Todo mundo adora uma história de superação. Independente do contexto ou ambiente, a narrativa por trás de superar desafios, ser considerado como acabado ou totalmente descartado só para conseguir se reerguer e alcançar o ápice do seu campo de trabalho é algo com o qual todo mundo consegue se identificar, afinal, todos já se sentiram, em um determinado momento, rejeitados ou no fundo do poço.
E essa meio que tem sido a história de Tiger Woods e sua carreira no golfe. Antes a maior estrela do esporte e um raro nome de uma modalidade tão elitizada a se tornar uma figura reconhecida no mundo todo, Woods passou a ser persona non grata em vários aspectos após uma série de escândalos na sua vida pessoal e lesões que o tiraram do campo, deixando, inclusive, de ser o atleta de capa da sua própria série de jogos.
Apesar do final da carreira dele não estar sendo um mar de rosas, Woods finalmente deixou de ser uma figura controversa, retornando agora aos campos virtuais como o atleta de capa de PGA Tour 2K23, primeiro jogo licenciado do principal circuito de golfe do mundo. Agora internamente desenvolvido, ainda que pela equipe que era parte da HB Studios que foi adquirida pela 2K, é o primeiro jogo da franquia lançado desde o divertido PGA Tour 2K21 e é inegável o avanço de uma edição para a outra.
Muito como em seu antecessor, PGA Tour 2K23 ainda é um jogo focado em seu modo carreira. Com um ciclo maior de desenvolvimento do que os tradicionais lançamentos anuais de jogos de esporte, a desenvolvedora dedicou esse intervalo de dois anos para refinar todos os aspectos já presentes no ano passado, sem necessariamente trazer nada muito grandioso.
A parte principal da experiência ainda é, basicamente, a mesma. Você criará o seu avatar digital e tem a opção de começar direto no PGA ou pelo Korn Ferry Tour, que age, essencialmente, como um processo qualificatório para o PGA, emulando assim mais de perto a trajetória de carreira de um jogador real.
À medida em que você vai avançando pelo jogo, você terá mais opções de personalização do seu jogador, ganhando experiência e dinheiro que poderão ser usados de diferentes formas para lhe tornar um jogador profissional de golfe mais eficiente. Você também terá acesso a diferentes patrocinadores que, após o jogador completar certos objetivos específicos, irão te recompensar também com recursos, além de novos itens únicos deles.
E é nisso que está um dos principais trunfos do jogo. Há uma clara sensação de progressão no modo Carreira, com uma nova árvore de habilidades que te permite direcionar o desenvolvimento do seu jogador. Cabe a você escolher um entre cinco diferentes arquétipos, os quais determinam as estatísticas básicas do seu jogador, como timing, swing, força e qualidade do seu Putt.
Cada um desses arquétipos têm suas próprias vantagens e desvantagens. Greensman é melhor em putting, mas será mais difícil determinar a rota das suas jogadas. Powerhouse te dá mais alcance, mas também torna mais difícil acertar o timing e rota do seu swing. Como é possível alterar o seu arquétipo a qualquer momento, o jogador pode tranquilamente testar cada um até encontrar o que melhor se encaixa com ele.
Outro ponto é que, com cada novo nível conquistado, o jogador ganha Skill Points, os quais podem ser usados para comprar novas habilidades, que funcionam basicamente como perks. Cada uma delas influencia um certo aspecto do jogo também e a cada novo passo que se dá avançando por essa “árvore” de habilidades (que é mais uma linha reta), você ganha acesso a habilidades melhores. Cada upgrade tem o seu custo e, novamente, é possível resetar quando quiser e investir seus pontos em outras coisas e também não há necessidade de seguir só uma linha, já que o desbloqueio é baseado em quantos pontos de SP foram gastos (até o máximo de 50).
O último ponto em relação à progressão que precisa ser apontado é o longo rol de possibilidades para se customizar os seus tacos e bolas. O jogador poderá estar sempre gastando dinheiro para adquirir novas bolas, cada uma com suas próprias estatísticas de rotação, vôo, quique e rolagem, ou melhorar a cabeça, corpo ou punho dos tacos. Eles também vêm com suas próprias melhorias de estatística, então é vantajoso ao jogador se manter investindo nessas melhorias para ter resultados melhores em campeonatos.
Isso tudo sem se falar nas vastas melhorias que o jogo sofreu nas opções de customização visual, com novas roupas para o seu jogador e novas opções de cores e estilos para os seus tacos e bolas. Como já era de se esperar, uma rica variedade de opções disponíveis para serem adquiridas na loja com dinheiro in-game, com direito inclusive a lojas diárias e semanais com novas opções. Cabe dizer que o jogo possui um passe de temporada chamado de Clubhouse Pass, mas não estava disponível no jogo enquanto o testamos, então não temos como opinar sobre ele.
O aspecto visual do jogo é um ponto que merece elogios à parte. Os modelos de jogadores, visual dos campos, efeitos durante o gameplay… Tudo está imensamente superior ao que foi visto em PGA Tour 2K21. O jogo finalmente parece ter alcançado, em seus aspectos técnicos, algo muito mais próximo da excelência visual vista em outros jogos de esporte, ao ponto de ser quase impossível acreditar que se trata de um título desenvolvido pela mesma equipe. O único problema segue sendo a narração, ainda absolutamente preguiçosa e entediante, mas é um problema menor e sintomático de jogos de esporte no geral.
Se há algo que podemos reclamar sobre PGA Tour 2K23 é a quantidade relativamente limitada de modos de jogo. Além do modo Carreira, temos à disposição o Societies, que é um modo competitivo para se jogar temporadas do PGA Tour online, as já esperadas partidas multiplayer locais e online, na qual você poderá jogar partidas rápidas e diretas com amigos e os outros dois principais modos: Topgolf e Designer.
Designer é o bastante popular criador de campos da série e ele retorna com uma série de importantes melhorias. Ele se tornou um pouco mais fluido e intuitivo, tornando a experiência de criar seus próprios campos de golfe muito mais prazerosos. Os próprios assets para criação foram refeitos, tornando tudo visualmente muito mais agradável e a possibilidade de importar os campos já criados no PGA Tour 2K21 fazem com que a experiência se torna ainda mais rica, já contando com o vasto volume de campos para baixar e jogar ou modificar para torná-los ainda melhores.
Já o Topgolf é um novo mais voltado para a diversão leve e casual, tentando trazer uma experiência mais única para os jogadores. Nessas partidas, cada jogador pode realizar dez tacadas, precisando acertar os alvos para ganhar o máximo de pontos possíveis. Trata-se de uma recriação completa do campo de Topgolf em Las Vegas, sendo um modo bem divertido para se jogar com os amigos e passar um tempo, mas sem nada além disso (fora os ganhos de EXP para o seu MyPlayer).
O único outro problema que foi possível identificar com PGA Tour 2K23 foram os longos loadings, mesmo no PS5, em determinados momentos do jogo, algo motivado pelo fato dele estar constantemente se conectando aos servidores para salvar sua progressão. É algo curto, mas que consegue incomodar mesmo na nova geração, sendo potencialmente muito pior no PS4.
Dito isso, PGA Tour 2K23 é uma clara evolução em relação ao jogo do ano passado e um raro título de esporte que segue em crescente evolução e focado em seu modo singleplayer. Ainda existem coisas que podem melhorar, como mais opções para se jogar com o crescente número de jogadores licenciados, incluindo o próprio Tiger Woods, mas para os fãs do esporte, não é um mero ato de nostalgia revivendo os tempos do passado, mas um belo passo rumo à retomada da popularidade do esporte nos campos virtuais.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela 2K Games.
Veredito
PGA Tour 2K23 é uma boa evolução em relação aos jogos anteriores da série e entrega uma ótima simulação do golfe nos gramados, uma bela melhoria nos seus aspectos técnicos e um bom modo Carreira para os jogadores solitários. O único defeito fica por conta da falta de modos multiplayer mais elaborados, mas é inegável que se trata de uma franquia em ascensão.
PGA Tour 2K23 is a good evolution from the previous games in the series, delivering an awesome golf simulation, a good improvement in its technical aspects and a good Career mode for solo players. Its only issues are the lack of more elaborate multiplayer modes, but it’s undeniable that this is a franchise on the rise.
[/lightweight-accordion]