Jack em Mass Effect 2 possui apenas opções heterossexuais por pressão da mídia
Segundo um dos roteiristas de Mass Effect 2, Brian Kindregan, Jack foi concebida como uma personagem pansexual, mas só existem opções de romance heterossexual supostamente devido às críticas que o primeiro jogo recebeu de um painel da Fox News devido às cenas de sexo.
Em uma entrevista ao The Gamer, Brian Kindegran disse que a personagem era “essencialmente pansexual por boa parte do desenvolvimento desse romance”. Há referências nos diálogos de Mass Effect que sugerem o interesse de Jack em homens e mulheres, o que fez com que fãs se perguntassem por que Jack só pode se relacionar com um Shepard masculino.
“Mass Effect foi pesadamente e injustamente criticado nos EUA pela Fox News”, conta Kindegran ao site, fazendo referência a um painel de 2007 sobre o uso de cenas de sexo no primeiro jogo.
“A equipe de desenvolvimento de Mass Effect 2 era bastante progressiva e tinha a mente aberta, mas acho que havia um receio contínuo de que se Mass Effect, que tinha apenas um relacionamento gay, Liara – que, no papel, não era tecnicamente gay porque ela é de uma espécie de um único gênero – eu acho que havia um medo de que, se isso gerou críticas, Mass Effect 2 teria de ser mais cauteloso”, explica.