Super Daryl Deluxe é um jogo 2D de plataforma ao estilo metroidvânia, que estava em desenvolvimento há mais de 5 anos e que, acredite ou não, teve uma campanha bem sucedida no kickstarter em 2014. O valor pedido por seus dois desenvolvedores foi de 7 mil dólares. Com este orçamento, que é bastante aquém da maioria dos games que normalmente são financiados por crowdfunding, parecia impossível que algo bom fosse desenvolvido correto? Pois saiba que Super Daryl Deluxe, apesar das aparências, é uma das melhores e mais gratificantes surpresas que tive até agora neste ano e é uma carta de amor à cultura Geek/Pop.
O jogo se passa em uma realidade em que a paz mundial foi alcançada na década de 70 devido aos esforços de dois brilhantes estudantes do colégio Water Falls, Eli Bavarious e Kent Hangerman. Juntos os dois escreveram um livro de auto-ajuda capaz de resolver as diferenças e problemas de todos que o lessem, tornando-se assim o livro mais vendido da história da humanidade. É neste mundo, nos dias de hoje, que vive o nosso improvável e não convencional protagonista, Daryl.
Como você deve ter visto na imagem de capa desta análise (isto se não se assutou com ela), Daryl é totalmente diferente dos personagens principais existentes nos jogos de hoje: mudo, nada atlético, usa um óculos de lentes tão grossas que nem vemos seus olhos, um cabelo ao estilo Mullet, calças laranja boca de sino com sapatos mocassim e, para fechar com chave de ouro, uma bandana na testa. Ele acaba de ser transferido para o colégio Water Falls, onde uma série de fatos bizarros vem acontecendo: salas de aula trancadas por semanas, estudantes e professores desaparecendo e portais multi-dimensionais surgindo em banheiros. Caberá a Daryl descobrir o que está acontecendo, enquanto tenta se tornar o garoto mais popular da cidade.
O enredo do jogo, por mais que pareça estranhamente bizarro e aleatório, é um dos maiores pontos positivos que oferece e toma como pilar principal o humor (mais especificamente o humor negro) para prender a atenção do jogador. Ele bebe da fórmula utilizada em filmes como Napoleon Dynamite (o próprio visual do Daryl é inspirado em Napoleon) e Anchorman e as aplica no jogo, fazendo-o assemelhar-se a sitcoms como Family Guy, South Park ou Rick & Morty, devido à grande quantidade de menções e aparições de diversas personalidades históricas e fictícias da cultura geek/pop/gamer que aqui são representadas de uma forma satírica e caricata.
Não se assuste se encontrar o renomado compositor Beethoven discutindo música com Skrillex, Bilbo Bolseiro te pedindo para encontrar o “Um” anel ou Napoleão Bonaparte se unindo ao Imperador César, Cleópatra e Genghis Khan para fazer um cavalo de tróia e invadir uma fortaleza comandada por trolls. O jogo transforma matérias de nossa época escolar como ciências, história, artes, música e literatura em imensos parques de diversões, cheios de easter eggs e referências de D&D à Dragon Ball, fazendo o nerd dentro de cada um de nós gritar de alegria e rir de cada uma das situações cômicas do jogo. Os personagens são muito bem construídos e o próprio Daryl, que nem sequer pronuncia alguma palavra ao longo do game, desenvolve um certo carisma devido à sua interação com outras pessoas.
Apesar de termos quase todos os momentos constituídos de piadas, estas em sua maioria fazem críticas bastante inteligentes a diversos aspectos do mundo na atualidade. Infelizmente, talvez nem todos possam aproveitar 100% do humor que o jogo tem a oferecer, uma vez que é necessário um certo grau de conhecimentos gerais para que o jogador possa acompanhar o que é visto na tela. Todos os diálogos do jogo ocorrem via texto, com exceção daqueles que são exibidos em cutscenes, que possuem uma boa dublagem. É preciso ressaltar que o jogo não oferece nenhum tipo de suporte para o português do Brasil.
