Period: Cube ~Shackles of Amadeus~

Facebook
Twitter
WhatsApp

Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ marca mais um visual novel do gênero otome lançado para o PlayStation Vita, desenvolvido pela Idea Factory & Otomate e publicado no Ocidente pela Aksys Games. Se você achava que o pequeno portátil estava no seu fim, pode se preparar pelo menos quanto a esse gênero, pois outros três jogos do estilo já foram confirmados pela publisher para 2017, com planos para outras séries em 2018 e adiante.

Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ tem uma premissa interessante. Interessante e idêntica à premissa de outros jogos, como Sword Art Online e .hack//. Após o desaparecimento de seu irmão, a protagonista Kazuha, juntamente de seu amigo de infância, Hiroya, encontram o apartamento de Shiki vazio, sem qualquer sinal dele, exceto pelo seu computador ligado com a mensagem “Acessando World V…”.

Ao tentar acessar o MMO Arcadia, no servidor mencionado na tela, os dois acabam presos no jogo online. Dentro do jogo, descobrem que muitos outros jogadores cometeram o mesmo erro e que também não conseguem se desligar do servidor, a não ser que consigam completar o mapa final do jogo, a Arca. Para piorar a situação, Kazuha descobre que seu personagem foi criado como a terceira das armas supremas do MMO, virando alvo de todos os outros jogadores. Ah, e caso você seja derrotado no jogo, você também morre no mundo real.

A premissa, conforme dito, não é inovadora. O jogo também não consegue trazer nada de inédito à fórmula, adaptando a proposição à narrativa e peculiaridades do gênero otome. Para aqueles que não conhecem, visual novels são jogos cujo foco é a história, sendo contada por meio de muito texto e imagens, e otomes em específico são jogos focados em contar romances, da perspectiva de uma protagonista feminina sendo cortejada por outros personagens masculinos.

Dentro do MMO, Kazuha encontra vários personagens interessantes, desde os melhores jogadores do servidor até NPCs. Apesar da variedade de personagens, não existe uma variedade de arquétipos. Você vai encontrar o personagem sedutor, o personagem tímido, o personagem violento, o personagem possessivo, o personagem desinteressado, e assim vai. Nenhuma das opções de romance são inovadoras, o que só tende a prejudicar o jogo, que já não tem uma premissa inédita.

A arte do jogo talvez seja seu ponto forte. Com uma estética um pouco diferente em comparação aos outros jogos do gênero, além de aproveitar a licença de criar personagens de MMO com asas, chifres e outras liberdades artísticas, Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ tem um estilo bastante chamativo. A trilha sonora evoca a sensação de estar num MMO de fato, com algumas trilhas marcantes, mas sem distrair da história. O jogo todo é dublado em japonês, com legendas em inglês.

Em comparação a outros jogos do gênero já disponíveis na plataforma, Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ acaba ficando em segundo plano. Para aqueles que gostam do gênero e querem mais romance, o jogo cumpre o seu papel, mas para qualquer um que ainda não conhece o gênero, existem sugestões melhores que se dão melhor em criar uma história mais interessante e romances mais convincentes.

Veredito

Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ traz uma premissa batida com um romance razoável. Apesar de não inovar, ainda serve como uma experiência agradável para fãs do gênero que esperaram até agora por mais.

Jogo analisado com código fornecido pela Aksys Games.

Veredito

70

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ brings an overdone premise with a reasonable romance. Despite its lack of innovation, it’s still a pleasant experience for fans of the genre that have been waiting for more until now.

[/lightweight-accordion]

Period: Cube ~Shackles of Amadeus~ brings an overdone premise with a reasonable romance. Despite its lack of innovation, it’s still a pleasant experience for fans of the genre that have been waiting for more until now.

Botão Voltar ao topo