (não disponível no Free Trial) para ficar por dentro de eventos, ter acesso a bônus e formar grupos mais facilmente para tentar superar os conteúdos de endgame.

Final Fantasy XIV

Apesar de Final Fantasy XIV ser um jogo online, também é possível aproveitá-lo sozinho. Muitas das atividades que exigem a participação de mais jogadores contam com o sistema de matchmaking. Além disso, as atividades diárias contribuem para que nenhum conteúdo se torne irrelevante. Outra função permite recrutar aliados NPCs para enfrentar as muitas dungeons encontradas ao longo do jogo.

Ou seja, de uma forma ou de outra, o mundo de Final Fantasy XIV é muito convidativo, e é sempre bom ver novos Warriors of Light tendo a oportunidade de viver essa experiência pela primeira vez. Final Fantasy XIV é uma jornada longa, mas que, no fim, faz valer todo o esforço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo