Imagine um mundo bem louco no estilo de Goat Simulator. Agora pegue o conceito de entregas de Death Stranding, misture com as cores e o desespero de Moving Out e esqueça tudo o que você aprendeu sobre Leis da Física na sua vida. Pronto! Você acabou de entender de maneira rápida o que é Totally Reliable Delivery Service.
Produzido pela We’re Five Games e distribuído pela tinyBuild, em Totally Reliable Delivery Service você vive a função de um funcionário em uma empresa de entregas e precisa levar os produtos em seus respectivos objetivos. Se fosse apenas só isso, perfeito, mas infelizmente seu personagem não te obedece exatamente como você gostaria e a física faz com que você SEMPRE esteja cambaleando ou em alguma posição totalmente improvável enquanto se segura em um objeto ou carrega um pacote. Sendo assim, uma simples tarefa de levar uma caixa a míseros 10 metros de distância pode se tornar algo longo, difícil e estressante. Muito estressante.
Para entender melhor o motivo de tanta irritação, vamos começar com os controles do jogo. Com os botões L2 e R2 você estica, respectivamente, seu braço esquerdo ou direito para “grudar” em algo. Já com os botões L1 e R1 você levanta estes mesmos braços. Como seu personagem é desengonçado, em alguns momentos é preciso apertar o botão de pular para dar aquele ajeitada na caixa em sua mãos. Não vamos esquecer também, é claro, da necessidade de apertar o botão de correr para conseguir chegar no local de entrega a tempo, do analógico esquerdo para se locomover e do direito para movimentar a câmera. Totally Reliable Delivery Service é um verdadeiro Twister para mãos. E se você consegue dominar esta habilidade, parabéns! Será possível completar 20% das entregas.
Existem três principais modelos de desafios de entrega: padrão, itens frágeis e perigosos. No modo convencional a pontuação é dada pelo tempo, que varia de acordo com a dificuldade de cada uma, e você pode (e deve) fazer de tudo para levar o objeto o quanto antes ao destino. Já com itens frágeis não há temporizador, porém qualquer toque diferente em outras superfícies pode danificar o produto, reduzindo seu percentual de qualidade e, assim, sua pontuação. Já a de itens perigosos é semelhante a padrão, você precisa entregar o objeto o quanto antes, mas se você bater algumas vezes em outras superfícies: BOOM! Seu item será será destruído e o entregador provavelmente voará para bem longe.
No jogo também é possível dirigir diversos veículos diferentes, desde um simples carrinho de golfe até um helicóptero tão desengonçado como o entregado. Como os locais de entrega na maioria das vezes não são acessíveis, em algumas missões o uso de uma empilhadeira para acessar um local alto ou de um balão para chegar ao topo de um dirigível que circula a ilha é mais do que obrigatório. Em alguns casos você precisará usar as duas mãos para pilotar e o grande desafio será encaixar o o produto no veículo de uma forma que ele não caia ao movimentar-se.
Em cada entrega realizada com sucesso você com um troféu bronze, prata ou ouro, que variam de acordo com a pontuação do desafio. Ao coletar um número específico deles é possível desbloquear carros na sua garagem que podem ser usados a qualquer momento. Além disso, em um certo ponto do jogo é possível liberar uma segunda garagem que dá acesso a outros veículos exclusivos. Junto com os troféus, seu pagamento merecido também é efetuado e com ele é possível personalizar seus automóveis.
A personalização de Totally Reliable Delivery Service não se dá somente nos veículos. É possível acessar o menu e alterar o seu visual de diversas formas, do rosto até outras peças de roupa. Infelizmente essa customização é bem fraca e cansativa, sendo mais prático (e algumas vezes divertido) apertar o botão para randomizar a escolha e variar um pouco o visual. Conforme mais entregas são feitas, mais desbloqueios são feitos no guarda-roupa.
