Lançado em 2018, Overcooked! 2 chegou para consolidar o sucesso e o conceito de multiplayer caótico criado por seu antecessor. O prato principal mantém-se o mesmo, mas com alguns acompanhamentos, temperos opcionais e uma boa sobremesa. A receita foi tão bem aprovada pela equipe do PSX Brasil que o título levou o prêmio de melhor jogo indie de 2018 pelo site.
Para manter o jogo vivo nos últimos dois anos, a Ghost Town Games junto com a Team17 anunciaram diversão atualizações, desde um modo New Game+, níveis novos gratuitos, DLCs pagos e um season pass. De atualização gratuitas tivemos: Kevin’s Christmas Cracker (5 fases), Chinese New Year (7 fases), Winter Wonderland (5 fases) e Spring Festival (5 fases). Já os DLCs pagos foram: Surf ‘n’ Turf (13 fases), Campfire Cook Off (12 fases), Night of the Hangry Horde (20 fases) e Carnival of Chaos (15 fases), sendo os três últimos parte do pacote de temporada.
Chegamos em 2020 e após sua última atualização gratuita em janeiro, foi lançado o Overcooked! 2: Gourmet Edition, que nada mais é que um pacotão com o jogo completo atualizado e todas as DLCs pagas. Não há nenhum conteúdo novo nesta versão, apenas tudo já lançado anteriormente. Ou seja, caso já tenha o jogo base, é recomendado que compre as DLCs isoladamente. Infelizmente esta edição não contém o kit com alguns chefs extras que foi dado de brinde na pré-venda em 2018. Esta análise dará um overview completo do jogo com alguns detalhes a mais dos últimos conteúdos lançados que não fizemos um review separado.
E se você está caindo de paraquedas aqui e nunca nem ouviu falar da série Overcooked, te apresento o jogo mais caótico e com um dos melhores multiplayers locais dos últimos tempos. A ideia é bem simples: você é um chef no Onion Kingdom e precisa ir aos poucos melhorando suas habilidades culinárias. Em toda fase é preciso preparar, cozinhar e entregar os pedidos que são feitos. Parece simples? Talvez só o primeiro mapa, onde só é preciso cortar sashimis. Conforme o jogo vai avançando a complexidade vai aumentando e são introduzidos elementos que ajudar a semear o caos na cozinha.
É praticamente impossível jogar este jogo com mais três pessoas e não viver um cenário de gritaria. Se está jogando o modo história ou arcade, é preciso coordenar muito bem a equipe para fazer as entregas na ordem certa e assim manter um bom combo de gorjetas. Usar a função de arremessar ingredientes acaba sendo algo mais do que necessário e unindo com o desespero do botão de correr, é bem provável que alguém caia do mapa, faça uma mistura errada na panela ou incendeia a cozinha inteira. Dizem que algumas amizades podem não sobreviver a este jogo.
Pensando ainda no multiplayer, Overcooked! 2 além do modo local que pode ser usado também a opção de um controle para duas pessoas (cada um de um lado), o jogo também nos traz um multiplayer online tanto no modo história como nos arcades (uma fase aleatória de alguma temático) e no novo modo versus, que é onde o jogo deixa de ser cooperativo e passa a ser competitivo. Algumas das atualizações também incluíram outras opções de cenários competitivos, mas não muitos, a opção ainda é bem restrita se comparado com a quantidade de fases no modo normal do jogo. Uma curiosidade interessante é que se você tiver alguma DLC, você pode jogar online com um amigo que não a tenha, apenas convidando-o para o grupo.
A primeira atualização importante do jogo foi a adição do New Game +, que não é de fato começar um novo jogo em si. Uma das principais criticas feitas era que Overcooked! 2 era bem mais fácil que seu antecessor, principalmente jogando em dupla (mesmo considerando a adaptação de dificuldade pela quantidade de jogadores). Uma pessoa que já conhecia bem as mecânicas do jogo não teria muita dificuldade em apenas uma rodada já conseguir as três estrelas até mesmo da fase final. Aí que entra esse update: ao terminar a história, uma quarta estrela é liberada como desafio para todos os cenários, e é aí que a situação fica realmente tensa, já que um simples atraso de um segundo poderá afetar sua pontuação.
Os episódios gratuitos foram a cereja do bolo para todos os jogadores. Contrariando o padrão de grande parte do mercado que entrega atualizações gratuitas bem simples, Overcooked! 2 chegou com 4 episódios ricos em um conteúdo diferenciado, novas receitas e novos chefs. Apesar das temáticas se repetirem um pouco (2 episódios voltados para o inverno e 2 para culinária chinesa), ainda assim as atualizações conseguem se diferenciar de sua equivalente no ano anterior. Espero que continuem com esta tradição e nos tragam um novo episódio gratuito em dezembro.
