Wipeout Omega Collection é uma coletânea que contém os jogos Wipeout 2048, originalmente exclusivo de Vita, e Wipeout HD com sua expansão Fury, ambos originalmente lançados no PS3. Cada jogo individualmente é excelente e figuram dentro dos melhores no gênero de corrida antigravidade. Omega Collection, além de deixar os jogos mais bonitos, também faz com que Wipeout 2048 agora rode a 60 frames por segundo constantemente, ao contrário dos 30 com variações no Vita.
A jogabilidade em Wipeout pode ser considerada como um meio termo entre simulação e arcade, algo drasticamente diferente de F-Zero, por exemplo, que pode ser considerado como uma experiência puramente arcade. Cada nave em Wipeout possui freios aéreos no lado direito e esquerdo e esses permitem que o jogador controle quase que perfeitamente o momento de cada nave, com o objetivo de se vencer qualquer curva com perdas mínimas de velocidade. Além disso, cada nave também pode realizar um rolamento quando está no ar e, caso seja bem sucedido, garante um aumento de velocidade.
A principal dinâmica de Wipeout se encontra em conseguir pilotar sua nave corretamente para que a mesma atinja velocidades absurdas e que, por sua vez, torna-se cada vez mais difícil de ser controlada. É um jogo que requer bastante técnica por parte do jogador para dominar suas mecânicas, especialmente nas categorias com maiores velocidades. No entanto, as corridas mais difíceis e rápidas também são as mais gratificantes e satisfatórias, especialmente quando se consegue realizar a volta perfeita, aproveitando todas as oportunidades de rolamento e não perdendo controle de sua nave mesmo pilotando em velocidades absurdamente altas.
A parte arcade de Wipeout vem do uso dos itens e de placas que aumentam a velocidade das naves, alterando drasticamente a linha de corrida. Wipeout tem itens de ataque como mísseis teleguiados, raios de plasma e metralhadoras, e itens de defesa como escudos e minas, sendo que tais itens podem destruir oponentes ou causar sua destruição em uma corrida. Este é um elemento parecido com Mario Kart e inclusive existe um modo dedicado ao combate. As placas que aceleram as naves mudam a linha ideal de corrida, no entanto, estas permitem que seja possível realizar uma volta acima do limite normal de velocidade de sua nave, contanto que você abuse dos mesmos juntamente com as oportunidades de se utilizar os rolamentos.
Wipeout Omega Collection contém as campanhas dos três títulos e todos seguem o mesmo padrão de jogabilidade, no entanto, existem pequenas diferenças entre cada jogo. Wipeout HD é o título com a curva de dificuldade mais bem equilibrada da coletânea e é o melhor ponto de entrada para iniciantes. A campanha de Wipeout HD contém quatro categorias de velocidade e seus eventos variam entre corridas normais, torneios, chegar a um nível no modo Zona ou bater um determinado tempo em uma volta ou em uma corrida. O modo Zona faz com que sua nave acelere gradativamente até que sua energia acabe por causa de erros do jogador.
A campanha Fury utiliza todos os eventos presentes em Wipeout HD e adiciona outros como eliminador, detonador e batalha de zonas. Eliminador foca no combate, em que atingir seus oponentes com armas garante pontos e destruí-los garante uma pontuação maior ainda. Detonador coloca diversas minas no modo Zona e pede que você atire nelas para pontuar. Batalha de Zonas, o pior evento em minha opinião, é uma competição para ver quem chega a uma Zona objetivo primeiro, com a possibilidade de se usar um boost para pular algumas Zonas. Fury é a campanha com maior variedade em seus eventos e a única que utiliza as pistas em sentido reverso, no entanto, isso também faz com que seja a mais difícil de aprender as particularidades de cada pista. Certamente é a campanha melhor deixada como última opção.
Wipeout 2048 tem os mesmos tipos de eventos que Wipeout HD com a adição do modo eliminador. Ao contrário de HD + Fury, existem apenas três categorias de velocidades, sendo que a quarta é somente para eventos opcionais que desafiam o jogador. As pistas em 2048 são visualmente incríveis em Omega Collection, misturando um estilo futurístico juntamente com paisagens de metrópoles atuais. Essa identidade visual, no entanto, traz alguns problemas no modo Zona e várias pistas têm múltiplos caminhos que se tornam mais problemáticos do que interessantes. Obter uma vitória completa em 2048 chega a ser mais desafiador do que em HD + Fury e a AI também é muito mais agressiva, sendo que em alguns eventos ela trapaceia descaradamente.
Cada campanha é excelente e já serve de motivo para comprar o jogo, mas ainda existe o modo online para aumentar a vida útil do título. O código online é excelente porque ele permite que se jogue de maneira local, ou seja, sem lag, com a parte online simplesmente sincronizando os oponentes de tempos em tempos. Existem poucas pessoas no online atualmente, mas sempre é possível participar de uma corrida ou torneio de maneira fácil.
Veredito
Omega Collection é a versão definitiva de três excelentes jogos dentro de um gênero que, infelizmente, não tem recebido muitos títulos novos. Wipeout é sobre controlar sua nave em velocidades inimagináveis e, atualmente, existem poucos jogos que conseguem fornecer essa excitação por velocidade com tamanha excelência.
Jogo analisado com cópia digital adquirida pelo redator.
Veredito
Omega Collection is the definitive version of three games within a genre that, unfortunately, doesn’t get a lot of new games. Wipeout is about controlling your ship in unbelievable speeds and, today, there are few games that can give you that thrill for speed which such excellency.
[/lightweight-accordion]