Atelier Lydie & Suelle marca o fim da trilogia Misteriosa da série Atelier e, felizmente, também é o melhor jogo do conjunto. Não é necessário ter jogado os dois títulos anteriores, Atelier Sophie e Atelier Firis, para se aproveitar Lydie & Suelle, fazendo com que seja um bom ponto de começo para aqueles que desejam conhecer a série. Fãs dos jogos anteriores presenciarão a aparição de alguns personagens importantes desses títulos e que também têm influência considerável na trama principal.
A trama se foca na ambição das gêmeas Lydie e Sue de possuírem o melhor atelier no reino de Adalet. No entanto, seu atelier é pouco conhecido e nenhuma das duas tem muito conhecimento sobre alquimia, já que conhecem apenas um básico que aprenderam por conta própria. Seu pai vive com elas, porém só arranja mais problemas para as gêmeas sem ajudá-las de verdade. O atelier das gêmeas resolve problemas pequenos e garante a sobrevivência delas, no entanto, é muito distante do sonho de ambas de ter o melhor atelier de Adalet.
Isso tudo começa a mudar quando o reino impõe um sistema de categorização para os ateliers, dando a chance para que os pequenos sejam mais reconhecidos. As gêmeas também começam a receber aulas da alquimista Ilmeria que, gradativamente, as ensina sobre as características da alquimia e seus processos mais complexos. Além disso, elas encontram uma misteriosa pintura em seu porão e são transportadas para dentro da mesma, onde descobrem que o local está repleto de ingredientes excelentes para alquimia. A família real também toma um interesse pelas pinturas misteriosas e pedem a ajuda das gêmeas para explorar os mundos dentro delas. Todos esses fatores colaboram para que, gradativamente, as irmãs conquistem seu sonho de ter o melhor atelier no reino.
Lydie e Sue são duas das melhores personagens da série. Além disso, o conjunto de personagens no jogo traz um grupo diversificado e bastante divertido de acompanhar. Lydie é a irmã mais nova e mais calma das duas, mas que consegue ser assertiva quando necessário e sabe jogar sal nas feridas alheias de maneira sutil. Sue, a irmã mais velha, é hiperativa e adora fazer brincadeiras com outras pessoas. Sua natureza mais brusca faz com que ela seja a mais previsível das irmãs, embora tenha seus momentos de inocência e percepção realmente aguçada. A história, felizmente, não foca apenas nas gêmeas, contendo vários eventos que servem para aprofundar mais a caracterização dos demais personagens que acompanham Lydie e Sue em sua jornada.
Os capítulos introdutórios servem para mostrar o contexto da história e as mecânicas iniciais de alquimia e de combate. Inicialmente, tanto o combate quanto a alquimia são extremamente simples e servem para ensinar os elementos básicos e suas mecânicas. Assim como as protagonistas, o jogador aprende tudo isso de maneira gradual e com bastante experimentação, utilizando de diferentes ingredientes na alquimia, mudando a ordem de uso, verificando qualidade dos itens e mais. Eventualmente, novas mecânicas são adicionadas, dando uma complexidade considerável para a alquimia e para o combate.
O combate é feito em turnos, em que cada ação tem certo tempo de espera após ser executada e isso define a ordem dos turnos. Quanto mais forte o ataque, mais o personagem deverá aguardar para seu próximo turno. No começo só é possível utilizar itens de ataque e poucas habilidades que cada personagem possui, dando poucas opções de combate para a equipe. Gradativamente, sua equipe cresce e ataques em conjunto e habilidades de suporte vão sendo liberadas, mas a grande novidade é a alquimia em campo. Essa nova mecânica permite utilizar de ingredientes coletados no campo para criar itens durante a batalha, os quais podem servir tanto para ataque como para suporte.
As batalhas costumam ser extremamente rápidas, especialmente se você construiu bons equipamentos e itens via alquimia, e servem principalmente para coletar mais ingredientes. A alquimia inicialmente consiste em colocar os diferentes ingredientes de uma receita em seu caldeirão. Cada característica de um ingrediente vira uma peça e eles vão se encaixando dentro dos quadrados que compõem o espaço disponível para a alquimia. Nesse processo básico o jogador será bastante limitado pela qualidade dos itens que pode escolher, os bônus que pode alcançar, etc. Eventualmente, são abertas mecânicas como catalisadores e habilidades que drasticamente mudam a forma sobre como se deve pensar na alquimia. Catalisadores alteram os espaços de alquimia, garantindo vantagens ou desvantagens para certos elementos, dependendo do ingrediente utilizado, e as habilidades permitem alterar as propriedades dos ingredientes em momentos específicos do processo. Apesar de se tornar complexo, o jogo tem bastante paciência em gradativamente explicar tudo isso para o jogador de maneira bastante natural.
Após os capítulos iniciais, a estrutura básica do jogo não se altera muito. É necessário realizar alguns objetivos para aumentar o reconhecimento de seu atelier e estes variam entre ajudar a população com objetivos opcionais, combater criaturas perigosas, coletar itens específicos, descobrir novas receitas e muito mais. Uma vez concluída essa etapa de reconhecimento, as gêmeas recebem um teste para avançar a categoria de seu atelier e, usualmente, esse teste envolve construir algo com alquimia ou batalhar um monstro. Com o teste feito, elas recebem a permissão de visitar o mundo dentro de uma nova pintura e assim conseguir ainda mais ótimos ingredientes para seu negócio. Vale lembrar que não existe limite de tempo neste jogo, portanto, tudo isso pode ser feito no ritmo do jogador.
A visita aos mundos dentro das pinturas tornou-se minha parte favorita, pois nunca é possível prever qual tipo de ambiente você irá explorar em seguida. Cada pintura tem um tema próprio, seja um belo jardim ou um cemitério aterrorizador, mas sempre existirão surpresas e momentos inesperados em cada um dos mundos, dando uma sensação de uma nova aventura a cada pintura. Os ambientes têm uma bela direção de arte e, apesar da geografia simples de cada fase, ela fornece detalhes suficientes sobre onde ir e onde encontrar determinados tipos de ingredientes.
Veredito
Atelier Lydie & Suelle consiste em coletar ingredientes de ambientes variados, vivenciar as vidas das irmãs que dão nome ao jogo para aprender novas receitas, experimentar essas receitas com diferentes ingredientes e habilidades, criar itens e equipamentos com alquimia e, finalmente, testá-los em batalhas. Tudo isso, enquanto explora novos mundos em busca de novos ingredientes. Esse ciclo cativante é o que faz Atelier uma série especial dentro do mercado e Lydie & Suelle demonstra perfeitamente os pontos fortes da mesma.
Jogo analisado com código fornecido pela Koei Tecmo.
Veredito
Atelier Lydie and Suelle is about collecting ingredients in various places, see the daily routines of the sisters in order to learn new recipes, experiment these new recipes with different ingredients and skills, create new itens and equipment with alchemy and finally test them in battle, while exploring new worlds searching for new ingredients. This captivating cycle is the core of the Atelier series and is exactly what makes it so special, and Lydie and Suelle perfectly shows the strong points of the series.
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