Octopath Traveler II – Entrevista Exclusiva com os Desenvolvedores da Square Enix
Pode parecer precipitado falar isso a essa altura, mas mesmo tão no começo do ano, é inegável que Octopath Traveler II é um dos melhores jogos do ano e uma das “jóias da coroa” para os fãs de JRPGs até aqui. Afinal, o trabalho feito pela equipe não só elevou o já excepcional trabalho do anterior à patamares ainda superiores, mas o colocou na rarefeita prateleira de clássicos modernos do gênero.
E é por isso que foi um prazer tão grande poder conversar com a equipe do jogo, oportunidade que nos foi dada pelos nossos parceiros da Square Enix Latin America, para entender melhor sobre o seu processo de desenvolvimento e sobre como eles foram capazes de melhorar cada pequeno elemento do que já era muito bom.
Nossa entrevista foi com três dos principais membros da equipe: Masashi Takahashi, produtor de Octopath Traveler II e que atuou como Produtor Assistente nos dois primeiros Bravely e como Produtor no primeiro Octopath Traveler e Bravely Default II; Kakunoshin Futsuzawa, roteirista de todos os jogos da série e mangaká ativo; e Keisuke Miyauchi, Diretor de Octopath Traveler II que também dirigiu o primeiro jogo.
Nossa breve conversa girou em torno dos elementos principais do jogo, como a riqueza de elementos trazidos pelas Path Actions, a beleza do HD-2D e, principalmente, os desafios e prazeres de desenvolver um jogo tão balanceado com oito protagonistas carismáticos e bem escritos.
Sem mais delongas, vamos à entrevista.
PSX Brasil: Olá, pessoal! Em primeiro lugar, muito obrigado por tirarem um tempo para essa entrevista em meio a um período tão corrido para a equipe. Octopath Traveler II é uma experiência muito única com um foco imenso na narrativa guiada por seus oito protagonistas. Como você descreveria o jogo para novatos que estão pensando em ter seu primeiro contato com a franquia?
Masashi Takahashi, Produtor: Não há uma narrativa continua entre “OCTOPATH TRAVELER” e “OCTOPATH TRAVELER II.” É uma história com personagens completamente novos se passando em um mundo completamente novo.
Portanto, mesmo se for a sua primeira vez jogando a franquia “OCTOPATH TRAVELER”, você ainda será capaz de aproveitar todos os seus elementos, então não se preocupe com isso. Se você ainda estiver em dúvida, a versão demo gratuita “OCTOPATH TRAVELER II Prologue Demo” Está disponível e te permite transferir o seu save para a versão final, então por favor a jogue primeiro! Para explicar de maneira simples, esse é um jogo com uma variedade de opções do que você “pode fazer”.
• Você pode escolher o seu protagonista entre oito personagens.
• Você pode lutar (!) com moradores das cidades, roubar itens e leva-los contigo em suas aventuras através dos Path Actions.
• Você pode decidir aonde ir, seja explorando uma masmorra de alto nível logo de cara ou fazendo compras em uma cidade dos estágios finais do jogo.
• Você pode desativar ou atacar inimigos em momentos críticos através dos sistemas de Break e Boost.
• Você pode adquirir habilidades na ordem em que você quiser aprendê-las.
Em um jogo como esse, você pode ver o porquê alguém estaria perdendo ao apenas seguir com a campanha principal. Enquanto você joga, nós esperamos que você possa parar e pensar “eu imagino o que eu irei encontrar se eu seguir esse caminho?” ou “Quem é aquela pessoa parada ali?” ou “se eu combinar essas habilidades, o que irá acontecer?” Nós recomendamos o jogo para jogadores que adoram fazer descobertas como essas.
PSX Brasil: Considerando o fato de que os jogadores podem começar o jogo com qualquer um dos oito protagonistas que eles preferirem, quão desafiador foi garantir que nenhum deles passe a impressão de ser obrigatoriamente o “principal protagonista” do jogo?
Kakunoshin Futsuzawa, Roteirista: Eu não acho que nós estávamos particularmente conscientes sobre uma decisão de retirar aspectos de personagem principal do jogo. Tudo que nós fizemos foi apresentar cada protagonista ao máximo através das histórias dos oito personagens. Como resultado disso, os jogadores poderão sentir que todos os oito deles são os personagens principais e nós estamos deliciados com isso.
Keisuke Miyauchi, Diretor: Um dos maiores desafios do projeto foi garantir que todos os personagens sejam representados igualmente. Entretanto, se nós sistematizássemos todos eles igualmente, isso se tornaria bastante monótono, então nós desenvolvemos o título de uma maneira que cada um deles tenha um ponto de distinção ou, em outras palavras, uma característica que seja única para aquele personagem, tornando difícil de uma forma positiva determinar quem escolher. Para o mercador Partitio, há uma história especial chamada “O Cheiro do Comércio” e para a caçadora Ochette há uma escolha de companheiro e a liberdade para escolher em qual ponto da história dela você começará jogando. Ao preparar esses elementos para cada um dos oito personagens, eu acredito que a sensação de cada um deles como protagonista foi acentuada.
PSX Brasil: Houve algo que vocês aprenderam com a recepção dos jogadores para o primeiro Octopath Traveler que vocês conscientemente queriam mudar nessa sequência?
Takahashi: Houveram alguns aspectos que nós levamos em consideração, tal qual adicionar variedade a estrutura das histórias assim como o feedback sobre cada personagem, os jobs e as habilidades. Entretanto, no geral, esse jogo nos colocou contra o primeiro na forma como o criamos de forma própria. Nós buscamos não só mudar, mas evoluir e nós estávamos determinados a manter as áreas que foram bem recebidas intactas o máximo possível enquanto buscamos fazer aquilo que nós tínhamos deixado incompleto no título anterior.
PSX Brasil: O estilo “HD-2D” criado por Octopath Traveler se tornou um dos estilos gráficos mais únicos e mais elogiados de toda a indústria. Vocês se sentiram pressionados para tentar fazer com que a sequência fosse ainda mais bela do que o original? O que mudou na forma como vocês criaram o mundo e seus personagens?
Miyauchi: Para esse título, nosso objetivo foi criar um mundo mais denso do que aquele do título anterior. Como resultado, os personagens são mais altos e os cenários são maiores em escala, mas isso também exigiu um design mais detalhado de várias partes do mundo. Mesmo um simples objeto precisou ser cuidadosamente ajustado e revisado para criar um mundo que é mais convincente em termos de aparência, incluindo as razões para a sua existência e forma.
PSX Brasil: Em Octopath Traveler II você pode interagir e até mesmo recrutar quase qualquer personagem que você encontra no mundo usando, por exemplo, a Path Action da Agnea e do Partitio, algo que adiciona bastante a estratégia do combate. Qual foi o principal desafio enfrentado pela equipe para tornar isso possível?
Miyauchi: Era importante evitar que o jogador tivesse apenas personagens com habilidades medíocres. Se nós tivéssemos muito medo de alterar o balanceamento do jogo e só criássemos habilidades medíocres, ninguém iria usar o Sistema, então nós desenvolvemos essa parte com a intenção de realmente afetar o balanceamento do jogo ao melhorar a performance dos personagens. Como resultado, o balanceamento quase ficou totalmente quebrado algumas vezes, então nós tivemos uma certa dificuldade em corrigir isso (risos).
PSX Brasil: Octopath Traveler II tem alguns personagens bastante únicos com origens que não se costuma ver em protagonistas de RPGs, fugindo dos clichés tradicionais do gênero. Ao mesmo tempo eles realmente parecem pessoas reais, com motivações e sentimentos críveis com as quais o jogador pode se sensibilizar com. Qual foi o seu personagem preferido de escrever? Qual foi o mais desafiador?
Futsuzawa: Ochette foi a mais divertida de escrever. Ela é uma personagem simples, uma que está feliz desde que tenha carne. Ao contrário, o personagem que eu mais tive dificuldade foi Hikari. Eu não sou tão sério quanto ele, então…
PSX Brasil: Como equipe, essa é a sua primeira vez desenvolvendo um jogo para uma plataforma PlayStation. Como foi a experiência trabalhando no PlayStation 4 e PlayStation 5 diferente dos outros consoles?
Miyauchi: Já que o jogo foi desenvolvido usando a Unreal Engine, eu não senti que houveram diferenças notáveis em relação à outros consoles. Entretanto, houveram situações onde as mesmas partes do jogo tiveram diferentes problemas em cada plataforma e nós tivemos dificuldades para resolve-las. Não foi uma questão de ser PlayStation ou uma plataforma específica, mas simplesmente dificuldades que vem com a natureza multiplataforma do jogo.
PSX Brasil: Como pergunta final, nós temos vários jogadores que não puderam jogar o primeiro Octopath Traveler que agora estão ansiosos para jogar Octopath Traveler II. Tem algo que você gostaria de dizer para eles?
Takahashi: Ah, eu peço desculpas! Isso irá ser parecido com a minha resposta para a 1ª pergunta. Eu estou me repetindo, mas não há uma narrativa continua entre “OCTOPATH TRAVELER” e “OCTOPATH TRAVELER II“. Essa é uma história com novos personagens se passando em um mundo completamente novo. Portanto, mesmo se essa for a sua primeira vez jogando um título da franquia “OCTOPATH TRAVELER”, você poderá aproveitar todos os seus elementos, então por favor não se preocupe com isso. Se você ainda estiver na dúvida, a versão demo gratuita “OCTOPATH TRAVELER II Prologue Demo (PS4, PS5)” está disponível e permite transferir o seu save, então por favor teste ela primeiro!