Marvel e herdeiros de Steve Ditko lutam pelos direitos de Spider-Man e outros personagens
A Marvel e os herdeiros da lenda dos quadrinhos Steve Ditko estão em uma batalha legal pelos direitos de personagens como Spider-Man, Doctor Strange e vários outros.
O site Hollywood Reporter (via IGN) detalha uma luta que se seguiu pelos direitos de alguns dos maiores personagens da Marvel, enquanto os herdeiros dos criadores de quadrinhos buscam encerrar os direitos autorais da Marvel sobre esses personagens.
Os herdeiros de Ditko entraram com um aviso de rescisão do Spider-Man no mês passado, que é permitido para herdeiros sob a Lei de Direitos Autorais de 1976. Isso só pode ser feito depois de esperar um período definido e para criações atribuídas a outra pessoa ou entidade.
No entanto, a Marvel está contra-atacando, alegando que esses personagens foram criados sob contrato. Se provado, isso significaria que a Marvel – não Ditko – é a proprietária original dos direitos autorais e, portanto, não pode ter seus direitos sobre esses personagens rescindidos. É o mesmo caso que ocorreu com a DC Comics quando os criadores do Superman tentaram obter os direitos.
Curiosamente, a Disney contratou Dan Petrocelli da O’Melveny, que representou a DC com sucesso, para sua própria batalha legal. Da mesma forma, os herdeiros de Ditko estão sendo representados por Marc Toberoff, que representou os criadores de Superman, Jerry Siegel e Joe Schuster, em sua luta contra a DC.
Com base em casos anteriores, esta pode ser uma batalha difícil para os herdeiros, pois algo similar ocorreu com os herdeiros de Jack Kirby em 2013 e acabaram perdendo. Mas, é claro, tudo pode acontecer e, se for bem-sucedido, a Marvel pode perder os direitos de alguns de seus maiores Vingadores em junho de 2023.