Capcom experimenta IA generativa para construir ambientes in-game

A Capcom está experimentando IA generativa para criar as ‘centenas de milhares’ de ideias necessárias para ambientes de jogo.
Em uma nova entrevista com o Google Cloud Japan (via IGN), Kazuki Abe, diretor técnico da Capcom que trabalhou em grandes títulos como Monster Hunter: World e Exoprimal, explicou como a empresa está experimentando a implementação de IA em seus processos de desenvolvimento de jogos.
“Uma das partes mais demoradas e trabalhosas do desenvolvimento de jogos é criar centenas de milhares de ideias exclusivas”, explicou Abe. Ele acrescentou que designs para coisas como televisores exigem seus próprios designs, logotipos e formas exclusivos. “Incluindo os não utilizados, acabamos tendo que criar centenas de milhares de ideias”, ele continuou.
Várias propostas são necessárias para os milhares a dezenas de milhares desses tipos de objetos por jogo, e cada proposta inclui ilustrações necessárias para comunicar a ideia ao diretor de arte e aos artistas, bem como texto, explicou Abe.
Vendo espaço para melhorias de eficiência, Abe criou um sistema em que a IA generativa poderia ler vários documentos de design de jogos e uma IA poderia produzir as ideias, aumentando a velocidade e a eficiência do desenvolvimento, fornecendo feedback para si mesma no processo e refinando ainda mais a saída.
Seu protótipo, que explora vários modelos de IA, como Google Gemini Pro, Gemini Flash e Imagen, aparentemente recebeu feedback positivo das equipes internas de desenvolvimento. O resultado da implementação do modelo de IA acabaria por “reduzir os custos significativamente” em comparação a fazê-los todos manualmente, ao mesmo tempo em que melhoraria a qualidade.
No momento, a experimentação da Capcom com modelos de IA parece estar limitada apenas a este sistema, deixando outros aspectos do desenvolvimento de jogos, como ideação, jogabilidade, programação e design de personagens firmemente nas mãos de humanos.