Em seu cerne, golfe é um esporte muito simples. Você pode jogar no seu próprio tempo, colocando a bola no lugar correto e batendo nela até derrubá-la no buraco, com a competição sendo decidida em favor de quem usar menos rebatidas para completar aquele determinado percurso de 18 diferentes buracos. Sem cronômetro, sem contato físico, sem nenhum dos desafios que esportes de competição direta como o futebol, basquete ou tênis possuem.
Porém, talvez mais do que outros esportes, é o golfe quem mais sofre com os efeitos imprevisíveis do tempo, os trajetos imprevisíveis que a bola pode tomar ao andar centenas de metros no ar ou o quique traiçoeiro que pode ocorrer quando ela finalmente pousar. E essa pequena diferença causada por tantas variáveis muitas vezes é a grande diferença entre a vitória e uma desmoralizante derrota.
EA Sports PGA Tour talvez tenha sido, em todos esses recentes anos aprendendo mais sobre o esporte e analisando a crescente retomada nos lançamentos de simuladores dele, o mais próximo que eu já tenha visto um campo virtual chegar da recriação precisa dessa experiência. Do êxtase de uma jogada perfeita à agoniante frustração de um rolar inesperado, é fácil sentir o que de melhor o golfe tem a oferecer.
O principal foco aqui é a sua experiência enquanto golfista. Logo ao iniciar o jogo, você se verá encarregado de criar seu próprio avatar, definindo suas características físicas e dando início ao seu árduo caminho rumo à melhoria das suas estatísticas com alguns pontos para colocar naquilo que você irá buscar se especializar. Drives, Puts e tudo no meio do caminho é jogo e você aos poucos irá perceber a importância da progressão do personagem.
Naturalmente, isso significa que o jogo tem um foco gigantesco no seu modo carreira. Caberá a você escolher onde começar, com o jogo te possibilitando iniciar a sua jornada ainda no no circuito amador na Q-School, direto na Korn Ferry Tour ou, caso se sinta confiante e ousado, jogar entre os melhores dos melhores já direto na PGA Tour. Independente de onde você optar por começar, tenha certeza de uma coisa: o jogo estará determinado a testar as suas habilidades a todo momento.
Mesmo começando durante o Q-School (e com os benefícios da edição Deluxe), foi um longo processo de aprendizado até me ver capaz de competir de igual para igual com a CPU na dificuldade padrão. Isso se dá pela forma como o jogo lida com a física, algo que já havia sido mencionado durante o processo de desenvolvimento do jogo, mas que impressiona ao ser visto na prática.
Tudo aqui pode afetar a forma como a bola se comporta. Ventos um pouco mais fortes vão alterar a rota e até o tipo errado de tacada pode ter efeitos bastante negativos na forma como ela irá rolar ao cair no gramado. Junte a isso a excelente recriação feita pelo jogo de todos os campos reais vistos aqui, o que vem com inúmeros obstáculos como água, bunkers de terra e árvores, e o jogo irá sempre te desafiar.
Como o jogo faz um excelente trabalho em simular a física da bola e o contato dela com os vários elementos vistos em campo, simplesmente pular de cabeça pode ser bastante complicado. Porém, isso não quer dizer que ele não conte com mecânicas assistenciais, muito pelo contrário. Ele traz uma série grande de tutoriais e mecânicas de suporte para lhe ajudar a ir, aos poucos, aprendendo o jogo e dominando-o. Ainda assim, em momento algum bastará se apoiar na mira automática, balançar o analógico para trás e para frente ou fazer alguns pequenos ajustes no ângulo com o outro analógico para vencer.
Uma parte importantíssima desse aprendizado é o modo Challenges. Ele traz uma série de desafios rápidos a serem completados, já que um vasto catálogo disponível e mais programados para chegar ao longo do tempo. Nesse começo, o mais importante são os chamados “Coaching Academy”, que funcionam como um grande e detalhado tutorial explicando as nuances de cada aspecto do jogo e até mesmo algumas tacadas mais complexas. Passando por isso, você ainda pode usar esse modo para reviver momentos icônicos da carreira de vários golfistas lendários disponíveis no jogo para serem usados em partidas mais simples.
Uma parte importantíssima disso é a progressão do seu avatar. Enquanto você vai jogando, você vai ganhando mais e mais experiência e, ao subir de nível, ganhará pontos que podem ser usados para melhorar suas estatísticas como já mencionado anteriormente. Independente de como ou o que você faça no jogo, você sempre estará ganhando experiência e gastar os pontos de melhoria para evoluir suas estatísticas tem um efeito gigantesco na sua efetividade em campo.