Falando um pouco dos conteúdos pagos, o primeiro lançado foi Surf ‘n’ Turf, com um nível de dificuldade básica já bem maior que a da campanha principal. A adição da pistola d’água para lavar pratos ou copos pode até parecer algo que ajuda, até você sem querer empurrar outro chef na piscina com isso. O grill também não funcionará direito se alguém não ficar o tempo todo monitorando sua temperatura e aumento com o fole quando necessário. Falei também da onda? Em um cenário específico se você não tirar suas coisas a tempo em alguns momentos, o mar levará tudo que você fez embora e será necessário refazer tudo novamente. Em alguns casos pode ser até melhor reiniciar a fase.
Já na primeira parte do season pass, Campfire Cook Off, tivemos uma expansão completa focada no conceito de acampamento. Então, sim, pode ter certeza que grande parte das receitas envolvem marshmallows. E para fazê-los é preciso utilizar o método tradicional: colocar na fogueira! E seguindo o conceito anterior do fole, mas complicando um pouco mais, nas fogueiras é necessário cortar e colocar lenha para manter o fogo aceso.
Somando a complexidade da fogueira, também foram introduzidas as mochilas, que funcionam da mesma forma que o depósito de alimentos, só que elas precisam ficar em um jogador para serem acessadas. Quando se joga solo pode não ser um grande problema, já que um dos chefs automaticamente ficará parado enquanto você troca para o outro, mas caso esteja jogando em grupo… correria e caos na certa!
O carro chefe das expansões está com certeza em Night of the Hangry Horde. Este episódio que é o maior dos lançados até o momento (e consequentemente o mais caro) é o que diria que é uma sequência bem próxima da história em si do jogo base. Com uma temática de terror, os Unbreads voltam a ser destaque por aqui e alguns dos novos chefs são um vampiro e um lobisomem. Além de diversos novos pratos, no lugar de cortar manualmente os ingredientes em algumas fases é preciso utilizar uma guilhotina para cortar vários itens de uma vez só.
Mas a principal novidade é um formato novo no gameplay: o modo horda. Com 8 fases, as hordas são cenários que você precisa alimentar os zumbis enquanto eles tentam invadir e destruir sua cozinha. A pontuação não se dá pelo dinheiro, este é usado para consertar os portões que os inimigos tentam quebrar, mas sim pelo percentual de qualidade da cozinha ao fim de todas as entregas. Ou seja, para conseguir três estrelas nenhum dano pode passar dos portões. Como não há como deixar a cozinhar mais a salva que 100%, neste modo não existe quarta estrela de new game +.
Não há tempo cronometrado e os ataques vem em ondas. São três tipos de zumbis que são apresentados durante a DLC, aumentando gradativamente a dificuldade. As pimentas possuem ataques rápidos, enquanto as maçãs que são mais lentas podem destruir os portões com apenas três golpes. Essas são provavelmente as fases mais difíceis de todo Overcooked!2, incluindo todas as atualizações. No último cenário é comum de se gastar mais de meia hora defendendo sua cozinha e ainda assim perder bem no final da última horda.
Finalizando a season pass tivemos o Carnival of Chaos, que leva este nome por ter uma temática no estilo de circo/parque itinerante (carnival). O prato se torna uma bandeja e a maioria dos pratos são fast food. Em alguns casos você ainda precisa complementar as refeições com ketchup ou mostarda. Também foi introduzida a máquina de bebidas para finalizar o combo do lanche. E se você pensa que não há mais nada a se acrescentar, BOOM! Um canhão surge para te ajudar a chegar em lugares não acessíveis do picadeiro.
De uma maneira geral, Overcooked! 2 se mantém divertido mesmo após dois anos de seu lançamento. Apesar do matchmaking para partidas versus públicas online não estar mais que nem antigamente, a proposta principal do jogo nunca foi essa, sendo apenas um plus e algo que ainda assim se torna mais divertido com seus amigos. Para um jogo que já era completo por si só, todas as atualizações acrescentaram algo novo e deram um toque especial para cada cenário. O investimento em todo o conteúdo vale, sendo quase que um pacote essencial para qualquer jogar de video-game.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Team17.
Veredito
Overcooked! 2: Gourmet Edition é um pacote completo que entrega como extra todos os pequenos detalhes que os jogadores sentiram falta no lançamento do jogo. Como um dos melhores multiplayer dos últimos anos, é um jogo essencial na biblioteca de qualquer pessoa.
Overcooked! 2: Gourmet Edition is a complete package with all the little details that the players missed when the game was released, proving that it is always possible to improve something that was already good. As one of the best multiplayer games over the last years, it is an essential game in anyone’s library.
[/lightweight-accordion]