Melhores Jogos de 2022 – PSX Brasil
2022 acabou sendo um ano épico. Apesar de um adiamento ou outro, vários jogos de peso foram lançados e que eram bastante aguardados.
Dessa forma, chegou a hora de premiá-los! O PSX Brasil gostaria de reconhecer o esforço que as desenvolvedoras tiveram que fazer nesses tempos difíceis (a pandemia do COVID-19 pode ter diminuído, mas precisamos lembrar que basicamente todos os jogos dessa lista foram criados durante esse período) para que pudéssemos jogar e ter novas experiências!
Com isso, segue a nossa lista de melhores jogos de 2022.
Melhor Jogo de PS4 e PS5 de 2022
Mais uma vez fomos contra a maré. Elden Ring é, sem dúvidas, um jogo incrível. Mas a maioria de nossa equipe acabou votando em God of War: Ragnarok como o melhor jogo de 2022. Horizon Forbidden West ficou em terceiro lugar. Outras surpresas no nosso TOP 10 incluem os jogos Final Fantasy e até Marvel’s Midnight Suns, que por conta de seu lançamento tardio, acabou ficando de fora da maioria das premiações.
1 – God of War: Ragnarok
God of War: Ragnarok é uma evolução natural do título de 2018, apresentando uma excelente história, um lado técnico impecável, novidades no gameplay, batalhas incríveis e muito conteúdo variado a ser explorado. Facilmente um candidato a jogo do ano, a nova aventura de Kratos e Atreus é inesquecível e conclui de forma satisfatória o capítulo da mitologia nórdica.
2 – Elden Ring
Com Elden Ring, a From Software consagra um modelo ideal no design de jogos de mundo aberto. Nem muito vazio, nem artificialmente lotado, sendo que cada aventura traz uma recompensa significativa, embora proporcional à intensidade do desafio. O jogo estabelece um novo paradigma para esse gênero, especialmente por encontrar um equilíbrio perfeito ao premiar o jogador por cada quest cumprida, pela exploração bem desempenhada ou por cada batalha vencida. A jornada do maculado em busca do anel pristino é massiva, repleta de conteúdo e com um mínimo de repetição. Elden Ring entrega ampla customização e um sistema de combate ainda mais aprimorado do que seus antecessores espirituais. Aspecto este que, somado ao componente online, promete uma vida longa ao jogo e que transcende a experiência da campanha principal. É lamentável que os problemas de performance existam, mas tal fator não deve ser um impeditivo para que a comunidade desfrute de um jogo tão brilhante e especial.
3 – Horizon Forbidden West
Horizon Forbidden West é uma obra-prima. A base que Horizon Zero Dawn estabeleceu é aprimorada em todos os sentidos, seja no gameplay ou na história. Temos gráficos incríveis, personagens carismáticos, enredo intrigante e, não menos importante, um gameplay viciante, variado e desafiador na medida certa.
4 – Stray
Stray subverte nossas expectativas ao nos colocar sob o improvável ponto de vista de um gatinho sem poderes ou habilidades fantásticas em uma emocionante jornada de retorno. Com mecânicas simples e visuais impressionantes, o grande trunfo do jogo está na sutileza de uma narrativa cativante não por humanizar o protagonista, mas por nos propor, por algumas horas, a realmente olharmos aquele mundo pelos olhos dele.
5 – Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin
Entregando um jogo coeso com jogabilidade e mecânicas viciantes, Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin traz de volta personagens clássicos de maneira honrosa, sendo recomendado tanto para fãs da franquia em si como para apreciadores do gênero.
6 – The Last of Us Part I
Ainda que não traga tantas novidades como poderia se esperar de um remake, The Last of Us Part I é um espetáculo absoluto e sublime do começo ao fim. Mantém todas as melhores qualidades que fizeram dele um sucesso retumbante em seu lançamento original e melhora detalhes técnicos que agregam valor a essa jornada tão visceral e impactante.
7 – Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion
Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion é uma aula sobre como fazer um remaster, melhorando bastante cada pequeno aspecto do jogo original sem deturpar a sua essência. Se o original já era um dos melhores jogos do PSP, essa remasterização facilmente se encaixa como um dos melhores JRPGs no PS4 e PS5, oferecendo uma história, gameplay, visuais e trilha sonora dignos dos melhores jogos do gênero de todos os tempos.
8 – Marvel’s Midnight Suns
Fora a curva de aprendizado excessivamente longa, Marvel’s Midnight Suns é uma surpresa incrível ao usar alguns dos heróis mais famosos do mundo de forma diferente do usual. Com certeza é um dos melhores jogos de 2022 e mais um exemplo da qualidade impecável da Firaxis.
9 – Gran Turismo 7
Gran Turismo 7 é uma carta de amor ao automobilismo e um showcase técnico impecável. A fórmula tradicional da franquia recebe boas melhoras, mas ainda é extremamente fiel às suas raízes. Um dos melhores jogos de corrida brilha espetacularmente no PS5, mas acaba um pouco limitado em sua versão no PS4 pelas deficiências técnicas do console.
10 – Dying Light 2 Stay Human
Entregando uma grande melhoria do primeiro título, mas faltando com muitas novidades, Dying Light 2 Stay Human é bastante divertido, brutal, recompensador e um jogo de qualidade excepcional quando se trata de mundo aberto. Pequenos problemas ainda existem aqui, mas a Techland consegue, com sucesso, honrar o hype ao redor do jogo.