Algumas entregas são extremamente difíceis de se fazer sozinho e isso acaba tornando o jogo chato, cansativo e extremamente irritante. Quando digo difícil, não falo de ser algo de se treinar ou que exija muita experiências, mas sim que seu personagem não te obedece da maneira correta ou a física perde totalmente o sentido. Não recomendo ter objetos perto enquanto joga caso sinta raiva o bastante para atirar na direção da TV. Apesar dessa “dificuldade” ser a proposta do jogo e torná-lo alguns momentos engraçado, a mecânica poderia ter sido melhor implementada e com controles simplificados. A linha entre diversão e estresse é cruzada extremamente cedo.
Umas das formas do jogo se tornar menos irritante é utilizar o modo multiplayer. É possível fazer as entregas em um grupo de até 4 pessoas, o que facilita bastante o trabalho. Missões com helicóptero, por exemplo, passam a ter uma chance maior de execução já que uma pessoa pode pilotá-lo com calma enquanto outra se encarrega de deixar o pacote a salvo. Além disso, provavelmente você dará umas boas risadas com seus colegas nas situações mais bizarras possíveis. Rir da desgraça alheia, quem nunca?
A opção de multiplayer se dá em uma partida local ou online. Como não existe um modo história e todas as missões podem ser repetidas, não há problema de um jogador experiente jogar com um novato. Só é possível abrir uma missão por vez no grupo, porém se esta entrega for realizada com sucesso, todos os integrantes recebem a pontuação, até aqueles que não participaram da mesma. No modo online o matchmaking não é bom. Tentei por diversas vezes entrar em salas abertas nos diversos servidores e sempre tive problemas para ingressar. Na maioria das vezes conseguia entrar na partida, porém estava sozinho no grupo.
Os gráficos do jogo são bem simples e coloridos, algo até bonito dado a proposta. A visão de longo alcance na maioria das vezes é ruim, não sendo possível ver de longe a beleza do jogo, ficando apenas a silhueta branca do objeto amostra. Outro grande problema é que o carregamento de algumas texturas complementares simples, como a grama, só acontece quando você está bem próximo. Neste momento isso deixa de ser um complemento visual e passar a atrapalhar o jogo, já que tampas de bueiro não são carregadas com antecedência e pisar em um pode significar a destruição de seu pacote.
De maneira geral, o jogo poderia ser muito melhor com a mesma proposta que já existe. Se os controles já são ruins para adultos, imagine para crianças. Totally Reliable Delivery Service é feito para ser engraçado e divertido, mas na maioria das vezes é irritante e tempo que poderia ser melhor aproveitado com outros títulos. Se você é um streamer/produtor de conteúdo que tem uma audiência que gosta de vê-lo passando muita raiva e gritando descontroladamente: esse jogo é para você. Pode ter certeza que o produto irá cumprir o seu papel. Para você, jogador casual, passe batido.
Junto com o lançamento também saíram três DLCs: Um com apenas com roupas extras, Dress Code, e outros dois que liberam novos locais no mapa, Cyberfunk e Stunt Sets. Como o jogo por si só já é cansativo, os três são desnecessários e recomendo passar longe. Caso ainda assim queira aumentar seu mapa, recomendo o Stunt Sets pois possui uma ambientação mais agradável. O cenário de Cyberfunk é o local que possui o pior gameplay de todo o jogo, que você deve passar o mais longe possível. Também estão disponíveis o Express Package, que contém os três produtos e o jogo base em sua versão Deluxe, com todos as expansões até o momento.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela tinyBuild.
Veredito
Totally Reliable Delivery Service possui uma ideia boa, porém foi entregue de maneira precária com uma jogabilidade péssima. Com uma proposta de ser divertido e engraçado, o jogo entrega apenas estresse e irritação. A experiência se torna menos pior em grupo e aventurar-se sozinho é apenas recomendado caso o intuito seja passar raiva na frente de uma câmera.
Totally Reliable Delivery Service has a good idea, but it was poorly delivered with terrible gameplay. With a proposal to be fun and funny, the game delivers only stress and irritation. The experience becomes not so bad with friends. Playing by yourself should only be considered if your objective is to be angry in front of a camera.
[/lightweight-accordion]