Confira o que rolou na coletiva de imprensa na Fan Fest de Final Fantasy XIV em Las Vegas
A Fan Fest de celebração pelos 10 anos de Final Fantasy XIV Online segue a todo vapor em Las Vegas. A convite da Square Enix, estamos presencialmente na comemoração e acompanhando todas as novidades para o futuro do jogo.
Ao final do primeiro dia do evento, Naoki Yoshida, produtor e diretor de Final Fantasy XIV, concedeu uma entrevista coletiva onde temas como a nova expansão Dawntrail, o futuro do MMORPG e alguns momentos ao longo de seus 10 anos, foram abordados.
Abaixo vocês poderão conferir mais detalhes dessa entrevista.
Quando perguntado sobre como o logo de Dawntrail foi desenvolvido e as orientações que passou para que Yoshitaka Amano chegasse ao tom dourado, Naoki Yoshida disse que a intenção sempre foi a de transmitir uma sensação de aventura e descoberta de territórios inexplorados. Yoshi-P também fez questão de exaltar o trabalho delicado que o Sr. Amano aplica aos seus retratos, portanto quis preservar ao máximo sua arte em preto e branco e mais tarde a equipe chegou ao tom dourado como a cor ideal para o logotipo. Ele se disse empolgado com o resultado que alcançaram e disse que aguarda ansiosamente para ver como o logo funcionará juntamente com a estética da cinemática quando Dawntrail for lançado.
A próxima pergunta foi sobre como a história de Final Fantasy XIV será desenvolvida a partir de Dawntrail, já que em Endwalker vimos a conclusão da história que estávamos acompanhando desde o início do jogo. E se já há planos para novas expansões. Sobre isso, Yoshi-P fez questão de comentar que a intenção nem sempre foi escrever arcos longos de história. Mas que, sempre que possível, gosta de deixar alguns indícios de elementos que podem ser usados para o desenvolvimento de novos arcos no futuro. Em Dawntrail, a ideia é continuar fazendo isso, mas não dá para saber se o arco desenvolvido será tão longo. Na opinião de Yoshida, isso dependerá muito de como os jogadores receberão essa nova história. Ele concluiu dizendo que possui muitas ideias para novas expansões. Mas que, no momento, ainda não pode compartilhar-las.
Em seguida foi perguntado a Naoki Yoshida se ele foi inspirado por alguma cultura de uma região específica do mundo para criar os ambientes de Dawntrail. Sobre isso Yoshi-P respondeu de forma bem direta que sim. Mas que ele gostaria manter essa informação em segredo por enquanto.
Outra pergunta foi sobre o que Dawntrail oferecerá para trazer de volta os jogadores e também para atrair novos jogadores. E como eles podem evitar ficarem perdidos no jogo e em sua lore. Curiosamente, Yoshida disse que essa pergunta é feita a cada expansão anunciada. Mas que com o sistema de Duty Support, os jogadores podem receber ajuda de NPCs para ajudarem em seu progresso pela história. Ele comparou a história de Final Fantasy XIV com uma série de televisão, onde você não gostaria de pular direto para a sexta temporada.
Mudando um pouco de assunto, foi perguntado como Naoki Yoshida e equipe de Final Fantasy XIV se sente quando são tratados como estrelas de rock em eventos como a Fan Fest que está acontecendo em Las Vegas. E como reagem quando são constantemente abordados para tirar fotos. Yoshi-P respondeu, de forma bem humorada, que não se sente como um Rockstar. E que sua intenção não é parecer assim. Eles são desenvolvedores de jogos. Mas que se sente lisonjeado quando alguém o aborda para pedir fotos. Ele comentou algumas situações engraçadas que passou com alguns fãs, como na oportunidade em que um fã pediu para carregá-lo como uma princesa.
Jogadores já tiveram diversos momentos únicos em FFXIV, mas qual foi um desses momentos para Yoshida como jogador, assim como no âmbito profissional? Ao ser questionado sobre isso, Yoshida disse que o primeiro Fan Festival em Las Vegas, quando estavam se recuperando do insucesso da primeira versão do jogo e promovendo A Realm Reborn, ele teve que sair para pedir desculpas pelas longas filas que estavam se formando na entrada do evento. Ao invés de receber reclamações, o que se viu foi aplausos e comemorações pela sua presença e o pelo sucesso do renascimento de FFXIV. Esse foi o momento mais memorável de toda sua trajetória até agora no jogo em todos os aspectos.
