Persona 5 Royal (PS5) – Review

Facebook
Twitter
WhatsApp

Um dos maiores sucessos da Atlus está de volta, e desta vez, nativamente para o PlayStation 5. Persona 5 foi lançado originalmente em 2017 para PlayStation 4 e foi muito aclamado pela crítica. Poucos anos depois, mais precisamente em 2020, foi lançada a versão Royal, que trazia diversas melhorias e conteúdos novos. Agora, dois anos depois, a edição definitiva – esperamos que seja – finalmente chegou ao console de nova geração.

Caso você não conheça, Persona é um spin-off nascido de Shin Megami Tensei. A diferença aqui é que este último tem uma pegada mais sombria, enquanto Persona trabalha com uma história menos complexa e um mundo “menos obscuro”, digamos assim. Claro, existem outras diferenças que separam o jogo original do spin-off, mas aqui não vem ao caso.

O seu objetivo em Persona é entrar nessa realidade alternativa para roubar o “coração” (leia-se tesouro) de pessoas ruins para que elas confessem seus crimes. Um dos vilões, por exemplo, é um professor de educação física que assedia seus alunos, e como membro dos Phantom Thieves, o seu dever é fazê-lo confessar todos os pecados.

Nós aqui do PSX Brasil já fizemos o review do jogo em seu lançamento, além disso, também foram feitos guias de como aproveitar melhor o seu dia, aumentar sua afinidade com outros personagens mais rapidamente, entre outros. Tendo isso em vista, o foco dessa mini análise será totalmente voltado para a parte técnica que, embora tenha tido sim suas melhorias no PS5, podem não ser o suficiente para fazê-lo comprar novamente.

Persona 5 Royal
Infelizmente não existe a possibilidade de transferir seu save da versão de PS4 para o PS5. Fonte: PS5 Create

Uma das primeiras coisas que notei quando comecei a rodar Persona 5 Royal no PS5 foi o aumento de taxas por segundo. O jogo, claro, está rodando em 60fps no console e devo dizer que está incrivelmente bom. Explorar os castelos está bem mais prazeroso e as ações extremamente fluídas.

É claro que com a chegada da nova versão, espera-se gráficos mais trabalhados e nítidos, e é exatamente isso que Persona 5 Royal entrega. Logo de cara você percebe que as cores estão muito mais vivas, além dos ambientes e personagens estarem com diversos detalhes adicionais que dão um charme a mais ao jogo.

Não tem como passar pelos cenários e não reparar nas folhas caindo das árvores, os traços de uma simples parede e até mesmo os detalhes das roupas dos personagens. No quarto de Joker, por exemplo, logo no início você consegue ver com mais detalhes os flocos de poeira e as teias de aranha perdidas no teto, bem como uma iluminação bem mais eficaz que na versão de PS4.

Graças a essa qualidade gráfica superior, as batalhas também ganharam mais vida. Os ataques especiais agora contam com um efeito de profundidade mais realista, e pequenos detalhes são mais visíveis aqui. Claro que isso não afeta em absolutamente nada o seu gameplay, mas definitivamente, é muito mais bonito de se ver.

Persona 5 Royal
As cenas animadas não possuem uma diferença significativa de qualidade, mas continuam sendo excepcionais. Fonte: PS5 Create

Além das melhorias gráficas e tempo menor de loading, a versão nativa de PS5 de Persona 5 Royal também traz todos os DLCs lançados para o PS4. No entanto, sendo muito honesto, eles não fazem diferença nenhuma no produto.

O primeiro ponto importante que você precisa ter em mente é que Persona 5 Royal tem muitos cosméticos. São dezenas de roupas para usar nos personagens, mas em algum momento você vai se cansar de trocar e acabar ficando até o fim com uma só.

A versão Royal do PS4 já trazia uma variedade enorme de trajes novos, pois ela continha tudo que já havia sido lançado para a edição de 2017. Aqui esse leque se abre ainda mais, porém, com tanta opção já disponível, isso se torna irrelevante para o jogador. Um dos pacotes, por exemplo, traz uma grande quantidade de roupas diferentes para a personagem Kasumi, mas ela mal participa do jogo e só é jogável SE os pré-requisitos para habilitar o novo semestre forem atendidos.

Outro DLC que também está disponível é o Royal Battle Bundle. Ele é um pacote que conta com novos desafios de combate na prisão, inclusive contra personagens de Persona 4. No entanto, a única recompensa que esse DLC dá são itens especiais que não fazem diferença na aventura.

Persona 5 Royal
Jogar em 60fps é bem mais prazeroso, mas não vale o investimento. Fonte: PS5 Create

Confesso que fazer o review desta versão de Persona 5 Royal foi um verdadeiro mix de sentimentos. Eu, particularmente, já platinei a versão de PS4 e joguei por muitas horas após a conquista. Claro, existem alguns extras não obrigatórios que foram deixados de lado e que poderiam ser feitos aqui, mas infelizmente não é possível fazer transferência de save entre as versões, o que torna todo esse caminho um pouco chato para quem já teve contato com o jogo. No entanto, é preciso dizer que nem de longe isso diminui o valor desta obra prima.

Persona 5 Royal é um jogo extremamente divertido e capaz de te prender por horas a fio. Nós aqui do PSX Brasil demos 95% na época do lançamento para PS4 e com certeza terá uma nota um pouco maior não só pela melhoria gráfica, mas também por trazer – mesmo que sejam passáveis – todos os DLCs. Porém, se você já tiver a versão de PS4, não perca seu tempo com esta edição.

Como falei anteriormente, os DLCs presentes na versão do PS5 são totalmente descartáveis e servem apenas para “encher linguiça”. Eles não trazem uma mudança radical no jogo e não justificam o preço de R$299,90.

Eu sou um grande fã de Persona, especialmente do 5, mas já está na hora da Atlus largar o osso e parar de relançar tantas versões desse título e ainda cobrar por isso ao invés de dar upgrade gratuito para os usuários.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Atlus.

Veredito

Persona 5 Royal de PS5 consegue ser melhor que a versão anterior apenas por seus gráficos, desempenho e conteúdos adicionais, mas no fim, é o mesmo título de 2020. Tendo isso em vista, o jogo se torna uma aquisição obrigatória apenas para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de testar a versão de PS4. Se este não é o seu caso, não invista seu dinheiro aqui.

98

Persona 5 Royal

Fabricante: Atlus

Plataforma: ps4

Gênero: JRPG

Distribuidora: Atlus

Lançamento: 31/03/2020

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: (inclusive Platina)

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Persona 5 Royal on PS5 manages to be better than the previous version just for its graphics, performance and additional content, but in the end, it’s the same title from 2020. With that in mind, the game becomes a must-buy only for those who still did not have the opportunity to test the PS4 version. If this is not your case, don’t invest your money here.

[/lightweight-accordion]

Persona 5 Royal on PS5 manages to be better than the previous version just for its graphics, performance and additional content, but in the end, it’s the same title from 2020. With that in mind, the game becomes a must-buy only for those who still did not have the opportunity to test the PS4 version. If this is not your case, don’t invest your money here.

Picture of Rui Celso

Rui Celso

Jornalista que decidiu se aventurar no mundo gamer desde o tempo em que as revistas eram a principal fonte de informação deste mundo do entretenimento. Hoje eu expandi meu universo e também faço parte do backstage deste universo atuando como Assessor de Imprensa. Só pra constar: Paper Mario é o meu jogo favorito da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo