Apex Legends: Caça – Preview da Lenda Vantage
Melhorias de gameplay e de mapa são sempre interessantes e, na prática, afetam mais os jogadores, mas poucas coisas nos deixam tão empolgados com o lançamento de uma nova temporada quanto a chegada de uma nova Lenda aos jogos Apex. E dessa vez, com Apex Legends: Caça, a Respawn nos pegou um pouco de surpresa com uma personagem um pouco mais de nicho, mas com habilidades que, nas mãos certas, podem ser fatais.
Vantage chega como a lenda mais nova do cada vez mais robusto elenco de personagens. Com seus 18 anos, a jovem Xiomara “Mara” Contreras é uma jovem sobrevivente do inóspito planeta Págos, onde ela nasceu. Filha de Xenia, a qual foi condenada injustamente a acaba sendo vítima de um acidente de sua nave-prisão que a jogou em Págos, sendo a única sobrevivente de um acidente com a nave, Mara se vê entrando nos Jogos Apex como a única forma de tentar buscar justiça para sua mãe.
Mara aprendeu desde cedo como lidar com seu Fuzil de Precisão (uma versão antiga do que hoje é o Sentinel) e a pouca tecnologia a qual teve acesso desde pequena, sendo forçada a caçar as poucas criaturas existentes em Págos para sobreviver. É com esse background em mente que temos a primeira lenda totalmente focada em ser uma Sniper, meio que uma “resposta” ao kit focado em LMGs da Rampart.
A habilidade passiva da Vantage, chamada Lente de Observação, permite que Mara tenha acesso a uma das coisas mais importantes em qualquer partida de Apex Legends: informação. Através dela será possível ver informações importantes das lendas inimigas ao visualizá-las em ADS (equipando uma arma ou não), como nome da Lenda, raridade de escudo, quantos membros da equipe estão vivos e a distância.
São informações que podem ajudar bastante a equipe a tomar decisões sobre como abordar uma certa situação, se irão avançar sobre uma equipe inimiga ou se é melhor tentar rotacionar para uma posição mais confortável, evitando o combate direto. Em um jogo em que uma decisão errada pode ser a diferença entre uma vitória ou uma derrota, os dados à disposição da Vantage podem ser bastante importantes nas mãos corretas.
Para ajudar na rotação e monitoramento, Vantage terá o pequeno Echo, seu companheiro morcego. Echo funciona como a habilidade tática da Vantage (chamada Reposicionamento do Echo), podendo ser direcionado para uma certa posição ao apertar L1 e ela poderá ir até aquela posição segurando L1. Ao contrário da habilidade de outras lendas (como a da Wraith, por exemplo), será possível ver a Vantage enquanto ela se movimenta, então haverá uma certa vulnerabilidade na movimentação.
Jogadores habilidosos poderão posicionar o Echo previamente e usar isso a seu favor quando a situação ficar mais grave. Essa vulnerabilidade da Vantage durante a movimentação será a forma mais simples de contra-atacar, visto que não será possível causar dano ao Echo (porquê alguém atiraria em um pobre morcego, vai além da minha concepção, mas é bom registrar).
Por fim, a ult da Vantage, chamada Marca de Franco-atiradora, a permitirá usar o seu fuzil de precisão para literalmente marcar os seus inimigos. Inimigos atingidos por um tiro ficarão mais vulneráveis, sendo marcados para a Vantage e suscetíveis a sofrer mais dano dos seus aliados (15% a mais) e, principalmente da própria Vantage (primeiro tiro causa 50 de dano e cada tiro subsequente causará 100).
Apesar da empolgação que a Vantage pode causar, afinal é uma personagem com uma personalidade bem vivaz e marcada por uma inocência bem carismática, é um kit um tanto quanto mais restrito e que só funcionará nas mãos do jogador certo. Resta ver como isso funcionará no meta, mas que é bem interessante, isso com certeza será.