Honkai: Star Rail – Versão 3.0 – Impressões

Apesar de jogar em plataformas mobile nunca ter sido minha principal escolha, ainda assim foi impossível não fazer com que a minha carreira com os famosos jogos com mecânicas de “gacha” fosse longa. Com anos (e anos) dedicados a alguns dos mais importantes expoentes do gênero como Fire Emblem heroes, War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius e Dissidia Final Fantasy: Opera Omnia, tempos recentes me fizeram “fugir” e resistir a alguns dos mais importantes expoentes recentes, mesmo reconhecendo a altíssima qualidade deles, especialmente os vindos da Hoyoverse.
O principal deles sempre foi Honkai: Star Rail, um jogo que parecia tão perfeitamente construído para jogadores como eu que eu tinha certeza que seria fisgado por ele. Essa resistência acabou sendo quebrada quando fomos convidados pela Hoyoverse para testar a vindoura versão 3.0 de HSR, e, bem, tendo colocado algumas dezenas de horas no novo conteúdo (e quase uma centena no jogo base em paralelo para entendê-lo melhor), é fácil diagnosticar que eu estava certo. Afinal, o conteúdo que espera os jogadores nessa nova atualização supera até mesmo alguns jogos completos recentes. Antes de tudo, cabe apontar que a versão que testamos é baseada no acesso antecipado para mídia e pod ter algumas diferenças da versão final.
Como vem sendo tradição em HSR, o patch 3.0 traz um novo planeta a ser explorado: Amphoreus. O Expresso Astral parte para lá sob a orientação de Cisne Negro para tentar desvendar mais sobre os mistérios por trás dos Aeons (e reabastecer seu Combustível do Desbravamento), especialmente quais são os Caminhos responsáveis pelos acontecimentos vistos nos últimos patches. No entanto, ao chegar lá, o Desbravador e sua equipe acabam se dando conta que esse corpo celeste misterioso envolto em um vórtice caótico é ainda mais diferente do que parece.
Uma das grandes diferenças aqui é que o povo de Amphoreus, vivendo na pólis de Okhema, não conhece o conceito dos Aeons, mas adorando divindades conhecidas como Titãs. Cabe ao Expresso Astral então tentar entender o que está acontecendo e ameaçando esse mundo e decidir sobre como proceder durante sua Expedição de Desbravamento para desvendar mais esse intrigante mistério universal.
O que pudemos jogar da história nos cativou bastante e consegue prender a atenção do jogador. A equipe da Hoyoverse tem feito um trabalho excepcional em tornar cada um dos planetas que chegam com esses patches bem distintos entre si e, se os nomes não foram indícios suficientes, traz dessa vez um sabor mais greco-romano para HSR. Ao longo de diferentes regiões como o Abismo do Destino, Okhema e Castrum Kremnos, Amphoreus é um lugar muito legal de se explorar, tanto pela beleza dos mapas como pela narrativa que vai seguindo por caminhos ainda não vistos nos patches anteriores.
Dito isso, não espere ver tudo que Amphoreus tem logo nesse patch 3.0. Esse novo arco narrativo promete ser o maior que o jogo já teve até aqui, se iniciando nessa atualização e caminhando até a versão 3.7, então, embora essa primeira parte da Missão de Desbravamento seja ótima, ela ainda não está concluída e vários mistérios só serão melhor trabalhados e explorados futuramente. Mas, como dito, o que pudemos testar nessa versão por si só merece elogios.
Como toda versão de HSR, o interesse não está só no novo conteúdo, mas também nos novos personagem que ela traz e, bem, a estrela do show aqui merece essa nomenclatura. A Herta, a verdadeira identidade por trás da querida marionete presente desde a versão 1.0 e a membro #83 da Sociedade de Gênios, é tão excepcional como seria de se esperar. Seguindo o Caminho da Erudição e trazendo habilidades do tipo Gelo,
A Herta é uma excelente DPS graças as suas habilidades de Dano em Área, já que ela permite usar um tipo de status chamado de Interpretação, o qual pode ser aumentado com ataques das outras unidades e potencializa ainda mais os ataques d’A Herta. Sua Perícia Suprema é excelente também para combates contra unidades de Elite, já que permite redirecionar os acúmulos de interpretação para essas unidades e causar dano massivo de Gelo à todos os inimigos-alvo.
O outro personagem 5 estrelas que pudemos testar foi a versão d’o Caminho da Recordação do Desbravador. Essa versão com poderes de Gelo é bem útil para a campanha, especialmente para os jogadores que não forem abençoados pelos deuses do gacha com A Herta, e traz a maravilhosa Mem, uma nova companheira para a equipe e que auxilia o Desbravador em combate. Mem vai recuperando energia ao longo da batalha e, ao preencher a barra, tem acesso ao Suporte da Mem, que faz com que um personagem aja imediatamente e cause Dano Verdadeiro adicional. O restante do kit é bem dentro do esperado, mantendo o Desbravador funcional para quem quer mantê-lo na party, mas não necessariamente sendo obrigatório o seu uso.
Infelizmente, não tivemos acesso à terceira nova personagem dessa versão, Aglaea. Como ela só estará disponível no banner da segunda metade dessa versão, a personagem ainda não estava jogável, mas foi possível ver bastante do seu charme e personalidade ao longo da história. Não vamos entrar em detalhes para evitar spoiler, mas ela tem um papel fundamental no que está acontecendo em Okhema e deverá conquistar os jogadores mesmo antes de estar disponível para compor as suas equipes.
Por fim, essa versão traz algumas boas melhorias, como o aumento do Poder de Desbravamento para 300, a inclusão de um novo item de mobilidade chamado Ânfora Voadora, melhorias para o sistema de progressão automática com a inclusão de um Guia de Melhoria que apresentará recomendações sobre todos os pontos importantes da construção do seu personagem e a adição de dois itens que permitem modificar as suas Relíquias e devem ajudar bastante aqueles mais dedicados ao conteúdo de endgame de HSR.
Dito tudo isso, a versão 3.0 de Honkai: Star Rail tem tudo para ser mais uma importante e marcante atualização para esse excepcional título da Hoyoverse. Mesmo já tendo jogado-o, mal posso esperar para retornar e vivenciar tudo de novo, testando novas composições de equipe e tudo mais já que, apesar de por muito tempo ter resistido, o conteúdo ao qual tivemos só prova que HSR é facilmente um dos melhores títulos disponíveis no mercado.
Preview realizado com acesso antecipado à Versão 3.0 de Honkai: Star Rail fornecido pela HoYoverse.