Hatsune Miku Project DIVA Future Tone é um port da versão Arcade do jogo que até então, infelizmente, era possível de ser jogada apenas em fliperamas japoneses e em poucos lugares do mundo. Future Tone é o melhor jogo Hatsune Miku até o momento e o título mais desafiador da série, e sua quantidade absurda de músicas e conteúdo também faz com que seja um título ideal para pessoas que desconhecem Vocaloids e/ou a série de jogos.
O jogo de PS4 vem na forma de três pacotes:
- O aplicativo básico é grátis e contém duas músicas;
- O pacote Future Tone contém 127 músicas e foca naquelas que apareceram na série Project Diva (jogos do PSP não localizados) e em Project Diva F (títulos do Vita, PS3 e PS4);
- O pacote Colorful Tone contém 95 músicas e foca naquelas exclusivas do jogo Arcade e na série Project Mirai de 3DS.
Cada pacote pode ser comprado por US$30 e, juntos, saem por US$54, totalizando 224 músicas. Independentemente se você optar por um único pacote, a quantidade de músicas já é, pelo menos, 2x maior do que todos os outros títulos já localizados da série, e com a variedade de músicas é certo que qualquer pessoa irá encontrar algumas que adore ou odeie.
Todas as músicas em Future Tone possuem, pelo menos, as dificuldades difícil e extremo, sendo que praticamente todas possuem as dificuldades fácil e normal para iniciantes. Ainda existe a dificuldade ex extreme, que é uma versão alternativa da dificuldade extreme com a mecânica slide, não presente em algumas músicas. A dificuldade ex extreme não é necessariamente mais difícil que a extreme, mas oferece motivo para rejogar algumas músicas.
Future Tone possui uma jogabilidade um pouco diferente dos demais Hatsune Miku e essas mecânicas tornam o título consideravelmente mais desafiador que jogos anteriores, especialmente nas dificuldades mais altas. O jogo ainda utiliza apenas 4 botões para sua jogabilidade: Triângulo, Quadrado, X e O. Future Tone introduz combinações múltiplas desses botões como duplas (XO, OΔ), triplas (XOΔ) e até mesmo quadruplas. Outra mecânica comum é a de HOLD, em que você deve segurar o botão de um ou mais símbolos para aumentar seus pontos. O segurar apenas garante um bônus na pontuação, não sendo contado como um erro caso o jogador solte ele antes do tempo limite.
A última mecânica é o slide (deslizar em português) que é denotado por setas para esquerda ou para direita. O comando é usualmente realizado utilizando os analógicos e é possível que seja um deslize longo ou que sejam necessários dois deslizes simultâneos em direções especificas.
Deixe-me ressaltar que tais mecânicas são abusadas principalmente nos modos extremo e ex extremo, sendo que as dificuldades fácil, normal e difícil são feitas para que o jogador se acostume com elas. Apesar de parecem mecânicas simples, na prática são extremamente difíceis, principalmente quando se misturam. Future Tone também é bem espartano com sua pontuação nas dificuldades mais altas, sendo que poucos erros são suficientes para já não conseguir uma nota excelente. Felizmente, o jogo contém ferramentas dedicadas a facilitar a prática dos jogadores como, por exemplo, poder selecionar e praticar um trecho especifico da música ou um modo em que o jogador não pode falhar (no entanto sua pontuação não é contada nesse modo).
Sendo uma adaptação de um jogo de Arcade, algumas características tiveram que ser adaptadas para o console. É absolutamente necessário calibrar o atraso entre sua tela e o som do jogo (usar fones de ouvido no controle de PS4 funciona perfeitamente e tem pouco atraso), é possível customizar os símbolos que aparecem na tela (trocar os símbolos PS para flechas, por exemplo) e é possível programar macros no controle, algo importantíssimo em dificuldades mais altas. Na minha configuração de controle tive que programar os botões R1,R2,L1,L2 como O, X, Quadrado, Triangulo, respectivamente, para conseguir jogar nos níveis mais altos.
São poucos elementos que não puderam ser adaptados adequadamente para o console. Os controles no Arcade são grandes botões em linha, na ordem Triangulo, Quadrado, X e O, e um sensor na parte superior utilizado para a mecânica slide. Na versão de Arcade, acertar notas triplas é relativamente simples, no entanto, num controle comum é algo desconfortável sem um macro para isso. Outro pequeno detalhe está na distância entre os símbolos nas notas duplas que refletem a distância real dos botões na máquina Arcade (ΔO sempre estão longe um do outro e Δ□ sempre perto, por exemplo).
Para os jogadores casuais, é importante levar em conta a diferença entre os níveis de dificuldade de Future Tone em comparação aos outros jogos da série. A dificuldade “difícil” dos jogos anteriores é a normal, padrão deste jogo. Desta forma, caso seja um iniciante, recomenda-se começar pela dificuldade mais fácil. A variação das notas que o jogo marca durante as músicas é bem maior e mais variada, então não se assuste caso perca algumas notas, principalmente durante o “challenge time”.
Não tenha medo de jogar todas as músicas no modo mais fácil ou normal, já que Future Tone foi desenvolvido com um público mais acostumado e profissional no que diz respeito aos jogos da série. Com uma quantidade tão grande de músicas, é bem possível que você encontre aquelas em que se dará bem, mesmo nas dificuldades mais elevadas, e aquelas que te dê problema mesmo na dificuldade mais fácil. A variedade existe para introduzir músicas e níveis para todos os tipos de jogadores.
Sem contar o jogo de ritmo, que já é o suficiente para dezenas de horas de jogo, Future Tone ainda contém uma quantidade absurda de roupas e acessórios para customizar os personagens, além de um modo dedicado para tirar fotos. Também é possível criar listas para tocar suas músicas favoritas na ordem em que desejar. Infelizmente, o título não possui músicas com sua letra traduzida para o inglês como em outros títulos da série Project Diva, o que é uma perda entendível considerando o número de músicas.
Veredito
Considerando os dois pacotes, Future Tone possui 224 músicas e jogar cada uma pelo menos uma vez é o suficiente para mais que 10 horas de jogo. Dominar todas as novas mecânicas será desafiador mesmo para veteranos da série e esse desafio torna Future Tone o título mais divertido e gratificante de todos lançados até então. A variedade de músicas e diferentes níveis de dificuldade garantem que exista uma quantidade considerável de conteúdo para qualquer tipo de jogador e, mesmo que ainda esteja em dúvida sobre a compra, a existência das músicas grátis serve perfeitamente como teste. Future Tone é possivelmente o melhor jogo de ritmo Arcade disponível no PS4 e é um título que me vejo jogando bastante durante o ano.
Jogo analisado com código fornecido pela SEGA.
Veredito
Considering all available songs, Future Tone has 224 songs which is more than enough for dozens of hours of gameplay. Mastering all mechanics will be difficult even for the series’ veterans and that challenge is what makes Future Tone more fun and gratifying than its predecessors. The variety of songs and difficulty levels guarantee that all kinds of players will have a considerable amount of content for them. Future Tone is probably the best rhythm game on PS4 and one that I will continuously play throughout the year.
[/lightweight-accordion]