Como dito anteriormente, Super Daryl Deluxe é um metroidvânia com vários elementos de RPG, e assim como os jogos do gênero, temos um imenso mapa com diversas regiões para se explorar, sendo que algumas delas só poderão ser acessadas após adquirirmos alguma skill, chave ou após cumprir certo objetivo. Existe uma variedade de mais de 150 quests e side-quests para realizarmos ao longo do game, e aconselho a fazer cada uma delas, pois são muito bem desenvolvidas e irão tirar vários risos de você.
O combate do game, por sua vez, é diferente de tudo que já vi no gênero: cada um dos botões do controle será responsável por desferir um golpe ou skill diferente nos inimigos, só sendo possível reutilizá-lo após um determinado tempo de espera que pode variar com base na habilidade. Existem cerca de 50 golpes/habilidades diferentes que podemos obter comprando com mercadores ou realizando quests e explorando as áreas do game. Cada uma delas possui características próprias para ajudar no combate e podem ser melhoradas com os pontos de experiência obtidos. Por exemplo, existem algumas que infligem dano elemental ao inimigo, outras que servem como suporte para retardar ou atrapalhar o inimigo enquanto esperamos certa skill carregar novamente, golpes corpo a corpo ou de longa distância, etc. Isto torna o game bastante dinâmico e cada jogador poderá desenvolver a própria estratégia durante os combates, equipando as skills que melhor se adaptem ao seu estilo de gameplay, sendo capaz de utilizar uma abordagem tática com armadilhas, ou utilizar skills de rápida recarga para realizar combos, transformando o game em uma espécie de hack’n slash 2D. Você pode atrelar a skill que deseja nos botões da forma que fique mais confortável possível. Existem ainda os equipamentos que podemos utilizar em Daryl para melhorar seus atributos, como ataque, defesa e vida.
Temos uma quantidade absurda de inimigos no game, que vão desde estudantes aborrecidos a até os Ents de Senhor dos Anéis (Barbárvore na tradução brasileira). Cada um deles tem padrões de ataques diferentes e são bastante desafiadores caso o jogador não possua um LVL adequado. Um destaque merece ser dado às batalhas contra chefes, que são muito difíceis. Alguns dos chefes requerem que o jogador cumpra uma série de passos específicos e que precisam ser descobertos por ele para derrotá-los. É bastante comum morrer diversas vezes nestas batalhas tentando descobrir o que fazer para vencer o chefe, e isto é algo bastante positivo, já que traz de volta aquele sentimento da era de 8 e 16 bits, em que penávamos para saber como derrotar o bendito boss.
O jogo é totalmente animado em 2D, com um estilo bastante característico, com o predomínio da cor branca e preta, com outras cores sendo destacadas em uma determinada parte de cada um dos objetos ou personagens. As animações são bastante fluídas e criativas e dão um charme de desenho animado ao game, e sua trilha sonora é excelente. A ambientação e o level design são excepcionais: visitamos o Antigo Egito, as Muralhas da China, a Transilvânia, os mares gregos, dimensões paralelas, campos de guerra, entre outros, e vale a pena visitar cada um destes lugares.
Veredito
Super Daryl Deluxe é um jogo tão bom e divertido, que ao terminá-lo, tudo o que eu desejava era que o transformassem em uma série de TV para que eu continuasse a acompanhar aquele universo. Com um humor irreverente, somado a uma imensa quantidade de referências e easter eggs de fatos históricos, filmes, livros e outros games, o jogo consegue se destacar dos demais e ser uma fonte gratificante de diversão para aqueles que amam a cultura geek/pop.
Jogo analisado no PS4 Pro com cópia digital fornecida pela Dan and Gary Games LCC.
Veredito
Super Daryl Deluxe is such a fun and good game that when I finished it, all that I could wish for is that it could be turned into a TV show so I’d be able to keep immersed in its universe. With an irreverent humor, allied to a huge amount of easter eggs from historical facts, movies, books, and other games, the title is a highlight and is a great source of fun for the lovers of the pop and geek culture.
[/lightweight-accordion]