Crash Team Rumble – Preview do Beta Fechado
Crash Bandicoot sempre foi uma franquia bastante querida pelos jogadores, principalmente por aqueles que acompanharam o nascimento do mascote ainda no primeiro PlayStation. Uma trilogia completa, alguns spinoffs, party games e jogos de corrida surgiram no decorrer da vida de Crash, onde podemos incluir também um renascimento em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, que colocou o jogo ainda mais em evidência antes do quarto capítulo em 2020.
Em mais um spinoff e com uma pegada diferente, Crash Team Rumble é uma nova proposta dentro do universo de Crash Bandicoot e agora apelando para o espírito competitivo dos jogadores. No intuito de criar disputas entre times recheados pelos personagens clássicos da franquia, a Toys for Bob arrisca em um projeto diferente do que poderia se esperar desse universo, mas já arrisco dizer que pode funcionar muito bem se abraçado pela comunidade e ter o apoio contínuo de sua desenvolvedora.
O beta fechado nos mostrou um pouco do jogo e do que podemos esperar quando o título for lançado. A premissa básica coloca 2 times de 4 jogadores disputando quem consegue acumular mais wumpas (as frutas do mundo de Crash) e depositar em um banco. Vence o time que alcançar 2000 wumpas primeiro. Apesar deste ser o objetivo básico, há variações e outras dinâmicas que vão mudar o loop de jogabilidade constantemente.
Há 3 tipos de personagens, sendo coletor, suporte e bloqueador. Coletores são mais propensos a correr pelo mapa e acumular maior quantidade de wumpas. Bloqueadores partem pro ataque e defesa diretamente com outros jogadores. Já o suporte tem funções variadas. Crash é um dos coletores, sendo rápido e com boa capacidade de carga de wumpas, mas Coco e Dr. Neo Cortex são personagens de suporte e cada um possui características distintas, que vão desde atrapalhar o time adversário a ajudar sua equipe de alguma forma. Inclusive, a classe de suporte funciona mais como um meio termo entre as outras duas e não como suporte específico.
Cada personagem tem um golpe físico a curta distância, um golpe especial e um golpe de pulo. Elimine outros adversários para cancelar as wumpas coletadas por eles. A caça de outros jogadores e uso de habilidades é divertida, mas vai fazer jogadores experimentarem cada tipo de personagem diferente para ver qual se adapta melhor ao seu estilo.
Para mim, o ponto chave de cada partida acaba sendo o uso dos impulsionadores. Consiste em plataformas que precisam ser acionadas e defendidas até que travem e garantam um impulso de wumpas para o time por um período. Por exemplo, um único impulso pode garantir 30% a mais de wumpas, mas se conseguir todos os impulsos em um mapa isso pode chegar a 100%. Conseguir os impulsos e os bônus específicos de cada mapa são importantes para garantir a vitória ou mesmo uma virada na partida.
A beta nos mostrou partidas rápidas e divertidas, com uma boa dose de caos e reforçando o universo carismático de Crash. Entretanto, há pontos que precisam ser corrigidos ou ao menos mostrar soluções já planejadas. Um único modo de jogo não é suficiente para segurar um lançamento por tanto tempo. O matchmaking ainda não é perfeito e o tempo de lobby é muito longo caso fique esperando outros jogadores ausentes. Além disso, o jogo precisa de muito mais conteúdo variado para não depender apenas de cosméticos como novidade, mas a boa notícia é que esse conteúdo existe e basta apenas usar. A beta ficou restrita a 3 mapas, 5 personagens, 1 modo de jogo e um passe de batalha de testes. Pareceu o suficiente para 4 dias, mas muito mais é necessário para que o jogo continue em evidência por meses ou anos.
Crash Team Rumble mostra que tem potencial para entregar uma nova proposta no mundo de Crash Bandicoot e que pode dar certo além das campanhas e histórias tradicionais. É necessário que o título não dependa apenas de um conteúdo limitado e mostre desde já o que os jogadores podem esperar. A Toys for Bob já mostrou que consegue entregar bons resultados nesse universo e esperamos que isso aconteça novamente aqui.