Sony Interactive Entertainment continuará adquirindo desenvolvedoras e levando jogos first-party ao PC
De acordo com um relatório lançado recentemente pela Sony Interactive Entertainment, a companhia planeja “continuar investindo ou adquirindo companhias com criatividade abundante e tecnologias de ponta para aprimorar a Worlwide Studios”, assim como “explorar expandir nossos títulos first-party à plataforma PC”.
Veja abaixo o que a companhia disse no relatório referente a esses dois assuntos.
Segmento de jogos e serviços de rede
Os jogos são o IP de conteúdo principal para o segmento de jogos e serviços de rede. Os títulos originais, desenvolvidos e vendidos pelo proprietário da plataforma são particularmente importantes como IP de conteúdo para criação de valor e ganhos futuros. Além de melhorar o pessoal e o ambiente de trabalho em seus próprios estúdios, a Sony Interactive Entertainment (SIE) continua a investir em, ou adquirir, empresas com criatividade abundante e tecnologias de ponta para aprimorar a Worldwide Studios (WWS), uma associação de estúdios first party de produção de títulos. Mais recentemente, em agosto de 2019, a Insomniac Games foi adquirida, um parceiro de longa data da Sony que desenvolveu muitos títulos de sucesso. Em 31 de maio de 2020, a WWS possui 14 estúdios e se tornou uma das redes de desenvolvedores de jogos líderes do mundo. Com séries de sucesso como The Last of Us, God of War e Uncharted, é um motor forte para a produção de conteúdo IP.
Títulos de terceiros, ou seja, IP desenvolvido por desenvolvedores de software de jogos fora do Grupo Sony, também desempenham um papel importante em aumentar indiretamente o apelo da plataforma PlayStation e sua comunidade de usuários. A Sony oferece várias formas de assistência, como compartilhamento de suas bibliotecas e suporte técnico aos criadores, incluindo estúdios independentes, para facilitar o melhor ambiente de desenvolvimento de jogos possível.
Direção estratégica
Para reforçar o IP de conteúdo, a SIE irá acelerar o aprimoramento e o lançamento de seu portfólio de títulos exclusivos do PlayStation. Como resultado da cooperação com o desenvolvimento interno e empresas parceiras, a venda de títulos de software PS4 continua a crescer e a intenção é aprimorar ainda mais a linha com conteúdo atraente. Junto com isso, um maior crescimento na receita recorrente será alcançado por meio de vários aprimoramentos de serviço de rede.
Através da introdução de novas tecnologias em velocidade, sensação táctil e som, podemos melhorar ainda mais a experiência exclusiva disponível no PS4 e almejar fazer do PS5 um console verdadeiramente de última geração, proporcionando experiências de jogo que não eram possíveis antes. Os jogos para o PS5 que oferecem essa nova experiência de jogo estão sendo feitos por desenvolvedores first, second e third parties, e planejamos apresentar uma linha atraente de títulos para nossos usuários.
Na execução dessas estratégias, maior ênfase será colocada no envolvimento do usuário. A SIE planeja fornecer conteúdo para uma variedade de gêneros e formatos de jogos e fazer avanços em experiências interativas únicas e envolventes, como VR. Ao mesmo tempo, a SIE visa criar uma melhor experiência do usuário, melhorar a usabilidade e fortalecer o uso da análise de dados. Fazer o melhor uso de parcerias novas e existentes e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento será importante para alcançar novas expansões em escala. Mantendo a dinâmica e o ecossistema que o PS4 construiu até agora, promoveremos uma transição suave para o PS5.
A SIE visa atingir um crescimento robusto da receita, acelerando o ciclo virtuoso que foi estabelecido para a plataforma PlayStation. Isso envolve aumentar os usuários ativos e o tempo de jogo, aprimorando os serviços de rede e reforçando o IP de conteúdo para que os consumidores selecionem o PlayStation como sua plataforma de escolha. Os resultados desejados incluem o crescimento de usuários ativos, retenção mais forte e um ciclo de conversão de caixa mais curto, do qual pode-se esperar um fluxo de caixa expandido. Exploraremos a expansão de nossos títulos próprios para a plataforma de PC, a fim de promover um maior crescimento em nossa lucratividade.