Por muito tempo Yakuza 2 foi considerado como o ápice da série por muitos fãs e é uma das principais referências para comparação de títulos posteriores da série. Enquanto o primeiro jogo servia como prova de conceito, a sequência demonstrou seu verdadeiro potencial, com uma história mais intrigante, um vilão mais interessante, melhorias em todos os sistemas de jogo, uma nova cidade para ser explorada e muito mais. Maior e melhor é a perfeita definição para Yakuza 2 e o atual remake, que leva o nome de Yakuza Kiwami 2, mantém o espírito do original e traz consigo diversas novidades.
A história se inicia um ano após os acontecimentos de Yakuza 1, quando o clã Omi assassina um dos principais líderes do clã Tojo, organização criminosa da qual Kiryu, o protagonista, era membro. Um dos líderes do clã Omi, Goda Ryuji, declara guerra contra o clã Tojo com o intuito de destruí-los e também de derrotar e matar Kiryu como forma de consolidar seu comando sobre as duas organizações. Com os clãs à beira de uma guerra, Kiryu é colocado sobre a proteção policial de Kaoru Sayama, uma policial de Osaka que enxerga nessa situação a oportunidade de investigar Kiryu e o clã Tojo com objetivos que vão além de seu trabalho.
Yakuza Kiwami 2 ainda traz muitos outros personagens com diferentes objetivos e que, constantemente, entram em atrito entre si, tornando a história maior e mais dinâmica que seu predecessor. Existem grupos que procuram vingança, outros que procuram lucro com o conflito, outros querem mais poder e outros, apenas a violência da guerra. Com tantas partes em movimento, é difícil prever onde a história te levará em seguida, principalmente devido ao toque único de absurdidade que faz parte do charme da série.
Como novidade, Kiwami 2 traz uma nova história dedicada ao Majima, protagonista de Yakuza 0 e um dos personagens recorrentes durante a série. A nova história detalha uma briga por poder dentro do clã Tojo após os eventos de Yakuza 1, ajudando a detalhar a estranha situação na qual Majima se encontra em Yakuza 2. É um arco extremamente breve e, honestamente, pouco importante no grande esquema da história. No entanto, ele serve como excelente epílogo para Yakuza 0, portanto recomendo que tenha completado o título antes de se aventurar nessa nova história.
A jogabilidade traz um refinamento dos sistemas de jogo e da Dragon Engine vistos anteriormente em Yakuza 6, com um desempenho muito mais estável e uma variedade maior de conteúdo. A Dragon Engine traz um fotorrealismo maior para os visuais, além de permitir a exploração de ambientes sem telas de carregamento ou outras interrupções. Isso aumenta drasticamente a imersão enquanto se explora Kamurocho e Sotenbori, ambientes virtuais que são baseados em bairros reais de Tokyo e Osaka e realmente conseguem fornecer a impressão de um turismo virtual pelas cidades.
Os mini-games mais populares como administração de clube e criador de clã retornam e cada um possui sua própria história, sendo possível aproveitar dezenas de horas de cada um sem se cansar. Yakuza Kiwami 2 ainda traz outros passatempos como Dardos, Karaokê, Golf, Baseball, apostas e inclusive jogos clássicos da Sega como Virtual-On e Virtua Fighter 2. As sidequests são, para melhor e para pior, fiéis ao jogo original, sendo a grande maioria simples e bastante curta. No entanto, existem algumas excelentes, com histórias mais bem contadas e objetivos mais complexos do que derrotar um bando de inimigos.
Falando em inimigos, o excelente combate teve poucas alterações se comparado com Yakuza 6, adicionando novos ataques, mecânicas e finalizadores que estavam sumidos no título. Kiryu tem agora um arsenal maior de golpes fracos, fortes e agarrões diversos, além de um número consideravelmente maior de técnicas especiais que tornam o combate mais divertido, variado e técnico. O grande sucesso de Kiwami 2, no entanto, é balancear as novas opções do jogador com o perigo que cada inimigo representa, algo em que os desenvolvedores tiveram um excelente sucesso, garantindo que o jogo nunca se torne fácil demais ou frustrante por causa de uma alta dificuldade.
Veredito
Yakuza Kiwami 2 é um excelente remake de um clássico que consegue modernizar os melhores aspectos do original e adicionar algumas surpresas para agradar aos fãs novos e de longa data da série. Kiwami 2 é a melhor oportunidade para finalmente entender por que Yakuza 2 ficou marcado como um dos títulos mais marcantes da época do PS2.
Jogo analisado com código fornecido pela SEGA.
Veredito
Yakuza Kiwami 2 is an excellent remake of a classic that manages to modernize the best aspects of the original and adds a few surprises in order to please both new and old fans of the series. Kiwami 2 is the best opportunity to finally understand why Yakuza 2 is remembered as one of the best titles of the PS2 era.
[/lightweight-accordion]