Análise – Pro Evolution Soccer 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp

Ano após ano, Pro Evolution Soccer (PES) e FIFA travam um duelo acirrado para ver quem fica com a coroa de melhor jogo de futebol. Em termos de número de vendas, FIFA vem levando vantagem, mas a enorme base de fãs do PES defende que o jogo da Konami se aproxima mais da realidade, e parece ter sido neste sentido o trabalho realizado de evolução para a versão 2019.

A Konami é metódica: não costuma promover grandes mudanças e apresentar muitas novidades de uma versão para outra. Para PES 2019, ela trouxe melhorias na jogabilidade, na física e, principalmente, nos gráficos. Já no aspecto de modos de jogo, oferece algumas evoluções, mas nenhuma grande novidade; neste quesito, o jogo continua atrás de FIFA.

Visualmente, o jogo está muito bonito – não apenas durante a partida, mas também nas telas de navegação e, principalmente, nas animações. A iluminação está visivelmente melhor, aumentando a sensação de profundidade, volume e destacando as texturas. Isso é notado claramente na pele do rosto dos jogadores, que, a propósito, muitos são representados com extremo detalhamento e realismo.

srcset =

As animações e movimentos presentes durante as partidas merecem um destaque: tropeções, trombadas, quedas ou mesmo características específicas de cada jogador, como a ginga de Neymar ou a agilidade das pernas do Messi. Tudo isso está muito bem feito e traz bastante realismo.

E é em busca desse realismo que PES 2019 premia quem joga de modo mais cadenciado, com mais toque de bola e menos correria, assim como no futebol real. Confesso que em um primeiro momento tive apenas a impressão do jogo estar mais lento e fiquei com um pé atrás com a mudança, mas depois de uma adaptação relativamente rápida, o jogo mais cadenciado passou a ser mais gratificante.

Ponto importante para o realismo de qualquer jogo, a Konami diz que melhorou a inteligência artificial e que as movimentações dos jogadores sem a posse de bola são mais inteligentes e intuitivas. Isso é verdade até certo ponto: em jogadas de ataque, os companheiros de time estão mais inteligentes, dão mais opção de passe, ocupam melhor os espaços e realizam infiltrações nos momentos certos. O problema é que parece que os jogadores de defesa foram treinados por outro técnico, ou melhor, programados por outra equipe. Há uma sensação de uma involução na IA dos defensores: o posicionamento é péssimo, coberturas praticamente não existem e é muito fácil passar pela zaga com tabelas. Esse é o principal ponto negativo do jogo. Em relação aos goleiros também parece não haver melhoras. Depois de pegar o tempo para finalização, os gols acontecem com bastante facilidade.

PES 2019 - Entrando em campo

Um ponto positivo para PES é a física percebida na bola, diferente de outros jogos, em que parece existir um ímã na bola e outro nos pés dos jogadores. Em PES, assim como na realidade, a bola é mais “viva”, quica mais, rebate, o jogador perde o controle dela e passes não parecem ser mísseis teleguiados. É exigido mais de quem está jogando prestar atenção no posicionamento de corpo do atleta e na posição da bola para acertar um passe ou um chute.

Na dura disputa com FIFA, um ponto muito importante é a questão de licenciamento de ligas, clubes e jogadores. Apesar de PES 2019 ter mais clubes e ligas licenciadas que as últimas versões, incluindo o Brasileirão, ele sofreu uma grande perda: a UEFA Champions League, principal liga de clubes do futebol mundial.

Nos modos de jogo, PES 2019 não é ruim, mas também não traz nenhuma novidade. Master League e MyClub continuam sendo os destaques. Na Master League, há muito para fazer, mas falta realismo nos valores das transferências do jogadores, normalmente sendo possível contratá-los por valores bem abaixo do mercado real.

No MyClub, algumas mudanças foram feitas na aquisição de jogadores. Agora é possível contratá-los com atributos especiais semanalmente, de acordo com seu desempenho na vida real. Outra mudança é que também é possível conseguir jogadores repetidos e, caso tenha três iguais, poder trocá-los por um único do mesmo jogador, mas com pontuação maior.

PES 2019 - Anfield nevando

Veredito

PES 2019 é um ótimo jogo de futebol, tem gráficos excelentes e jogabilidade ótima, mas ainda está em evolução e precisa melhorar em alguns aspectos para ser considerado “o” jogo de futebol. A falta de licenças e de inovações pesa na decisão de compra para quem tem a versão anterior. Jogar PES 2019 pode ser bem divertido, principalmente no multiplayer online ou em disputas com os amigos. Mas no single-player, faltam modos do jogo e o desafio acaba rápido.

Jogo analisado com código fornecido pela Konami.

Veredito

88

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

PES 2019 is a great soccer game, has excellent graphics and great gameplay, but it is still evolving and needs improving in some ways to be considered THE soccer game. The lack of licenses and innovations weighs on the purchase decision for those who have the previous version. Playing PES 2019 can be a lot of fun, especially for online and local multiplayer, but for the lonely player there are some modes missing and the challenges end quickly.

[/lightweight-accordion]

PES 2019 is a great soccer game, has excellent graphics and great gameplay, but it is still evolving and needs improving in some ways to be considered THE soccer game. The lack of licenses and innovations weighs on the purchase decision for those who have the previous version. Playing PES 2019 can be a lot of fun, especially for online and local multiplayer, but for the lonely player there are some modes missing and the challenges end quickly.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui