Return to Monkey Island explicará o final de Monkey Island 2
Return to Monkey Island resolverá um mistério de 30 anos e explicará o que realmente aconteceu no final de Monkey Island 2.
O novo jogo será liderado por Ron Gilbert, que foi o diretor e co-roteirista de The Secret of Monkey Island e o diretor de Monkey Island 2. Gilbert será acompanhado por Dave Grossman, que foi co-escritor de ambos os jogos.
O segundo jogo termina com o protagonista, Guybrush Threepwood, enfrentando o malvado pirata LeChuck em uma pequena sala. Assim como parece que LeChuck está prestes a morrer, ele pede a Guybrush para remover sua máscara. Quando faz isso, acontece que LeChuck é na verdade o irmão de Guybrush, Chuckie. Então um operário chega e diz aos dois que eles não deveriam estar lá.
Quando os dois saem da sala, eles saem para um parque de diversões e agora são crianças. Seus pais chegam e dizem a Guybrush que estão felizes por ele estar bem, e quando eles saem, os olhos de Chuckie ficam vermelhos.
Quando perguntado pelo site Adventure Gamers (via VGC) se o jogo estava sendo tratado como um novo tipo de Monkey Island 3, Gilbert explicou que, embora fosse, não era exatamente o que eles originalmente tinham em mente para Monkey Island 3 porque muitas de suas ideias anteriores já tinham sido incluído em outras sequências.
“Se eu fizesse o Monkey Island 3 real, as pessoas diriam: ‘oh, você está apenas copiando [Escape from Monkey Island], você está apenas copiando [The Curse of Monkey Island]”, disse ele. “Eu não acho que você pode fazer esse jogo”. No entanto, ele acrescentou: “uma das coisas que foi muito importante para mim sobre isso foi que eu queria que o jogo começasse bem no final de Monkey Island 2, quando você entra naquele parque de diversões. Eu queria que o jogo começasse ali”.
Quando solicitado para confirmar se essa será a primeira cena de Return to Monkey Island, Gilbert respondeu: “Sim, esse foi o meu único critério, precisamos começar o jogo lá. Eu não quero entrar em todos os detalhes, mas começamos por aí, e então leva muitas voltas e reviravoltas estranhas que você esperaria de nós”.
Gilbert e Grossman também confirmaram que o jogo verá Guybrush retornando à Ilha Mêlée, o local icônico onde a primeira metade do original se passa.