No começo você sentirá que até mesmo jogadas simples, por mais perfeito que seja o seu movimento no analógico para bater na bola ou melhor planejado seja a sua mira e tipo de tacada, ainda assim ela não será tão eficiente quanto o necessário e você se sentirá frustrado. Com isso, a constante evolução e recompensa por se estar jogando é facilmente sentida, algo extremamente bem-vindo.
Ao longo da sua progressão, você também terá acesso a Specs, medalhas equipáveis pelo jogador e que afetam as suas estatísticas, podendo ser elas referentes a um tipo específico de tacada ou melhorias mais generalizadas. No geral, Specs podem ser adquiridos ao longo do jogo, vencendo torneios ou como recompensas ao concluir Quests (missões especiais que o jogo vai te dando e agem como um complemento ao modo Carreira) ou, ainda, acessando a loja in-game e comprando-a com dinheiro in-game.
Cabe aqui dizer que EA Sports PGA Tour possui uma vasta quantidade de produtos esportivos licenciados, te permitindo customizar o visual do seu jogador das roupas a cada um dos tacos disponíveis na sua bolsa, passando até pelas coberturas dos tacos e a alça da bolsa. Como se tornou comum com os anos, esses itens podem ser adquiridos com dinheiro in-game ou recursos obtidos através de microtransações.
No entanto, não precisa se preocupar achando que será necessário gastar dinheiro para ter acesso aos melhores itens, já que a quantidade de itens disponíveis é limitada e uma quantidade alta de itens podem ser desbloqueados como recompensas ao realizar os Challenges específicos de cada patrocinador. Cabe dizer que os Specs, como afetam o gameplay, felizmente, não podem ser comprados com Bonus Points, a moeda virtual comprável via microtransação, evitando assim que o jogo se torne um “pay-to-win”.
Nisso, cabe dizer que o jogo conta com uma quantidade limitada mas bem interessante de modos online. Há aqui um modo Competitivo, em que é possível jogar partidas para até 16 jogadores usando o seu avatar ou um dos vários atletas licenciados disponíveis (22 no total) em uma configuração de controles específica; Social, que é um modo mais casual também para até 16 jogadores em que cada um pode usar o esquema de controle desejado; Private Match, para jogar com amigos; e Tournaments, que são uma espécie de modo ranqueado em que você joga uma partida em campo específico e seu resultado é comparado aos demais jogadores, com recompensas sendo distribuídas com base nisso.
Por fim, é importante apontar que EA Sports PGA Tour é um jogo muito bonito e sua performance no PS5 não deixa nada a desejar. É claro que o jogo não é tão movimentado ou visualmente intenso quanto outros esportes, mas a recriação dos gramados do PGA Tour é impressionante demais e a física do jogo surpreende a todo momento. Junte a isso a excelente narração e o jogo é um ótimo em seus aspectos técnicos, falhando apenas em não oferecer um modo performance nos consoles.
Dito tudo isso, fica claro que EA Sports PGA Tour é um excelente retorno daquela que é uma das, se não a mais importante e clássica franquia de golfe dos videogames. Mesmo a ausência prolongada parece só ter feito bem a série, retornando com a simulação de excelente qualidade pela qual ela já era conhecida e se focando naquilo que os jogadores mais desejam dela.
Acertando bastante no equilíbrio entre acessibilidade e desafio, dando aos jogadores inúmeras ferramentas para aprendê-lo mas sem em momento algum facilitá-lo demais. Portanto, se você é um fã de golfe, seja do esporte real ou da relaxante e desafiadora experiência que a sua versão digital pode proporcionar, esse jogo cairá como uma luva em suas mãos.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela EA.
Veredito
EA Sports PGA Tour é um excelente e desafiador jogo de golfe que consegue capturar tudo aquilo que o jogador mais deseja de um título do gênero. Seu gameplay é excelente e o modo carreira e desafios funcionam exatamente como deveriam, com o pacote sendo ainda mais recheado pelos bons modos online e os belos gráficos do título.
EA Sports PGA Tour is an excellent and challenging golf game that manages to capture everything that the player wants from a title of the genre. Its gameplay is excellent and the career and challenge modes work exactly as they should, with the package being further enriched by the good online modes and the beautiful graphics of the title.
[/lightweight-accordion]