Estúdio da Sony em Manchester desenvolvia projeto AAA para PS VR até ser fechado
Uma das desenvolvedoras da Sony Worldwide Studios quase não teve conhecimento do público. Agora, de acordo com o site Polygon, houve um período conturbado para uma desenvolvedora sob a tutela da Sony e que estaria desenvolvendo um título para o PS VR. Situado em Manchester, Inglaterra, a desenvolvedora começou como Sony Interactive Entertainment Europe’s Creative Development Group, responsável por testes, pesquisa e desenvolvimento de títulos futuros.
Sam Coates, já gerente da SIEECDG, foi integrado como diretor do estúdio, que passou a ter a supervisão de Eric Matthews e Mark Green, vice-presidente da Sony Worldwide Studios e Diretor de Pesquisas da Sony, respectivamente. A desenvolvedora então estaria com a direção formada em 2015 e teria o nome de Sony Manchester, mas com Coates situado em Manchester e Matthews e Green em Londres.
O primeiro projeto seria um jogo para PS VR similar a Desert Strike e teria o nome de CSAR: Combat, Search, and Rescue. O jogador controlaria um helicóptero, eliminaria inimigos em diversos locais e resgataria pessoas de zonas de guerra. Seria possível partir de um porta-aviões para diversas localizações e completar várias missões.
Nos primeiros anos, e por boa parte do tempo de desenvolvimento, o título foi bastante experimental e teve diversos protótipos sem entrar em produção total. Matthews e Green precisavam aprovar pessoalmente as várias decisões do projeto, mas só estavam em Manchester uma vez por mês. Em geral, a comunicação não era efetiva e muito do trabalho já feito quase sempre era descartado ou precisaria ter outra direção quando os líderes tomavam decisões. Por exemplo, desenvolver e aprovar um novo tipo de inimigo era um processo de diversos meses.
Devido ao baixo custo de manutenção do estúdio, a Sony nunca fez pressão sobre o trabalho e a desenvolvedora acabou ficando livre por bastante tempo. Sem muita direção e com um enorme tempo em pré-produção, desenvolvedores começaram a perceber que o projeto não iria sai do lugar e muitos se sentiam incomodados. Mesmo uma mudança para um local próprio foi postergado diversas vezes e os funcionários continuavam em um local temporário.
Em Julho de 2016, Sam Coates deixou a Sony Manchester. Vários outros funcionários já haviam saído do estúdio antes. Matthews e Green assumiram outras funções, mas ainda se mantinham em Londres. Em 2018, toda a equipe de design foi levada para Londres a fim de facilitar o processo de comunicação, o que se mostrou sem sucesso depois.
Quando Hermen Hulst assumiu a liderança da Sony Worldwide Studios em 2019 e posteriormente acontecendo um processo de avaliação e reestruturação, a Sony começou a demandar mais retorno do estúdio de Manchester.
Apesar de alguma evolução, havia o sentimento dentre os desenvolvedores que o projeto demorou demais a engrenar e que talvez teria sido tarde para isso. Em fevereiro de 2020 a Sony Manchester foi fechada, assim como a parte de design de Londres. Desenvolvedores então se alocaram em demais estúdios da Inglaterra, como a Lucid Games ou a Firesprite. Com isso, e muito provavelmente, CSAR: Combat, Search, and Rescue foi enterrado junto com a Sony Manchester.