World War Z: Aftermath – Review

Facebook
Twitter
WhatsApp

World War Z é um jogo multiplayer lançado em 2019 pela Saber Interactive. Baseado nas produções de mesmo nome, o jogo conta a história de como o mundo foi alvo de um vírus mortal que transformou a maior parte da população mundial em zumbis. Agora, World War Z: Aftermath traz de volta toda a matança desenfreada vista há dois anos no título base, mas com todos os conteúdos extras já lançados até aqui.

Nós do PSX Brasil já analisamos o jogo original, tendo isso em vista, este review terá como foco principal os conteúdos adicionais e aprimoramentos gráficos, que sofreram uma evolução desde o lançamento original.

World War Z: Aftermath
Uma das novas adições ao jogo é a perspectiva em 1ª pessoa, que pode ser alterada a qualquer momento durante a partida. Fonte: PS5 Create

World War Z: Aftermath não traz uma narrativa profunda sobre os acontecimentos que envolvem a propagação do vírus pelo mundo. Dividido em episódios, você deve passar por cada um deles, com diferentes personagens e histórias.

Um dos pontos criticados na análise passada, foi a falta de um checkpoint. Algo que, inclusive, não foi adicionado, mesmo depois de tanto tempo. Tudo bem que os cenários são bem curtos, mas é desesperador saber que você precisa voltar tudo de novo caso morra em algum momento, principalmente quando se está jogando em níveis mais avançados de dificuldade.

Como cada história é individual, a maioria delas não possui continuidade nos episódios posteriores. Ao fim de cada um deles, os sobreviventes supostamente fogem, mas você nunca sabe, de fato, se eles realmente conseguiram escapar ou algo aconteceu no meio do caminho. Mas nem todo final precisa de um desfecho para ser bom, certo?

World War Z: Aftermath
Cada episódio conta com três cenários distintos. Fonte: PS5 Create

Como dito anteriormente, a maioria das histórias não dão continuidade, porém, com a adição de dois novos episódios, alguns personagens voltaram para trazer um pouco mais de ação.

Os episódios que se passam no Vaticano e Rússia, são um colírio para os olhos no quesito beleza. Com os diversos updates, World War Z: Aftermath agora roda a 60 FPS em 4K, trazendo uma dinâmica muito mais fluída e interessante de se ver do que aquele jogo de dois anos atrás. Porém, alguns problemas ainda persistem.

A versão de 2019 tinha muitas quedas de frames devido a grande quantidade de zumbis. Embora eles tenham melhorado esse ponto, agora existe um certo delay entre o tiro e o impacto. É estranho ver uma bala acertar um zeke e o mesmo continuar vivo, como se nada tivesse acontecido, e segundos depois, ele cair abruptamente. Os bugs ainda existem, e parece que estão um pouco piores do que antes.

Com exceção dos problemas técnicos, devo ressaltar que World War Z: Aftermath está lindo. Os novos cenários, em conjunto com as novidades desses mapas, fazem você ter uma nova perspectiva. Essa sensação de algo novo, no entanto, se acaba quando você volta aos cenários anteriores.

A premissa de World War Z: Aftermath não mudou. Ainda é preciso defender posições, coletar algumas coisas e fim. É repetitivo e, com o tempo, cansa. Claro, ter gráficos mais bonitos e um FPS estável agrega pontos, mas de nada adianta corrigir os erros do passado e cometer alguns novos.

Outro ponto negativo vai para o matchmaking. Na verdade, para os jogadores aleatórios que o jogo encontra nas partidas online. Eu perdi diversas vezes pela falta de comprometimento dos outros integrantes, pois eles ficavam brincando ou fazendo coisas aleatórias, como usar o famoso “friendly fire” para fazer graça.

Infelizmente (ou felizmente), se você quiser se divertir MESMO aqui, vai precisar juntar mais três amigos para jogar um cooperativo decente, já que até mesmo o modo off-line (com aliados controlados pela IA) se torna impossível e frustrante de ser jogado em modos mais avançados.

World War Z: Aftermath
Embora os gráficos estejam lindos, os efeitos das explosões continuam medíocres e não condizem com a capacidade real das armas. Fonte: PS5 Create

Para aumentar o fator replay e a diversão, foram adicionadas duas novas classes e modos em World War Z: Aftermath, desde o lançamento original.

As classes Mestre dos Drones e Vanguarda, são especializadas em tecnologia e defesa, respectivamente. Ambas tornam o gameplay bem diferente daquilo que os jogadores estão habituados, o que deixa a carnificina ainda mais divertida.

Já os dois novos modos servem como um “respiro” para a incansável exploração pelos mapas da história. No entanto, o que era para ser divertido, acaba cansando ainda mais pela repetição.

No modo Horda, você e mais três amigos devem defender uma base de várias ondas de zumbis. A cada nova rodada, a quantidade de zekes aumenta e, consequentemente, o número de inimigos mais fortes. É possível ganhar uma boa quantidade de dinheiro aqui, mas é preciso sobreviver durante muito tempo, e isso cansa muito. Ficar andando de um lado pro outro não é legal, e ter apenas um mapa para fazer isso deixa as coisas menos satisfatórias ainda.

O modo desafio, por outro lado, obriga o jogador a participar de embates com diversas restrições. Este aqui já é um pouco mais divertido, e ainda é possível ganhar moedas diferenciadas para adquirir armas especiais na loja.

World War Z: Aftermath
A maioria das armas podem ser adquiridas com as moedas convencionais, mas mesmo na versão otimizada, existem outras que ficam disponíveis apenas por DLC. Fonte: PS5 Create

World War Z: Aftermath é um bom jogo multiplayer, mas só se for jogado com amigos. A melhoria gráfica do jogo dá uma nova cara, e deixa tudo mais gostoso de se jogar. No entanto, mesmo com as adições e melhorias, ele permanece na lista de títulos que você deve esperar uma promoção para adquirir.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Saber Interactive

Veredito

World War Z: Aftermath tem gráficos lindos e é muito fluído, mas mesmo os modos e mapas novos não conseguem deixá-lo divertido o suficiente para jogar em partidas aleatórias ou offline. Esperar uma promoção para jogar com os amigos é a melhor alternativa para quem gosta do estilo.

75

World War Z: Aftermath

Fabricante: Saber Interactive

Plataforma: PS4

Gênero: Ação / Tiro

Distribuidora: Saber Interactive

Lançamento: 21/09/2021

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

World War Z: Aftermath has beautiful graphics and runs smoothly, but even with the new modes and maps it’s not fun enough to play offline or in random matches with strangers. Wait for a sale to play with friends is the best alternative for those who like this kind of game.

[/lightweight-accordion]

World War Z: Aftermath has beautiful graphics and runs smoothly, but even with the new modes and maps it’s not fun enough to play offline or in random matches with strangers. Wait for a sale to play with friends is the best alternative for those who like this kind of game.

Picture of Rui Celso

Rui Celso

Jornalista que decidiu se aventurar no mundo gamer desde o tempo em que as revistas eram a principal fonte de informação deste mundo do entretenimento. Hoje eu expandi meu universo e também faço parte do backstage deste universo atuando como Assessor de Imprensa. Só pra constar: Paper Mario é o meu jogo favorito da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo