Falar sobre o espaço sideral e não considerar a imensa liberdade que ele propõe é algo complicado. Seja uma liberdade de locais para explorar, atividades que se possa fazer e até interações impensáveis para a nossa realidade. Vários jogos abordaram esse ambiente, como Elite: Dangerous, No Man’s Sky ou Faster Than Light(FTL), mas Everspace tenta fazer isso de uma maneira diferente.
Resumindo o que seria a obra da Rockfish Games, Everspace é um jogo com aspectos de roguelike, com combate espacial e progressão similar a FTL. O jogador é um herói sem lembranças do seu passado, que depende de avançar pelos setores espaciais buscando respostas e fragmentos de memórias para solucionar os mistérios que possui.
Apesar de ser simples e com uma narrativa limitada, a história serve como princípio para avançar pelo jogo e dar as explicações necessárias para justificar o progresso no estilo roguelike, como morrer e poder voltar no início recomeçando sua jornada. Mesmo não sendo complexa, a história possui segredos e reviravoltas que, se aprofundados aqui, pode tirar alguma surpresa que o jogador irá encontrar.
Em Everspace, o jogador deve avançar por setores pela galáxia, sendo que dentro de cada setor há orbitas onde o jogador entra e é livre para explorar e combater. Cada órbita é gerada aleatoriamente e possui recursos a coletar e perigos a combater. Saltar de órbita em órbita gasta combustível e esse talvez seja o recurso mais procurado, já que ficar sem combustível suficiente para um salto é praticamente morte certa.
Além do combustível para continuar explorando a galáxia, há vários recursos que podem ser obtidos, como minérios, gás e sucata. Todos acabam por ser comerciáveis com algum mercador para ganhar créditos, mas a melhor utilidade deles é para melhoria e criação de novos itens para sua nave. Melhorar o escudo é muito importante no seu progresso, assim como sempre estar abastecido de mísseis para situações mais complicadas com inimigos poderosos.
Vasculhar naves destruídas, explorar asteroides ou eliminar inimigos é a forma de conseguir créditos e itens para a nave. Os créditos são usados para comprar combustível em alguns locais e, principalmente, para a evolução das habilidades do piloto e sua nave, como mostrar mais pontos de interesse no mapa, maior capacidade de energia para uso de armas e dispositivos ou ainda melhorias no combate. Mesmo quando destruído, o jogador mantém os créditos e pode usar nessas habilidades antes de começar outra jornada.
Demais itens como raio trator melhor, inibidor de mísseis ou armas específicas são destruídas junto com a nave e precisam ser coletadas de novo. Eliminar inimigos mais poderosos quase sempre garante um projeto para que se possa construir melhorias ou aprimoramentos para os já existentes. Esses projetos não são perdidos e são feitos a partir de materiais coletados, por isso é sempre importante vasculhar cada canto e derrotar cada inimigo possível, aumentando assim as chances de avançar mais longe sem ter que recomeçar o progresso em caso de morte.
O combate é sempre um ponto importante em um jogo roguelike e em Everspace isso não é diferente. Há armas diferentes com resultados únicos para cada abordagem aos inimigos. Algumas armas têm maior alcance e outras são poderosas em um combate mais perto. Normalmente, armas como feixes de laser são melhores contra escudos inimigos e as explosivas se sobressaem contra o casco das naves. Podendo ainda alternar a visão entre primeira e terceira pessoa, além de uma visão pelo cockpit, a forma de jogar e combater é bastante vasta e deve agradar a todos os interessados.
Algumas coisas não funcionam muito bem no jogo. Há praticamente duas facções inimigas e uma neutra, que pode te ajudar com combustível e comércio em algumas áreas. O que pode acontecer algumas vezes é entrar em órbitas que praticamente não fornecem nenhum tipo de auxílio, seja por combustível ou créditos. Caso isso ocorra frequentemente, é possível ficar sem combustível para um próximo salto e sem opção de conseguir mais, a única chance de continuar avançando é realizar pirataria com a facção neutra.
Praticamente sendo obrigado a agir de uma forma não planejada, o jogo te coloca em situações sem escolhas e isso pode não ser o que o jogador gostaria. Em alguns casos, foi necessário destruir bases e naves da facção neutra para pegar combustível. Seria interessante se isso tivesse uma consequência definitiva, mas quando a facção passa a ficar inimiga e caçar o jogador, basta realizar um ou dois saltos para tudo voltar ao normal, podendo realizar o processo novamente depois.
Visualmente, Everspace é bem atraente e representa bem o espaço sideral, com áreas de asteroides, buracos negros e estações espaciais. Algumas órbitas podem ser pequenas para explorar ou até vazias em alguns casos, criando uma sensação de não serem aproveitadas e servindo apenas para o consumo de recursos.
Apesar de alguns problemas, o progresso funciona bem e, com as melhorias que podem ser adquiridas ou ainda a compra de novas naves, há motivos suficientes para refazer a jornada várias vezes.
Veredito
Everspace possui alguns problemas com a evolução da história e do progresso do jogo na forma de um roguelike, mas o combate equilibrado e a ambição de novas melhorias são motivos suficientes para explorar por várias vezes o que o jogo tem a oferecer.
Jogo analisado com código fornecido pela ROCKFISH Games.
Veredito
As a roguelike, Everspace has some problems with its story and progress, but its balanced combat and ambition for new improvements are enough reasons to explore on several occasions what the game has to offer.
[/lightweight-accordion]