Hideaki Nishino se torna o único CEO da Sony Interactive Entertainment; Hiroki Totoki é promovido

De acordo com a Variety, a Sony anunciou que Hiroki Totoki será promovido ao posto de CEO, enquanto Hideaki Nishino assume as rédeas da Sony Interactive Entertainment como CEO solo da unidade que abriga a PlayStation.
A mudança corporativa, efetiva em 1º de abril, foi aprovada nesta terça-feira à noite pelo conselho de diretores da gigante de eletrônicos e entretenimento em Tóquio. Totoki, um veterano de 38 anos da Sony que mais recentemente atuou como diretor de operações e diretor financeiro, sucederá Kenichiro Yoshida como líder da empresa que é um pilar do cenário empresarial no Japão.
Totoki atuará como presidente e CEO da Sony Corp. A transferência de Yoshida para Totoki também vem com uma reestruturação das fileiras de negócios seniores. A Sony Pictures Entertainment, o posto avançado da empresa em Hollywood, viu uma transição de liderança no início deste mês, quando Ravi Ahuja assumiu as funções de CEO de Tony Vinciquerra.
Nishino foi promovido a CEO do Grupo de Negócios de Plataforma da Sony Interactive em maio de 2024. Ele compartilhou a supervisão do fabricante do PlayStation com Herman Hulst, que era CEO do grupo de negócios de estúdio da divisão. Essas nomeações foram feitas após a saída do CEO Jim Ryan. A elevação de Nishino ao posto mais alto supervisionando toda a SIE pegou os observadores da indústria de surpresa.
“Estou realmente honrado em assumir o comando da Sony Interactive Entertainment. Tecnologia e criatividade são dois dos nossos maiores pontos fortes, pois continuamos a focar no desenvolvimento de experiências que proporcionam entretenimento para todos. Continuaremos a desenvolver a comunidade PlayStation de novas maneiras, como expansão de IP, ao mesmo tempo em que oferecemos o melhor em inovação tecnológica”, disse Nishino. “Quero agradecer a Hermen por sua experiência e liderança enquanto ele continua seu papel como CEO do Studio Business Group. Sou profundamente grato à comunidade PlayStation e seu apoio contínuo e estou muito animado com o que o futuro reserva”, disse Hideaki Nishino, CEO do Platform Business Group.
Nishino atuará como presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, além de atuar como CEO do Platform Business Group e CEO do Studio Business Group. A Sony disse que Hulst continuará a “liderar o desenvolvimento, a publicação e as operações comerciais do conteúdo original da SIE”. Ele também será responsável por impulsionar o esforço da Sony para que a SIE trabalhe com a Sony Pictures no desenvolvimento de adaptações de suas franquias de jogos como programas de TV, filmes e outras mídias por meio da PlayStation Productions.
Segundo um comunicado da Sony, Hulst continuará atuando como CEO do Studio Business Group (e não de toda a Sony Interactive Entertainment) e se reportará a Nishino.