[Spoilers] Final Fantasy VII Rebirth: explicando o final e as principais diferenças do original
Final Fantasy VII Rebirth já está disponível há pouco mais de duas semanas e, portanto, muitos já terminaram a nova jornada de Cloud e seus amigos.
Mas o que diabos aconteceu no final? Qual é o destino de Aerith? O que mudou do original para Rebirth? Vamos discutir tudo isso e muito mais a seguir.
SPOILERS A SEGUIR.
O fim de Final Fantasy VII Rebirth
Em Final Fantasy VII Rebirth, há uma espécie de mundo paralelo em que Zack está vivo e vemos várias partes disso ao longo da jornada. Nele, o céu está com uma fenda enorme.
Muito mais tarde no jogo, após os eventos no Templo dos Antigos, Aerith e Cloud caem juntos de uma grande altura. Cloud parece desmaiar e mais uma vez vemos uma cena deste estranho mundo alternativo. Exceto que agora, Cloud e Aerith acordaram. Zack não está no local, então os dois saem para um encontro, durante o qual Aerith avisa Cloud para não olhar para cima. Ele o faz, e eis que a fenda do céu está visível. Cloud tem pouco tempo para refletir sobre o significado disso enquanto Aerith o arrasta pela cidade e, eventualmente, ele volta para o mundo “real”, onde o céu não está bagunçado e o grupo o encontrou, gravemente ferido, mas vivo após sua queda.
O céu dilacerado volta no capítulo final do jogo, presente ao longo de uma série de batalhas onde a ideia de realidades alternativas é explorada (e confusa ainda mais). E isso fica evidente na cena final do jogo, onde o grupo parece acreditar que Aerith morreu nas mãos de Sephiroth. Mas Cloud pode vê-la e até falar com ela, o que implica que ele passou para uma realidade onde a salvou. Em um momento comovente, ele diz a seus companheiros para não olharem para cima – referindo-se ao conselho de Aerith. Nós, os jogadores, vemos o céu azul e normal, mas está claro neste momento que Cloud agora vê o mesmo céu rasgado que viu na realidade alternativa – o mesmo céu rasgado que agora é aparente que Aerith viu no final de Final Fantasy VII Remake, quando ela comentou: “Este céu… eu não gosto dele”.
Final Fantasy VII Rebirth termina na Forgotten Capital, onde Aerith foi morta por Sephiroth no original. A Square Enix revelou isso antes do lançamento e a intenção era óbvia: com Final Fantasy VII Remake estabelecendo que os eventos da história original poderiam ser mudados, a companhia gerou especulações propositalmente sobre a possibilidade de Aerith sobreviver. Mas algo bem confuso acontece.
Como no original, Sephiroth cai de cima, com a espada inclinada para perfurar Aerith pelas costas. Mas desta vez Cloud intercepta, desviando a lâmina de Sephiroth e empurrando-o para o lado. Vemos Aerith continuar a orar enquanto a espada que deveria tê-la matado permanece imaculada. A partir do ponto de impacto, 45 segundos se passam, cada um indicando ainda que o destino de Aerith foi reescrito. E então, num corte de câmera, a verdade é revelada.
É uma revelação estranha e confusa. Sangue aparece na tela. Cloud pega Aerith nos braços, sua mente falha enquanto ele luta para ler a realidade. E, assim que percebe que Aerith morreu, ela alcança o rosto de Cloud e sorri. A cena corta rapidamente entre duas realidades; um em que Aerith está viva e outra em que ela está coberta de sangue. E então você é lançado em uma longa batalha de chefe. Uma batalha durante a qual, nos momentos finais, você é literalmente acompanhado por Aerith na luta contra Sephiroth.
Aerith morreu ou não?
Enquanto Aerith está nos braços de Cloud, as luzes verdes a cercam, sugerindo que seu sorriso vem de seu espírito, não de seu corpo. As imagens de seu braço encharcado de sangue só aparecem quando o resto do grupo chega ao local, indicando que eles podem ver a verdade que Cloud não consegue. Mas isso é tudo que você consegue: pistas. Rebirth não recria a famosa cena de Sephiroth empalando Aerith com sua lâmina e, portanto, nunca apresenta claramente o que aconteceu.
