Runbow é um jogo de plataforma lançado inicialmente em 2015 para o Nintendo WiiU. Posteriormente, foi ganhando versões em demais plataformas e agora, em 2018, chega ao PS4. Praticamente é um jogo de plataforma baseado em alterações do cenário pelas cores e com bastante apelo cooperativo e, principalmente, competitivo.
Em Runbow, o jogador tem a possibilidade de escolher um personagem e customizá-lo com várias roupas e até jogar com alguns personagens convidados de outros jogos, como Guacamelee, Teslagrad, Shantae, Shovel Knight e vários outros. A escolha do personagem já dá várias possibilidades, assim como os modos de jogo disponíveis.
Focando bastante no aspecto multijogador, Runbow oferece vários modos de jogos que podem ser desfrutados tanto local para até 4 jogadores ou até 9 jogadores online, sendo que ainda pode mesclar até 4 jogadores locais e mais 5 online. Tudo isso já dá uma imagem de que o jogo é muito melhor apreciado quando jogado com outros jogadores.
Apesar de parecer simples à primeira vista, o que mais se destaca no jogo são sua dificuldade e o sistema de cores. Cada plataforma possui uma cor e o cenário sempre muda a cor do plano de fundo. Se a cor do plano de fundo for igual à da plataforma, a mesma desaparece, por exemplo. Essa dificuldade aumenta ainda mais, já que cada cenário possui formas diferentes de se avançar. Haverá obstáculos no caminho em que será necessário esperar a cor certa para poder passar, como paredes, plataformas para pulos, raios lasers e outros.
Um dos modos de jogo disponível é o Adventure, no qual o personagem deve atravessar os desafios de cada cenário para chegar ao chefe; nada que seja aprofundado, mas apenas um motivo para poder jogar e ter um progresso a contar. Cada cenário tem objetivos que devem ser completados, como chegar ao final e pegar o troféu, coletar certa quantidade de moedas ou derrotar todos os inimigos da fase.
Outros modos envolvem uma corrida onde o vencedor é quem chegar primeiro no troféu, uma Arena no qual um jogador deve se acertar os demais jogadores até todos serem derrotados, e um modo King of the Hill, onde um jogador deve ficar no mesmo lugar por certo tempo para vencer. Há ainda o Bowhemoth, o modo de jogo com a dificuldade mais elevada, onde os jogadores vão entrar em uma fera e vencer todos os obstáculos para sair da mesma de uma única vez.
Todo e qualquer modo, mesmo aquele que parece ser mais focado no cooperativo, tem sempre uma pegada competitiva. Por mais que dois jogadores queiram apenas terminar a fase e passar pra próxima, o jogo sempre vai incentivar um a vencer o outro, mesmo que seja para ver quem pega o troféu primeiro no fim da fase. Essa competitividade é sempre interessante quando se joga com várias pessoas, mas talvez pra duas pessoas que só querem terminar o jogo e aproveitar algumas fases sem muito interesse, pode soar forçado.
Apesar de ter modos diferentes para se jogar, todos são interessantes apenas por um tempo e um jogador solo vai se cansar muito rápido. As partidas online poderiam melhorar essa mesmice e dar mais longevidade, mas achar uma sala com outros jogadores ou se manter conectado é algo bastante complicado. Raramente irá entrar em uma sala que não esteja vazia e a conexão não caia frequentemente. Mesmo assim, quando é possível jogar online, é comum enfrentar bastante lag nas partidas.
Runbow definitivamente é mais bem apreciado como aquele jogo pra reunião do fim de semana, gerando um ambiente divertido e competitivo por um certo tempo, mas que não vai se aprofundar muito no que oferece.
Veredito
Com bastante foco no competitivo e um interessante sistema de cores nas fases, Runbow oferece diversão sempre que jogado com outros amigos pelo multijogador local, mas jogar sozinho ou tentar se aventurar nos modos online pode ser frustrante e desanimador.
Jogo analisado com código fornecido pela 13AM Games.
Veredito
With plenty of focus on the competitive and an interesting color system in the stages, Runbow offers fun whenever played with other friends by the local multiplayer, but playing alone or trying to venture into the online modes can be frustrating and discouraging.
[/lightweight-accordion]