Carros 3: Correndo para Vencer é o típico jogo que possui uma fama ruim nos videogames: baseado em um filme e lançado com a impressão de que a produtora só deseja aproveitar o embalo dos consumidores. Bom, isso não está errado. No entanto, apesar de não ser um ótimo jogo, Carros 3 não é ruim.
O jogo começa com uma premissa simples: Relâmpago McQueen precisa vencer de Jackson Storm. Apesar disso ser a base do novo filme, aqui as coisas se desenrolam de forma diferente. Além disso, embora os primeiros minutos possuir uma história e existir algumas cutscenes em certos eventos, não há um modo história verdadeiro.
Carros 3 possui opções bastante simples e diretas. Temos os Eventos (diferentes tipos de corridas únicas), Copas, Parque de Acrobacias de Thomasville e o modo multiplayer. Vamos explicar cada um deles.
Os Eventos é onde você passará o maior tempo, provavelmente. Ao entrar no modo, você se depara com os diferentes tipos de corrida: a normal, a chamada de mortal, melhor volta, eliminação e uma última opção que funciona como desafios e que desenrola a (quase inexistente) história do jogo.
A corrida mortal funciona como um Mario Kart da vida, com itens espalhados na pista. Eliminação é similar: use itens para destruir vários veículos e pontuar. Melhor volta é um Time Trial e, finalmente, os desafios são apenas quatro e não vou revelar quais são para você ter alguma surpresa.
Cada tipo de corrida possui as mesmas pistas, mas com os seus próprios objetivos. Ou seja, a pista na praia (a primeira do jogo e que pode ser vista no início da análise) existe para todos os modos (exceto o de desafios). Um evento consiste, portanto, de um modo e pista escolhidos pelo jogador. Cada evento possui a proposta de você obter três estrelas neles, aumentando a vida útil do jogo.
As Copas são simplesmente eventos em sequência: são três tipos de corridas e pistas definidos e que devem ser vencidas ou ficar em boas posições para garantir pontos no ranking final.
O Parque de Acrobacias de Thomasville é simplesmente uma área aberta em que você pode correr e treinar manobras. Há alguns objetivos aqui também, como missões específicas e itens escondidos a serem pegos. É uma boa adição para quebrar o ritmo de só correr.
Por fim, o multiplayer. Primeiramente, ele é apenas offline. Não existe opção para um online, o que faz uma falta tremenda em um jogo desse tipo. De qualquer forma, é possível jogar com até outros 3 amigos.
Apesar de você poder jogar todos os eventos e copas, o número de adversários controlados pela CPU diminui neste modo. Com dois jogadores, por exemplo, em nossos testes, as corridas podem acabar sendo entre apenas os dois ou no máximo outros dois carros controlados pela CPU.
Carros 3: Correndo para Vencer não oferece muito mais do que isso. Não que seja pouca coisa, mas com poucas horas de gameplay se torna repetitivo. Algo que fará você jogar de forma diferente é a chamada Galeria da Fama: são objetivos a serem realizados durante o seu jogo e completar todos eles (são 136) basicamente oferece o troféu de platina.
Há uma quantidade significativa de pistas, sendo algumas uma versão diferente de uma existente (uma é de noite, enquanto que a outra é de dia), mas ainda assim com um layout distinto. O problema está nos carros, que basicamente aparentam ser todos iguais. O jogo não diz na tela de seleção se um carro possui uma aceleração ou velocidade máxima melhor que a do outro. Por causa disso, parece que pegar McQueen ou Mate é a mesma coisa, mas ainda assim você sente que tem algo diferente, mas não sabe dizer o quê.
Para encerrar, só falta dizer sobre o gameplay em si. Carros 3: Correndo para Vencer, como pode-se imaginar, é um jogo bastante acessível. Você acelera no R2, freia/ré no L2, pula no X, usa itens no triângulo e usa o turbo com quadrado. O turbo é preenchido realizando manobras com o R3 (analógico da direita). Além de manobras aéreas, você pode andar de ré ou com duas rodas para ganhar turbo (há até zonas específicas das pistas para receber um bônus maior). O botão bola realiza drift e possui o mesmo propósito da ré e duas rodas. Por fim, apertando quadrado duas vezes com o turbo completamente cheio (nível 4), faz você entrar em Foco Total que o deixa invencível.
Carros 3: Correndo para Vencer é um jogo voltado para um público mais jovem. Qualquer pessoa pode aproveitá-lo, obviamente, mas a falta de profundidade, opções e repetitividade deixarão o jogador mais sério entediado em pouco tempo. No entanto, fãs do filme (crianças ou adultos) ficarão bastante animados com o jogo. Isso sem contar a localização com uma dublagem sensacional e textos em português do Brasil – isso está fora de série e merece todo o destaque.
Veredito
Carros 3: Correndo para Vencer é um jogo bastante simples em sua proposta. Há um conteúdo considerável, porém se torna repetitivo com o tempo, mesmo com as opções de multiplayer offline. O que parece fazer bastante falta é um modo história verdadeiro, assim como um multiplayer online.
Jogo analisado com código fornecido pela WB Games.
Veredito
Cars 3: Driven to Win is a very simple game. It has a noteworthy content, however it becomes repetitive after some time, even with the local multiplayer. Besides that, the absence of a real story mode and an online multiplayer is a bummer.
[/lightweight-accordion]