Dito isso, a conclusão que parece ser a mais precisa é que Aerith está viva em uma realidade paralela e que apenas Cloud consegue vê-la, por algum motivo que não sabemos (sua queda que o fez visitar esses mundos talvez explique isso).
Cloud ainda pode ver uma Aerith ‘fantasmagórica’ que circula pelo grupo enquanto eles esperam que o Tiny Bronco seja consertado. Ele também pode ver a fenda no céu, sugerindo a destruição iminente do mundo. Mas aquele céu marcado só pertence a um dos mundos em que Cloud está, e não àquele que ele compartilha com o resto dos membros do grupo.
Ainda há também o rolo da matéria negra. Aerith entrega a Cloud a matéria branca que recebeu em um dos mundos paralelos (a matéria branca “do jogo” está vazia, como Aerith revela a Red XIII em um dos momentos).
Por fim, os murmúrios. Para quem achava que tinha acabado, eles estão de volta e em diferentes tipos. Há os do Sephiroth e agora há os brancos que lutam contra eles. Quando Aerith empurra Cloud através de um portal da igreja, vemos sussurros negros tentando atacar Cloud enquanto ele cai, e os sussurros brancos o protegem. Ao que tudo indica, Aerith aprendeu a influenciar o destino com os murmúrios, assim como Sephiroth, sugerindo que suas habilidades estão começando a imitar as dele.
As Principais Diferenças com o Original
Muita coisa mudou do original para Final Fantasy VII Rebirth, mas há alguns pontos que valem ser discutidos.
Gi criaram a Matéria Negra
No Final Fantasy VII original, a Matéria Negra é um orbe mágico antigo e misterioso que é capaz de invocar meteoros para destruir planetas. Muito pouco se sabe sobre sua origem, mas seus poderes destrutivos são revelados em um mural quando o grupo visita o Templo dos Antigos.
Rebirth reimagina parcialmente a Matéria Negra, dando-lhe uma história de origem completa. Foi criada pelos Gi, a tribo de mortos-vivos que assombra os túneis abaixo do Cânion do Cosmos. Numa nova sequência de Rebirth, o líder da tribo, Gi Nattak, leva você à sua aldeia, onde é revelado que os Gi vivem num purgatório inquieto há séculos.
No mundo de Final Fantasy VII, se você nasceu do planeta, quando você morre retorna a ele. Porém, os Gi não nasceram. Nunca foi explicado de onde eles vieram, mas por isso ficaram presos como fantasmas por toda a eternidade. Na tentativa de libertá-los da maldição, os Gi desenvolveram uma matéria que ficou preta “de dor e rancor”. Eles planejaram usá-la para invocar um meteoro que destruiria a si mesmos e ao planeta que os mantinha como “reféns”.
Antes que os Gi pudessem usar a Matéria Negra, os ancestrais de Aerith – os Cetra – roubaram-na e trancaram-na no Templo dos Antigos. Gi Nattak pede a Cloud e seus amigos que recuperem a Matéria Negra para ele e, embora concordem com seu pedido, eles apenas o fazem com o objetivo de mantê-la longe do Gi e de Sephiroth.
Introdução dos Personagens
Os personagens que são novos para a equipe em Rebirth possuem introduções diferentes ao do jogo original.
No entanto, vale notar que o mais diferente de todos é Cid, cuja cidade natal de Rocket Town não é vista aqui. Porém, a Square Enix já confirmou em entrevistas que veremos essa cidade no terceiro jogo.
Cloud e Tifa no Reator de Gongaga
Como você pode imaginar, a cena de Cloud atacando Tifa em mais um capítulo de seus distúrbios mentais, não existe no original. A viagem que Tifa faz dentro de uma Arma e assiste aos mumúrios batalhando pelo planeta (os de Sephiroth contra os brancos) é tudo inétido para Rebirth.
Aerith e Red XIII sabiam de seu destino
Há vários momentos da história que fica claro que Aerith sabia de seu destino. No entanto, desde que deixaram Midgar, tanto Red XIII quanto Aerith perderam a capacidade de ver o que estava por vir.
A resposta para a ausência desse poder parece estar na Matéria Branca de Aerith. No jogo original, esse orbe especial foi usado para invocar Holy, uma magia protetora que pode defender todo o planeta. Em Rebirth, Red XIII explica que a matéria é formada por conhecimento e memórias, e assim parece que a Matéria Branca é o recipiente para as visões do futuro de Aerith. Presumivelmente, Red XIII foi capaz de aproveitar essas visões, talvez como resultado de seu tempo passado no retiro espiritual do Cânion do Cosmos. O problema é que nos eventos de Rebirth, a Matéria Branca não é mais branca – é incolor e “vazia”. As memórias se foram, assim como seu poder.
Essas memórias foram levadas pelos mumúrios. No ano passado, a Square Enix confirmou que cada vez que eles tocavam em Aerith no Remake, eles roubavam outra memória. No momento em que os mumúrios foram derrotados, todas as suas memórias futuras foram tiradas, deixando-a sem saber de seu destino.
No capítulo final de Rebirth, Cloud é levado a uma nova realidade, onde conhece uma versão alternativa de Aerith, que tem sua própria Matéria Branca. Ela diz a ele “aconteça o que acontecer, não se culpe”, demonstrando claramente que esta Aerith também sabe de seu destino graças à sua matéria. Ela dá seu orbe para Cloud e o envia de volta à sua realidade, permitindo que ele reúna sua Aerith com uma matéria funcional.
Sephiroth deseja o “multiverso”
O plano de Sephiroth no jogo original era ascender à divindade absorvendo a vida do planeta. Embora ele ainda pareça bastante determinado a fazer isso, Rebirth revela que seu plano mestre também envolve conquistar o multiverso por meio de algo chamado Reunião.
Reunião não é novidade para os fãs de Final Fantasy VII, mas no jogo original referia-se ao reencontro das células de Jenova. Em Rebirth, refere-se a Sephiroth orquestrando a convergência de muitos mundos ou realidades diferentes. Ele chama isso de “regresso ao lar” e, quando começa, diz que a união deles é uma “confluência de mundos e emoções”.
Glenn Lodbrok
Mas quem é Glenn Lodbrock, afinal? Trata-se de um personagem de Final Fantasy VII: The First Soldier, um battle royale lançado para celulares e que já foi desativado. Dezenove anos antes de Final Fantasy VII Remake, Glenn e seus amigos são SOLDIERs passivos ou do tipo P0, um modelo inicial que antecede os SOLDIERs aprimorados do tipo ativo. Durante os eventos de Ever Crisis, Glenn e seus camaradas estão fortemente envolvidos em eventos passados com um jovem Sephiroth.
Wutai e Shinra já estiveram em guerra. Atualmente existe um acordo de cessar-fogo entre ambos, mas Glenn Lodbrok – que desertou para Wutai e aplicou um golpe para se tornar um governante – está tentando atiçar a guerra novamente e destruir Shinra e Midgar. Em um discurso público, ele afirma que a Shinra massacrou soldados Wutai – uma situação que ele quase certamente planejou para aumentar as tensões – e também culpa falsamente a empresa pelo surgimento das Armas.
No final, é revelado que Glenn é na verdade um fantoche de Sephiroth, e que as tentativas de reacender a guerra são uma manobra para distrair Rufus (atual presidente da Shinra). Sephiroth não fala claramente sobre por que está fazendo isso, mas diz que “nossa terra prometida se tornará realidade”. Com base nisso, é lógico supor que ele esteja tentando desviar a atenção de Rufus de seu objetivo de descobrir a Terra Prometida.
Fontes: PSX Brasil, IGN (1, 2), Wikia, Sports Illustrated.