Ys Origin marca o primeiro jogo da desenvolvedora japonesa Falcom a ser lançado no Ocidente para o PlayStation 4. Originalmente um exclusivo de PC, Ys Origin é lançado para o PlayStation 4 (e PlayStation Vita em 30 de Maio, com cross-buy) pela empresa DotEmu, responsável por desenvolver versões de jogos de outras empresas renomadas e lançá-los para várias plataformas.
Para aqueles que não conhecem, Ys é uma das franquias de jogos mais antigas no Japão, fazendo seu aniversário de 30 anos em 2017. Ys Origin, lançado no Japão em 2006, foi desenvolvido para servir como marco inicial da série, que já contava com várias sequências àquela altura.
Se passando antes da história do Ys I, Ys Origin acontece 700 anos antes do primeiro jogo, além de ser o primeiro e único da série em que o protagonista não é o aventureiro ruivo Adol, e sim outros personagens ligados à história da franquia. Não são apenas os protagonistas, mas Ys Origin é verdadeiramente um jogo único da série por vários fatores.
Após a terra de Ys ser atacada constantemente por demônios e seus habitantes buscarem refúgio em seus templos, as Deusas Reah e Feena decidem elevar os templos aos céus usando o poder da Pérola Negra, a fim de proteger os cidadãos e poder escapar das garras dos ataques inimigos.
Os demônios acabam por erguer uma torre para alcançar o refúgio dos habitantes de Ys e, durante toda a confusão, as Deusas somem juntamente com a Pérola Negra, relíquia que confere magia aos seus seguidores e pilar do único lugar seguro contra os demônios. Assim, os seis grandes Sacerdotes organizam uma excursão à superfície para resgatar as Deusas e encontrar a Pérola Negra novamente.
Nesta excursão entram os protagonistas da série, que devem enfrentar todo tipo de ameaça e subir até o topo da Torre do Demônio para, enfim, trazer a paz de volta à Ys. Inicialmente, você pode escolher entre Yunica Tovah, uma cavaleira neta de um dos grandes Sacerdotes que, apesar de não possuir nenhum talento mágico, compensa com muita força e determinação, e Hugo Fact, filho de um dos grandes Sacertotes e um mago extremamente talentoso.
Escolhendo um dos protagonistas e a dificuldade, você irá desvendar a história por meio da perspectiva daquele personagem, enfrentando chefes utilizando as habilidades únicas de cada um e resolvendo quebra-cabeças dentro da torre, subindo andar por andar e descobrindo o motivo por trás do sumiço das Deusas e do objeto mais importante para a vida em Ys.
A jogabilidade é parte RPG de ação, parte plataforma. O grande destaque está nas batalhas contra os chefes, cada um contando com seu padrão único e exigindo uma estratégia diferente por parte do jogador. Existe uma progressão típica de RPG, com equipamentos e níveis, mas a parte plataforma também é importante em certos momentos do jogo, fazendo com que o jogador utilize todos os truques à sua disposição para alcançar áreas distantes.
Sendo um jogo com mais de dez anos de idade, não espere muito dos gráficos. Mesmo assim, a DotEmu conseguiu trazer a experiência autêntica de PC para o PlayStation 4, contando com uma resolução alta e performance estável em 60fps, além de algumas mudanças bem-vindas na interface. Disto isto, não é exatamente perfeito, já que passei por alguns problemas de repetição de áudio e inclusive um erro que acabou por fechar o jogo, me obrigando a voltar do último save. Tais problemas devem ser resolvidos no futuro, mas da maneira que foi lançada, não é um port perfeito.
A trilha sonora, como de tradição da Falcom, rouba a cena, trazendo trilhas clássicas da série e introduzindo novas, sempre com seu estilo que virou marca registrada ao longo dos anos. O jogo não possui qualquer tipo de dublagem e, apesar de não contar com legendas em PT-BR, possui o idioma espanhol, quando habilitado diretamente no seu console.
Uma vez encerrado o jogo, são habilitados novos modos e dificuldades para os jogadores aperfeiçoarem as suas habilidades, além do fato de que terminar a história com um dos protagonistas não conta ao jogador toda a narrativa que o jogo tem. Para completar tudo que o jogo tem a oferecer, pode se chegar a 30 horas no total, sempre inovando com os personagens e os chefes enfrentados.
No final, Ys Origin não só é a melhor introdução para iniciantes, como também marca o início de jogos da Falcom a serem publicados para o PlayStation 4, com Ys VIII e Tokyo Xanadu eX+ confirmados ainda para 2017. Ys Origin não serve apenas como aperitivo para os grandes lançamentos da empresa, mas também como uma nova empreitada da DotEmu para trazer outros jogos mais antigos da Falcom para plataformas mais recentes.
Veredito
Ys Origin é a melhor introdução para a série que jogadores de PlayStation 4 terão, além de ser mais uma adição sólida e tradicional à diversidade de jogos japoneses na plataforma.
Jogo analisado com código fornecido pela DotEmu.
Veredito
Ys Origin is the best introduction to the series that PlayStation 4 gamers will have, while also being another solid and traditional entry to the diversity of japanese games on the platform.
[/lightweight-accordion]