Em meados de 2020 as desenvolvedoras SMG Studio e Devm Games juntas com a publisher Team17 lançaram Moving Out, jogo de multiplayer caótico onde o seu principal objetivo é de levar objetos de um local até o caminhão de mudanças. Você pode conferir nossa análise completa do título aqui.
E para quem achou que o título era curtinho e estava querendo uma continuação, agora em 2021 foi lançado o DLC Movers in Paradise, com novas fases normais, novos modos arcade e quatro novos personagens. Além disso, também foi lançado em outro patch o modo Moving In para algumas fases, onde o objetivo é retirar o os móveis do caminhão e colocar em seu devido lugar no local. Apesar de em algum momento citar esta atualização gratuita no texto, a avaliação final e nota desta análise serão atribuídos somente com relação ao DLC pago Movers in Paradise.
Explicando de maneira bem resumida o conceito do título e repetindo um pouco o que já apontei no jogo base, em Moving Out você faz parte da equipe de uma empresa de mudanças e precisa remover todos os objetos pedidos de um imóvel para o caminhão de frete. A corrida contra o tempo é primordial para se conseguir não só uma medalha de ouro, como também agora uma de platina! As mecânicas mantém as mesmas: itens pesados (que no modo multiplayer será necessário mais de um carregador para pegar), tetris para encaixar todos os objetos no caminhão e pontos de queda estão presentes novamente nos novos cenários.
Uma coisa que aconteceu comigo jogando a primeira vez foi que demorei para encontrar as fases de Movers in Paradise no jogo, então segue a dica: no mapa original, vá para a ilha principal e procure na direção sudeste um barco, que te levará para o mapa do DLC. Não é possível entrar direto pelo menu inicial nas opções de DLCs (lá existem apenas links para a loja). É preciso entrar normalmente no jogo através do continue para depois seguir para as novidades. E ah! Caso esteja há bastante tempo sem jogar, não se preocupe, haverá novamente um pequeno tutorial para relembrar da jogabilidade básica e também dar um pequena dica de algumas das adições.
E o que tem de novo neste novo mapa? Ambientado em um mapa de uma ilha paradisíaca, todas as fases possuem o estilo mais tropical ou em um cenário aventureiro, como ruínas antigas, algo totalmente diferente do jogo base focado em áreas urbanas, fazenda e até mesmo o espaço. Sendo assim teremos caranguejos, lêmures, ondas, jatos de água e até mesmo cipós que roubam os objetos de sua mão como algumas das novidades que chegaram para dar uma variedade no gameplay e ainda complicar um pouco a vida de cada um dos jogadores.
Um ponto dentre as diversas implementações a se destacar é a mecânica nova do pequeno ventilador. A partir de um certo momento de Movers in Paradise será possível utilizar o item para empurrar objeto na direção desejada. A utilização certa do mini ventilador poderá ajudar a economizar bastante tempo em algum cenário, sendo obrigatória sua utilização em algumas fases para se conseguir levar certa mobília para o caminhão ou até mesmo revelar segredo escondidos nas diversas ruínas da ilha. Há também algumas certas características peculiares em algumas das fases que tornam o gameplay ainda mais diversificado e você não sinta em momento algum que está jogando a mesma coisa ou que os mapas são repetidos.
Alguns outros fatores que já tinham no game ainda se aplicam a esta DLC, como as excelentes opções de acessibilidade, que não só permitem adaptar alguns desafios ou aumentar o tempo necessário para se completar uma fase no jogo, mas também permite fazer adaptações no formato de fonte e tamanho, permitindo que mais pessoas consigam desfrutar do game, aproveitando e lembrando que o título também conta com tradução em português BR. E se você busca uma maior dificuldade, os desafios extras de cada fase continuam após o término da mesma e também a a pontuação de platina, que foi disponibilizada em um update um tempo depois após o lançamento do jogo. Se conseguir ouro em alguns cenários já era difícil, quem diria platina.
Além de Movers In Paradise, o jogo também sofreu algumas atualizações gratuitas interessantes durante este seu primeiro ano. Além do update 1.2 citado acima que trouxe não só o tempo de platina para aumentar dificuldade mas também correção de bugs, dancinhas e um novo personagem jogável, tivemos no começo do ano a atualização Moving In, que criou um modo especial para algumas fases do cenário original. Apesar de ainda preferir o modo original de Moving Out, confesso que achei bem legal a ideia de jogar num estilo de “modo reverso”, dando maior longevidade para o título. Espero que durante este segundo ano tenhamos mais atualizações gratuitas com novidades interessantes.
Sobre o preço valer a pena por tudo o que vem, serei bem sincero: desde o ano passado os jogos aumentaram bastante na PS Store Brasileira e ainda assim acredito que a DLC tenha saído por um preço justo, em especial se comparado com outros jogos que entregam menos por mais. Caso ainda ache que não compensa pagar 40 reais agora, espere uma promoção, mas se você gostou de Moving Out, pegue Movers in Paradise sem dúvida alguma. Esta expansão pega um jogo que já era bem completo e divertido e consegue deixá-lo ainda melhor. Não há como se arrepender.
DLC analisado no PS5 com código fornecido pela Team17.
Veredito
Movers in Paradise traz divertidas novas fases para Moving Out, acrescentando novos desafios de mudança e tornando um título que já era interessante ainda melhor.
Movers in Paradise brings exciting new levels to Moving Out, adding new challenges and making a game that was already very interesting even better.
[/lightweight-accordion]