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Ex-coordenadora de localização da SEGA aponta falta de créditos para tradutores nos ports de Persona

Uma ex-coordenadora de localização na SEGA criticou através de uma longa thread em sua conta no Twitter a falta de créditos dados à equipe de tradução para o francês, italiano, alemão e espanhol (FIGS, em sua sigla em inglês) que trabalhou na localização de Persona 3 Portable e Persona 4 Golden, os quais foram lançados para plataformas atuais nesta semana.

Katrina Leonoudakis trabalhou nestes jogos na SEGA até deixar a empresa algum tempo antes dos respectivos lançamentos e disse que, inclusive em seu e-mail de despedida da empresa, ela buscou junto à SEGA que as equipes de localização dos jogos fossem incluídas pela publisher nos créditos dos jogos.

“Eu estou absolutamente ultrajada. Eu fui a Coordenadora de Localização no projeto até eu deixar a SEGA, constantemente em contato com a equipe de FIGS”, Leonoudakis postou em seu Twitter. Eu disse à equipe que assumiu o meu trabalho para dar os créditos a equipe de FIGS. Eles trabalharam incrivelmente duro para localizar DOIS JOGOS. Inacreditável.”

“Isso é uma vergonha para vocês, caras”, ela continuou. “Depois de um ANO inteiro de localização, centenas de perguntas respondidas por eles sobre suas partes, nós sabemos o quão duro esses tradutores trabalharam. Nós também sabemos que eles provavelmente foram pagos MUITO menos que nós também. O mínimo que podemos fazer é dar os créditos à eles.”

Entre outras coisas, Leonoudakis menciona que teria sido algo fácil de fazer pela equipe que trabalhou no port, chamada de Keywords. Mencionando que a SEGA os pagou então eles precisariam adicioná-los aos créditos se a SEGA tivesse pedido.

Por fim, ela mencionou o trabalho feito pelo antigo Coordenador de Localização da série Yakuza/Like a Dragon, Scott Strichart, dizendo que o trabalho dele buscando dar crédito às equipes deveria ter estabelecido um precedente melhor na empresa.

A questão de créditos em jogos tem sido um tópico polêmico recentemente, em especial em relação aos créditos de desenvolvedores que deixaram projetos antes do final. Na semana passada, alguns desenvolvedores acusaram a Strike Distance Studios de dar créditos apenas aos seus “favoritos”.

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