Redfall estava previsto para PS5; aquisição pela Microsoft alterou planos
De acordo com o site IGN da França, em uma sessão de prévia de Redfall (futuro título da Arkane para Xbox e PC), houve uma conversa com o diretor criativo do jogo, Harvey Smith (que também trabalhou em Deus Ex e Dishonored 1 e 2). Essa foi a oportunidade de perguntar a ele sobre o impacto da aquisição da Bethesda pela Microsoft em 2021, bem no meio do desenvolvimento de Redfall.
Harvey Smith disse que uma consequência notável foi o cancelamento imediato da versão do jogo para PlayStation 5. “Fomos comprados pela Microsoft e foi uma mudança com M maiúsculo. Eles chegaram e disseram ‘sem PlayStation 5, estamos focando no Xbox, PC e Game Pass'”.
O desenvolvimento de Redfall começou antes do ano da compra, então saber que uma versão dedicada ao console da Sony estava planejada não é uma surpresa, mas receber a confirmação oficial ainda é interessante. Além disso, para seu diretor criativo, essa decisão é quase benéfica.
“Não é grande coisa, na verdade é uma boa decisão, eu acho. [Isso ajuda] a oferecer suporte ao Game Pass e ter uma plataforma a menos para se preocupar, uma complexidade a menos”. A desenvolvedora vai ainda mais longe, pois segundo ele, essa aquisição pode até permitir que Redfall seja “o maior jogo de Arkane”. “O Game Pass tem muitos jogadores, pode se tornar nosso maior jogo por causa dos 30 milhões (não consigo lembrar o número exato) de assinantes”.