A próxima pergunta foi sobre como equilibrar o jogo mediante o feedback dos jogadores e do planejamento do diretor. Yoshida disse que não há como explicar isso em palavras, mas que precisa analisar pela visão de jogador assim como de um desenvolvedor. Facilitar algumas inconveniências pode ter um resultado negativo a longo prazo e, portanto, cada solicitação precisa ser analisada a fundo para manter o equilíbrio do jogo. Da mesma forma é preciso pensar me níveis de ajustes tanto para o casual quanto para o hardcore. Não há situação correta e ele completa dizendo que o trabalho dele é tomar essas decisões.
Ao responder sobre possível crossover entre FFXIV e o recém lançado FFXVI, Yoshida responde de bom humor que conversa com ele mesmo sobre isso e que talvez esteja chegando ao fim dessa discussão, mas que não pode revelar nada agora e, com sorte, fará isso ainda este ano.
Yoshida também respondeu sobre todo o conteúdo que já foi revisado ou alterado ao longo do jogo, como no patch 5.3 de 2020. A resposta foi que não houve conteúdo removido que realmente ele não desejasse retirar pensando na recepção de novos jogadores e manutenção do jogo. Ao observar material que foi originalmente criado e publicado tempos depois mas que precisaram ser alterados ou removidos, Yoshida disse que essa foi a parte mais difícil nessas mudanças.
Ao ser questionado sobre o apelo emocional de histórias profundas como a de Endwalker e como é o processo de criação, o diretor disse que funciona similar para todas as expansões já lançadas. O trabalho na criação dessas histórias densas é sempre pesado e consiste em juntar temas difíceis, de superação e esperança, e dar uma conclusão a isso. Reitera que é sempre difícil esse trabalho e que o roteirista de cenário, Natsuko Ishikawa, também pode dar quase essa mesma visão.
Yoshida respondeu com cautela ao ser questionado sobre considerar transições de jogadores entre servidores e regiões diferentes, dizendo que a parte técnica precisa ser analisada com cautela e se é válido abrir essas fronteiras sem uma análise da cultura dos jogadores e mais. Complementa dizendo que já é um tópico em que consideram sim realizar isso, mas que estão discutindo sobre e tem sido um processo longo.
Sobre o sistema de conteúdo para 4 jogadores como Criterion Dungeons, Yoshida disse que o sistema está bem estruturado e planejam criar mais conteúdo nesse formato, que vão analisar a opinião dos fãs e que querem criar mais atividades similares a isso também. Também disse que analisam frequentemente atividades diferentes, como combate em larga escala e mais coisas desafiantes para frente.
Algo que foi perguntado e já foi considerado pela equipe foi de inserir os FF’s clássicos internamente em FFXIV de alguma forma. Há complicações técnicas e a coletânea Pixel Remaster fez o trabalho de forma direta nisso, mas o que podem analisar é incorporar ideias disso de alguma forma no futuro.
Finalizando, Yoshida foi questionado sobre se há alguma ideia de expandir o jogo para outros meios, como anime ou série de TV. Ele disse que gostaria de estar envolvido diretamente numa dessas produções, mas que sua quantidade de tarefas atualmente o impedem de supervisionar qualquer coisa assim. Como não seria possível pessoalmente, ele estaria aberto a ofertas sobre como realizar isso de forma apaixonada. A pandemia atrapalhou diversas ideias e nada foi levado a discussões mais concretas sobre novos projetos assim. Não há nenhum plano direto agora, mas concluiu que qualquer projeto assim precisa ser feito na melhor qualidade possível.
A conferência de imprensa por Naoki Yoshida trouxe novidades e mais sobre Final Fantasy XIV, o futuro do jogo, da equipe de desenvolvimento e do trabalho do próprio diretor/produtor do game.
Agradecemos à Square Enix pela convite e participação do PSX Brasil presencialmente no Fan Fest de 10 anos de Final Fantasy XIV.