Factotum 90

Facebook
Twitter
WhatsApp

Factotum é um puzzle narrativo criado pela TACS Games, estúdio indie de um homem só. Originalmente lançado para o Wii U em 2015, o jogo ganhou novos gráficos e sons melhorados para sua estreia no PC e XBOX One um ano depois, sob o nome de Factotum 90. E agora, depois de um segundo ano desde seu lançamento original, o jogo chega ao PS4 e PS Vita.

Factotum 90 narra a história de um acidente espacial. O jogador se encontra em uma espaçonave orbitando um cinturão de asteroides quando um objeto desconhecido colide no casco e causa uma série de avarias nos sistemas, colocando em risco a vida dos passageiros. Impossibilitados de se locomoverem pela nave, a única forma de investigar o ocorrido é controlando remotamente dois pequenos robôs, explorando diversas áreas de modo a restaurar a energia da nave e, quem sabe, descobrir a causa do acidente.

A história é simples, mas interessante o suficiente para se acompanhar e interagir. Um operador da nave vai te guiando no controle dos robôs e dando informações dos locais em que você se encontra. Ele também ao poucos vai se abrindo, revelando projetos secretos e experimentos que ocorriam nos laboratórios espaciais, fazendo com que a história comece a crescer em seus mistérios. No entanto, não coloque suas expectativas muito altas, pois nenhuma grande reviravolta ocorre.

O jogo é composto por 30 fases, que são as salas que os robôs vão explorando e resolvendo pequenos quebra-cabeças. O objetivo em cada fase é chegar até o elevador de carga que transporta os robôs para outra sala. Com isso, o jogador vai avançando pelos diversos ambientes da nave e estabilizando os sistemas.

Por várias vezes mencionei "os robôs", no plural. E esta é uma mecânica interessante implementada no jogo. O jogador controla dois robôs, cuja colaboração é essencial para resolver os quebra-cabeças. Em um primeiro momento, pensei que seria um controle parecido com o existente em Brothers: A Tale of Two Sons, em que cada analógico é responsável pelo controle de um personagem. No entanto, em Factotum 90 o jogador controla um robô por vez, alternando entre eles ao pressionar triângulo. A tela é dividida em duas, possibilitando enxergar a área sob o ponto de vista de cada robô.

A interação com os dois robôs faz com que a resolução de cada quebra-cabeça seja divertida e bem elaborada. Por diversas vezes o caminho estará bloqueado ou com plataformas inacessíveis, sendo necessário utilizar um robô para acionar botões que liberam o caminho para que o outro passe, e a partir daí procurar por um meio de trazer o outro robô para a área seguinte. Essa dinâmica leva a considerar o jogo como sendo um "cooperativo para um jogador".

As primeiras fases servem como um tutorial, cada uma apresentando um elemento diferente que irá fazer parte das resoluções dos quebra-cabeças, como bombas, feixes de luz, plataformas móveis, etc. Mesmo assim, vão surgindo esporadicamente em fases mais avançadas novos elementos e desafios, trazendo sempre algum grau de novidade para não tornar a experiência monótona. O mesmo, no entanto, não pode ser dito da trilha sonora do jogo, composta de poucas músicas de temática sci-fi que logo enjoam pela repetição.

O level design de cada fase é bem feito, trazendo soluções nem sempre tão óbvias. Apesar disso, os quebra-cabeças não são de alta dificuldade (à exceção de duas fases), fornecendo um desafio bem nivelado, suficiente para qualquer jogador se divertir. Todas elas não demoram mais do que 10 minutos para serem completadas, o que torna a experiência mais atrativa de ser jogada no PS Vita.

Tanto a versão de PS4 quanto a de PS Vita trazem o mesmo conteúdo. O jogo é crossbuy, ou seja, comprando uma versão o jogador recebe também a outra, mas não é possível compartilhar seu progresso entre as duas. Em termos de performance e de gráficos, o jogo roda melhor no PS4, com carregamento mais rápido e texturas e efeitos de iluminação superiores. Isso não quer dizer, entretanto, que no Vita o jogo seja um desastre; a experiência é tão boa quanto, apenas menos polida.

Veredito

Factotum 90 é um jogo "cooperativo para uma pessoa", em que o jogador controla alternadamente dois robôs, trabalhando em conjunto para resolver diversos quebra-cabeças, buscando restaurar os sistemas de uma espaçonave e descobrir o que colidiu em seu casco e causou seu acidente em pleno espaço sideral.

Jogo analisado com código fornecido pela TACS Games.


 

Veredito

73

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Factotum 90 is a cooperative game for a single person, in which the player controls two robots alternatively, working together in order to solve several puzzles, seeking to restore the systems of a spaceship and find out what collided with its outer hull and caused the accident in deep space.

[/lightweight-accordion]

Factotum 90 is a cooperative game for a single person, in which the player controls two robots alternatively, working together in order to solve several puzzles, seeking to restore the systems of a spaceship and find out what collided with its outer hull and caused the accident in deep space.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui