Algumas pessoas já devem ter tido o sonho de acordar em um planeta distante, totalmente sem saber como chegou até ali e começar uma busca pelo desconhecido. Se você faz parte desse grupo, Planet Alpha, novo jogo em plataforma 2D da Planet Alpha ApS irá colocá-lo nessa situação.
A história de Planet Alpha é estranha num primeiro momento. Você simplesmente se levanta e começa a caminhar em um planeta desconhecido, como se estivesse em busca de algo ou aparentemente tentando explorá-lo ao máximo. Ao mesmo tempo em que a aventura se inicia, é possível perceber que uma batalha entre diferentes raças alienígenas está começando a acontecer no planeta.
Esse achismo acontece pela falta de narrativa ou introdução que o jogo apresenta. Mas isso de forma alguma é ruim e acontece de forma até recorrente em alguns jogos como, por exemplo, a franquia Unravel, onde o personagem se movimenta ao longo do cenário e, aos poucos, o jogador acaba entendendo o enredo em si.
Planet Alpha possui gráficos lindos já nos seus primeiros minutos. O jogo apresenta um detalhamento incrível nesse quesito, além de ser extremamente colorido ao ponto de, em alguns minutos, fazer o jogador desejar largar o controle e apenas apreciar os cenários.
O mundo de Planet Alpha é tão bonito que é possível compará-lo ao filme Avatar, dada sua temática e ambientação. E por falar em ambientação, o jogo consegue causar esse sentimento ao jogador não só pelo seu mundo parecer vivo, graças ao número de elementos como as folhas de árvores e arbustos em constante movimento, mas também pelas criaturas que habitam o planeta, visto que elas se movimentam de uma forma bem natural.
O jogo também traz um ótimo sistema de câmera que acaba ajudando a ter uma sensação de escala. A câmera se distancia do personagem principal para focar no todo do cenário, fazendo com que assim seja possível enxergar muito mais do que é visível aos olhos naquele determinado ponto. Isso faz com que o cenário ao fundo ganhe proporções ainda maiores e, com toda a ação acontecendo ao fundo, tudo fica mais vívido e interessante.
Entretanto, em alguns momentos essa escala atrapalha um pouco a jogabilidade de Planet Alpha. Ao entrar em locais com arbustos um pouco mais altos que o normal, ou até mesmo em outros locais do jogo, o personagem acaba ficando muito pequeno e desaparece no meio de tantos elementos ali presentes, ficando quase que impossível de saber o que está realmente acontecendo com ele ou o momento correto de pular de uma plataforma para a outra.
Em se tratando de jogabilidade, Planet Alpha é bem simples. Você irá caminhar ao longo dos cenários e precisará de apenas 4 botões para conseguir terminar sua missão, sendo o X para fazer o personagem pular e o quadrado para interagir com alguns objetos.
Além de obstáculos a serem vencidos pulando, o jogador pode puxar ou empurrar uma pedra para alcançar um local mais alto, o jogo se utiliza de puzzles para deixar a experiência mais difícil, mas acaba falhando ao mesmo tempo, visto que tais desafios são bem simples de serem resolvidos.
O grande ponto da jogabilidade se dá ao utilizar o dia e a noite para resolver certos enigmas para, assim, você conseguir seguir em frente. Em determinados momentos do jogo, uma plataforma pode estar inalcançável em função da limitação da distância a ser alcançada pelo pulo do personagem. Então, ao encontrar altares ao longo do cenário, o jogador pode utilizar o R2 ou L2 para avançar ou retroceder as horas, trazendo o dia ou a noite. Dessa forma, diversas mudanças ocorrem no cenário, ao ponto de aproximar e/ou distanciar plataformas.
Veredito
Planet Alpha é um jogo interessante. Sua jogabilidade é extremamente simples, enquanto que os gráficos se mostram excelentes. Embora não apresente uma história que acabe prendendo a atenção do jogador, é o conjunto de elementos que fazem com que você queira viajar e visitar o planeta.
Jogo analisado com código fornecido pela Planet Alpha ApS.
Veredito
Planet Alpha is an interesting game. Its gameplay is extremely simple whereas its graphics presentation is excellent. Although it does not bring an appealing story to the player, it is the group of elements which makes you want to travel to the planet and visit it.
[/lightweight-accordion]