Também foram citados…
Vale destacar outros jogos que foram mencionados pelos redatores mas que não conseguiram votos o suficiente para chegar ao TOP 10: A Plague Tale: Requiem, AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative, Return to Monkey Island, Sifu, Tactics Ogre Reborn, Tiny Tina’s Wonderlands, Digimon Survive, Signalis, The Legend of Heroes: Trails from Zero, Call of Duty: Modern Warfare 2, Two Point Campus, Witch on the Holy Night, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, Need for Speed Unbound, Chained Echoes, Sonic Frontiers, Shin-chan: Me and the Professor on Summer Vacation – The Endless Seven-Day Journey, Ghostwire: Tokyo, Nobody Saves the World, MultiVersus, Soul Hackers 2, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, Cult of the Lamb, The King of Fighters XV, Gotham Knights, Eiyuden Chronicle: Rising, The Centennial Case: A Shijima Story, Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream, Weird West, Yurukill: The Calumniation Games, BLACKTAIL, DNF Duel, GRID Legends, The Diofield Chronicle, The Ascent e The Callisto Protocol.
Melhor Jogo de PlayStation VR de 2022
Com a chegada inevitável do PlayStation VR2 em menos de dois meses, o PlayStation VR não teve muito destaque em 2022. Isso, porém, não nos impede de destacar o melhor jogo da plataforma do ano.
Moss: Book II
Moss: Book II é um jogo solo de ação e aventura com quebra-cabeças para PlayStation VR. Quill voltou, e está sendo caçada. Os que buscam desfazer este mundo estão aflitos atrás do Glass que ela possui; nada vai impedi-los de tentar tirar das mãos dela. No entanto, esta a jovem heroína tem um plano que pode enfim destruir o reinado implacável do Arcane e restaurar a paz em Moss novamente. Para ter uma chance, Quill precisa da ajuda de outra pessoa: você. A jornada será penosa, cheia de triunfos e desgostos, mas também novos aliados e de velhos amigos – e a própria natureza do castelo – vão ajudar ao longo do caminho.
Melhor Jogo de Produtora Independente (Indie) de 2022
Os indies continuaram firmes e fortes em 2022. Veja os que achamos que merecem o prêmio! Vale notar que tivemos um empate técnico para o terceiro lugar.
1 – Stray
Ao ser modesto, Stray é ousado. Ao ser contido e minimalista, ele impacta. Ao tratar da construção da amizade entre um animal e uma máquina, ele consegue abordar, de forma madura, sentimentos e inquietações inexoravelmente humanas. Ao não tentar te emocionar, ele emociona.
2 – Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge
Recheado de homenagens, entregue com qualidade e diversão de sobra, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um título obrigatório para qualquer jogador, independente do estilo de jogo preferido.
3 – Signalis
Signalis é uma grata surpresa explicitamente inspirado nos mais conhecidos survivor horrors dos anos 1990. O título adota mecânica e estética típicas dos 32 bits para construir um terror sci-fi que consegue estabelecer uma identidade própria imersiva e instigante.
3 – Prodeus
Apesar de alguns tropeços quanto ao progresso e também na variação e IA de inimigos, Prodeus é um excelente shooter inspirado nos primeiros FPS que tivemos. Intenso em ação, divertido além do imaginável e delicioso de jogar são as grandes qualidades vistas aqui.
Melhor Jogo de Serviço (GaaS) de 2022
Continuando a nossa categoria que estreou no ano passado, premiamos mais uma vez os melhores ‘GaaS’, ou seja, jogos que já foram lançados há algum tempo, mas que continuam firmes e fortes sendo jogados por milhares de pessoas e recebendo muito conteúdo e suporte das suas respectivas desenvolvedoras.
Genshin Impact
Genshin Impact acabou sendo bicampeão e levou o nosso prêmio de melhor jogo de serviço de 2022. Neste ano vimos o lançamento da região de Sumeru, assim como vários outros personagens e principalmente o elemento Dendro, que finalmente fez a sua estreia. Ainda há muito por vir no jogo da HoYoverse e a cada ano que passa ficamos cada vez mais surpresos no gigantesco título que está ficando, seja em história ou mapa a ser explorado – e tudo de graça.
Melhores Jogos de 2022 pelos Leitores do PSX Brasil
Os nossos leitores também puderam votar nos melhores jogos de 2022 e você confere a seguir o resultado final (a porcentagem em parênteses é a quantidade de votos que o jogo recebeu). Curiosamente, o TOP 4 na categoria de melhor jogo de PS4 e de PS5 ficou idêntico ao da nossa equipe.
- Melhor Jogo de PS4 e PS5 de 2022:
1) God of War: Ragnarok (45,3%)
2) Elden Ring (30,9%)
3) Horizon Forbidden West (13,4%)
4) Stray (2,8%)
5) Gran Turismo 7 (1,8%) - Melhor Jogo de PlayStation VR de 2022:
1) Moss: Book II (33,3%)
2) Lucky’s Tale (12,8%)
3) STRIDE (8,4%) - Melhor Jogo de Produtora Independente (Indie) de 2022:
1) Stray (54,5%)
2) Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (12,9%)
3) Sifu (11,2%) - Melhor Jogo de Serviço (GaaS) de 2022:
1) Final Fantasy XIV (20,2%)
2) Genshin Impact (18,2%)
3) Fortnite (15,6%)