[PSN] Batman: The Telltale Series – Episódio 5: Cidade de Luz

Facebook
Twitter
WhatsApp

[ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DE TODOS OS EPISÓDIOS ANTERIORES DA TEMPORADA. SE SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDO LER APENAS O VEREDITO]

No último episódio da temporada, Bruce irá finalizar de uma vez por todas suas pendências com Harvey, Selina e a população de Gotham, além de confrontar cara a cara os filhos de Arkham e descobrir o segredo por trás de sua formação e origem de sua líder, a Lady Arkham.

Vemos Bruce se recuperando de seus fracassos e decepções como vigilante e membro da família Wayne, se reerguendo e finalmente encarando os fantasmas do passado de sua família para assim assumir a postura do vigilante mascarado de Gotham.

O episódio tem como ponto forte a sólida, e na maior parte satisfatória, conclusão de todas as linhas narrativas desenvolvidas até aqui, com desenrolares da trama que constantemente surpreendem mesmo para aqueles habituados com elementos recorrentes da franquia. Ao longo de toda a série, vimos personagens como Harvey, Cobblepot, Selina, Coringa e até mesmo Thomas e Martha Wayne serem reapresentados e subvertendo expectativas, os colocando em situações raramente vistas em outras mídias, e isso é recompensado até o final da temporada, com momentos em que o jogador nunca tem certeza de qual escolha tomar para que determinada consequência ocorra.

Assim, o elemento de decisão das escolhas de Bruce durante o jogo vão além da mera percepção do jogador em relação ao icônico personagem, mas o incita a não contar apenas com o conhecimento prévio adquirido em outras obras do homem morcego e o incentiva a ver os personagens de uma forma única, reimaginando qual seria a decisão mais alinhada com estas versões dos personagens.

Nesta última parte da temporada há uma boa mistura entre diálogos, investigação e ação e com uma luta final intensa e uma das mais bem coreografadas da série. Infelizmente, a parte técnica influencia constantemente na experiência, e especialmente neste capítulo há uma constante ausência de tradução em PT-BR em várias cenas, atrapalhando o ritmo da experiência até mesmo para aqueles habituados com a língua inglesa.

O jogo é um reflexo de como a Telltale trata seus jogos, sacrificando a parte técnica em detrimento de uma produção de múltiplas séries e episódios com um ritmo constante em escala multiplataforma. Uma decisão que particularmente me desagrada profundamente. Sem um cuidado técnico, o jogo perde grande apelo e oportunidade de se destacar ainda mais pela história e seus personagens. Um desperdício do potencial da Telltale e que deve ser repensado urgentemente para os próximos jogos.

Apesar dos gráficos e da animação serem antiquados no PS4, com movimentos rígidos e robóticos em cenas de diálogo e ação em modelos de inimigos e pessoas muitas vezes duplicado no mesmo cenário, há um equilíbrio muito interessante entre o cartunesco e o sombrio no visual, dando abertura para a história combinar as duas vertentes sem destoar entre um e outro. Visualmente consistente, a paleta de cores sóbria na maior parte dos cenários também contribui para o tom da história. Uma Gotham sombria e violenta mas que ainda não perdeu a esperança de ver dias melhores.

No final do episódio há uma certeza de uma segunda temporada, com um gancho nada menos que familiar e interessante, especialmente se tratando de uma história onde diversos conceitos são revistos constantemente durante a primeira temporada. Agora, com diversas peças movimentadas e consequências geradas na primeira série, vai ser interessante ver como isso pode ser explorado nos próximos episódios.

Veredito

Ao final, Batman The Telltale Series surpreende por apresentar uma nova versão do homem morcego que constantemente brinca com as expectativas tanto dos fãs quanto de iniciantes no universo do super-herói. A bela mistura entre conceitos novos e antigos com personagens e diálogos bem desenvolvidos só é limitada pelos problemas técnicos que o jogo apresenta constantemente ao longo deste e outros episódios, necessitando paciência extra do jogador imerso na trama. Uma série que tecnicamente tem seus altos e baixos, mas em questão de história se mantém constante até o final e com certeza incentiva o jogador a voltar para esta nova versão de Gotham em uma próxima temporada.

Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.


 

Veredito

78

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo