Alan Wake 2 não teve vendas ruins nos EUA; entenda o caso
Nesta quarta (13), tivemos a divulgação do ranking Circana mensal de vendas de jogos nos EUA. Uma ausência notória, porém, era de Alan Wake 2.
Em declarações ao IGN, o analista da Circana, Mat Piscatella, explicou por que Alan Wake 2 não estreou no top 20 das tabelas de vendas. É em grande parte uma questão de dados disponíveis: a Circana não possui dados sobre todas as vendas de todos os jogos. Eles podem coletar dados de varejistas físicos e dados digitais de publishers e lojas que optam por fornecê-los.
Como resultado, embora os dados da Circana sejam extremamente úteis, em muitos casos, estão incompletos. Os melhores exemplos disso são a Nintendo, que não fornece vendas digitais para a Circana, e a Take-Two, que fornecia dados, mas limitou sua contribuição há alguns anos. É por isso que você nunca vê GTA V nos rankings, apesar de vender sólidos 5 milhões de cópias por trimestre em todo o mundo.
No caso de Alan Wake 2, não houve um lançamento físico, e sua publisher Epic Games não fornece dados de vendas digitais para a Circana, então não há como a Circana nos dizer quão bem vendeu. Piscatella confirmou que Alan Wake 2 ficou em 147º lugar no Xbox Series e 115º no PlayStation 5 em engajamento em novembro, mas isso não nos diz muito.
Podemos complementar isso com um pouco mais de dados de Piers Harding-Rolls da Ampere Analysis, para obter uma imagem mais clara. Ampere estima que globalmente, apenas nos consoles, Alan Wake 2 vendeu 850 mil cópias até o final de novembro. Somado com a versão de PC, é provável que o jogo da Remedy já tenha vendido mais de 1 milhão de unidades.
Our global Alan Wake 2 sales estimate across console end of Nov is ~850k
Think there will be a fair amount of interest at a reduced price, and then there is sub service inclusion down the line (I assume)
Worth noting that AW Remastered got a decent boost in Oct/Nov as well pic.twitter.com/GtI1DFcomQ
— Piers Harding-Rolls (@PiersHR) December 13, 2023