ClaDun Returns: This is Sengoku!, o mais recente jogo da série ClaDun, que encontrou sua popularidade no fim do ciclo de vida do PSP, chega ao PS4 e PS VIta elevando elementos que já se encontravam na série a um novo patamar. Dessa vez com uma temática samurai (sengoku se refere ao período da história do Japão em que o país estava em constante guerra, antes de sua unificação), CR:TIS revitaliza e moderniza a série, após seis anos sem um novo jogo.
O jogo em si ocorre em Arcanus Cella, uma vila para a qual as almas vão após deixar a vida e, caso os seus destinos e desejos tenham sido realizados na vida anterior, seguem de lá para a reencarnação. No entanto, um número alarmante de almas tem se perdido, ficando aprisionadas nas várias masmorras do jogo, sendo papel do jogador ajudá-las a se libertar e descobrir os mistérios por trás dos recentes acontecimentos.
ClaDun Returns tem uma história bem simples, mas que faz um bom trabalho em capturar sua atenção, funcionando como um bom contexto/pretexto para manter o jogador entretido e seguindo em frente. Os personagens são divertidos e a localização consegue capturar bem toda a ambientação do jogo, apesar de não haver realmente uma sensação de imersão, sendo um jogo plenamente capaz de ser jogado enquanto se presta atenção em outra coisa.
Onde o jogo em si realmente brilha é nas citadas masmorras. ClaDun é dividido em dezenas de pequenas fases (com várias fases compondo uma masmorra), cada uma não passando muito (se é que passa) de um, dois minutos. Funciona muito bem no console, mas fica bem claro que o jogo foi desenvolvido com o Vita em mente (o que é de se esperar, considerando que a franquia tem todo um histórico no PSP).
A locomoção e o combate parecem saídos e reinventados diretamente dos Dungeon Crawlers da era dos 8 Bits. A progressão pelos mapas é feita a partir de uma visão isométrica, o que, junto com a pixel art relativamente simplista, ecoa e muito jogos desse período. No entanto, a principal diferença também está aqui: se os antigos RPGs que inspiram ClaDun eram por turno, aqui temos um RPG de ação que tenta ser moderno e desafiador.
Mecanicamente, tudo é muito bem acabado. Há um botão para atacar, um para as habilidades e um para defender, e o jogo tenta manter um constante equilíbrio entre desafio, recompensa e dificuldade, que funciona bem. Percebe-se que houve um cuidado muito grande em acertar o combate do jogo e seu desafio, sendo normal que o jogador esbarre em desafios que não é capaz de vencer sem precisar retornar à fases anteriores para conquistar mais experiência e ouro para comprar novos equipamentos. Vencer cada masmorra libera uma nova versão ainda mais desafiadora dela, dobrando assim a quantidade de fases e acrescentando um bom volume de desafio ao jogo.
ClaDun possui algumas opções de customização, desde a aparência dos personagens, classes (são 7 opções distintas) até as habilidades do jogador. Ele utiliza uma mecânica de “círculo mágico”, no qual é possível colocar cada nova alma em uma determinada posição, tanto como forma de defender o jogador, como para ativar determinadas habilidades, dando opções, apesar de limitadas, para que cada um tenha uma experiência levemente diferente.
O grande problema de CR:TIS é que, por maior que seja a quantidade de conteúdo que ele tem, tudo acaba parecendo o mesmo. Os mapas se tornam repetitivos, incluindo o posicionamento dos inimigos, as classes não são tão diferentes entre si e as armas parecem sempre as mesmas. Há um pouco de desafio em portas trancadas que exigem que o jogador derrote determinados inimigos e armadilhas espalhadas, mas é só isso. Como cada uma das fases é composta de apenas um andar e a história é praticamente nula, o looping de gameplay se repete à exaustão.
No geral, ClaDun é um jogo que agrada bastante, principalmente se jogado em pequenas sessões, tornando-o bom no PS4 e perfeito para o PS Vita, inclusive, não apresentando quaisquer problemas de performance em nenhum dos dois. É um jogo divertido, de um gênero pouco explorado nos últimos tempos e que não exige qualquer conhecimento prévio da série.
Veredito
ClaDun Returns: This is Sengoku! é um jogo que evoca um estilo mais antigo de RPGs sem perder o desejo de modernizar mecânicas que não se adaptariam aos dias de hoje, o que faz com sucesso. É uma experiência divertida em pequenas doses e que, se um pouco esquecível, faz valer a pena as horas investidas nele.
Jogo analisado com cópia digital fornecida pela NIS America.
Veredito
ClaDun Returns: This is Sengoku! is a game that reminds us of an older style of RPGs without losing the desire to modernize some mechanics that would feel out of place nowadays, and the game achieves it successfully. It’s a fun experience in small doses and, if a bit forgettable, makes the hours invested in it worthwhile.
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